segunda-feira, 8 de julho de 2013

Covilhã - Os Tombos IX

     Vamos continuar a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia, dos de Santa Maria da Estrela, dos bens do Bem-Aventurado Senhor São Lázaro, dos bens e propriedades da comenda da Igreja de Santa Maria da Covilhã existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis e de D. João I.
     Hoje concluimos a publicação de o “Tombo de Sam Joam das Refegas Comenda de Aldea de Mato (localidade designada, desde 1949, por Vale Formoso) 1555 (Tombo dos beens e propiedades da jgreja de são João das aRefeguas termo da vila da Cuuilhaã)


[…] It. mais tem outra courella gramde que esta a fomte do larguato na uarzea do Rollo e começa a demarquação della no rio zezere partimdo abraço com outra courella dos erdeiros de fernão vicemte desdo Rio ate o simo omde emtesta na courella dafomso Lopez e de marquo Roiz ate outra vez cheguar ao Rio per amtiguos de hua e outra parte e Leva em semeadura cimquo allqueires de cemteio pussue a dita terra jorge martinz dalldea do souto e pagua de todas as que tras duas guallinhas atras decraradas.
It. maes tem a dita igreja outra courellinha que esta abaixo porta do Laguar diguo da fomte do Laguarto há presa parte da bamda de cima com terras de guomçallo alluares dosjaes e vai emtestar da parte de cima outra courella damtonio alluares e torna abaixo pella outra bamda partimdo de sima ate baixo com erdeiros de diogo Lopez dorjaes ate emtestar na // estrada de baixo Leua em semeadura tres meios de cemteio e pussue esta courella o dito jorge martinz.
It. maes outra courella que esta abaixo da pomteiro de bellmomte na varzea dapomteiro dallem do rio que parte da bamda de cima com terra de Rodriguo omem ate emtestar em hua terra de joão carvalho i torna pella outra bamda partimdo com terra derdeiros de joam guomçallves dalldea do souto ate dar no Rio Leua em semeadura dous allqueires de cemteio possue a dita courella o dito jorge martins.
It. maes tem a ditta igreja outra courella que esta allem da Lameira allem do Rio na dita varzea da pomte parte com guaspar pirez da bamda de sima ate emtestar com terra da molher que foi de fernão vicemte e da bamda de baixo parte com terra de são dominguos toda abraço ate emtestar com a terra do dito Rodriguo omem possue esta courella ho dito jorge martinz.
It. maes tem loguo outra assima desta e parte da bamda de cima com terra damtonio guomçallues dorjaes ate emtestar com terra de joaõ do quarvalhall e pella bamda de baixo // torna a partir com terra do dito amtonio guomçallves toda per marquos amtiguos dambas as partes e pussue esta terra o dito jorge martinz.
It. mais outra courella que esta na mesma varzea allem do Rio e emtesta no Rio e dahi vai pella parte de cima partimdo com terra de guaspar pirez ate emtestar na Lameira e dahi torna pella parte debaixo partimdo abraço com terra do quastello até tornar ao Rio Leua em semeadura oito allqueires de cemteio pussue esta terra domimguos guomçallves dalldea do souto pague de foro desta e das maes que tras duas galinhas.
It. maes tem outra courella que esta a coutadinha dallem do Rio parte com terra de briatiz guomçallves da bamda de sima ate emtestar em o quaminho e da outra bamda parte com terra de guaspar pirez ate emtestar nas terras da see possue a dita terra domimguos guomçallves assima comteudo pello dito foro.
It. maes tem outra courella que esta a portella de sam joão parte com terra de amtonio mendez e com terras de souto redomdo que são da dita igreja e com momtes maninhos leuaõ em semeadura seis allqueires de cemteio /7 e pussue esta terra o dito domimguos guomçallues.---------------
It. maes tem a dita jgreja outra terra açima do adro da dita igreja e parte com terra do dito domimguos guomçallves e com momtes maninhos e com terras da dita igreja que tras ines dias leua em semeadura quatro allqueires de cemteio pussue esta terra ines dias dalldea do souto e pagua cimquo gallinhas de foro cada año desta e das mais terras e chãos que tras da dita igreja.
It. maes tem outra terra ao Lagoeiro allem do Rio do zezere que parte da bamda de cima com terra de francisquo omem ate emtestar no cabeço de pouqua llã e na Lameira e da parte de baixo parte com terra de amtonio diz per marquos amtiguos de todas as partes possue esta terra a dita ines dias.
It. maes outra courella que esta lloguo do quanto de baixo desta que parte com terra de amtonio dias da bamda de cima ate emtestar . asaber. na Lameira e no quabeço de pouquallã e da outra bamda parte com terra propia da dita ines dias leuão ambas em semeadura cimquo allqueires de cemteio.
Todos beês e propiadades da dita igreja que tras per titollo de prazo dom framcisquo hum pumar gramde que esta a fomte fria lemite dalldea do matto assim como está prado sobre si e começa a demarquação delle da parte debaixo ao pellame e dahi se vai ao Ribeiro abaixo ate cheguar a hum chaõ de amtão francisco e dahi torna sobre a mão esquerda para sima partimdo sempre com o dito amtão francisco até dar na estrada que vaj pera valhelhas e da vollta sobre a mão esquerda partimdo com a estrada até cheguar a hum chão de Reguadio de bastião filho de francisquo fernamdes e dahi torna abaixo sempre sobre a mão esquerda partimdo com chão de pedralluares ate cheguar ao chão dos erdeiros de Lopo aires e dahi vai ter ao dito pellame.
It maes hum souto que tem omde chamaõ o pomball outro que chamaõ o souto das fomtainhas e estaõ ambos peguados huu no outro e começa a demarquação delles ao Redor do quabeço das fomtainhas e dahi vai abaixo com souto do prazo da see que tras guaspar Roiz dalldea do matto per huu allicece amtiguo de pedra ate cheguar a hum souto deredeiros damdre Lopez // e dahi vai aimda direito abaixo partimdo com o dito amdre Lopez e dahi vai ainda abaixo direito ate emtestar com souto de affomso Lopez diguo com hum quastanheiro partimdo alli tambem com corte e Latada damtonio diz e fiqua demtro desta demarquação hua pereira e hua nogueira e hua figueira bugalhall tudo da igreja ate emtestar em hua cassa e chão e quaminho velho e a cassa e chaõ de Lianor alluares e dahi vollue asima per a mesma maõ direita partimdo com chão e pereiras de affomso Lopez até cheguar ao souto de diogo fernamdes e dahi vai partimdo com elle até cheguar a outro souto de domingos gonçalues e partimdo com elle vai ter a huu alliceçe de pedra e vai todo bem demarquado per marquos e alliceçes amtiguos ate ir emtestar em hum souto de francisco gill e dahi vai partimdo com elle francisco gill até cheguar à terra de dominguos gomçallves e vai partimdo com elle ate cheguar à terra da dita igreja que tras ines dias e vai ter ao souto do crelego que he da mesma atras escripta e dalli torna // abaixo sobre a mão direita ate o dito quabeço das fomtainhas e demtro no dito souto estão seis olliueiras da mesma igreja.
It. mais tem hum souto a que chamão o souto Redomdo muito gramde que está acima da dita igreja que está todo sobre si e parte da parte do norte com momtes maninhos até cheguar ao souto da companha sempre per hum alliceçe de pedra amtiguo e dahi partimdo com a companha até cheguar as terras que foraõ de fernão dafomso e dahi vollue sobre a mão esquerda partimdo com terra de maninho de bemto diz e dahi se vai direito abaixo até cheguar a terra da dita igreja partimdo com terra do maninho que tras dominguos guomçallues ate cheguar a terra que o dito dominguos gomçallues tras da dita Jgreja.
It. maes hua figueira corigua ao penedo dos pardieiros de villa chã e chama se a figueira do penedo que parte com affomso Lopez e com João afomso.
It. maes tem huua vª as cassas que foraõ de fernão gill com duas // arvores tapada e avalladada aRedomda sobre si e parte de hum quabo com quaminho do concelho e do dito quaminho torna sobre a mão esquerda partimdo com souto e olliueiras de francisco guomçallues do teixoso e dahi vollue abaixo a mão esquerda partimdo com souto de isabell Lopez até cheguar aa barroqua e torna a barroqua asima ate cheguar ao pumar de afomso Lopez e dahi se vai ate emtestar nas cassas que fiquaraõ de fernaõ gill e passamte a cassa parte com chão daffomso Lopez e dahi vai na estrada velha e Leua oito omes desquaua.
It. mais tem hum chão de Reguadia que esta a azenha que parte com terras da dita igreja que tras pero amdre e com chão de breatiz guomçallues e da bamda debaixo parte com terra damtonio fernamdes leua em semeadura cimquo faneguas de Linhaça.
It. maes tem huma terra a Laguoa que parte com terra de mateos guomçallues e com terra damtonio fernamdes que parte alluerqua e está bem demarquada per marquos sobre si leua em semeadura huu quarteiro de cemteio e decrararaõ // os fieis que esta terra parte na verdade com erdeiros de joana gonçalues daldea do souto.
It. Maes tem huua terra que jaz a allverqua do lobo que parte da bamda debaixo com terra do quastello de bellmomte de hum ate outro ate emtestar no Ribeiro da d…. e da bamda de cima parte com terra de pero alluares toda a braço até emtestar no Rio do zezere leua de semeadura tres faneguas de cemteio.


As estradas - hoje - na região de Valhelhas e Belmonte

It. mais tem outra courella ao porto da Guarda que parte polla estrada da Guarda polla  bamda de baixo ate emtestar com terra de diogo vicemte e pella outra bamda de cima parte com terra do quastello de bellmomte a emtestar na estrada de valhelhas e leua em semeadura hua fanegua de cemteio e destas propiadades deste prazo de dom francisco se pagua de foro setecemtos rs. ou o que o prazo disser maes outra terra diguo Maes outra terra tem a dita Ygreja omde chamaõ o quasqualhall que parte com Joõ piz, a saber, com terra e chão de joão pirez per marquos amtiguos e vem emtestar com terra de guomçallo guomes dalldea // do matto e da parte de sima parte com joam guomçallues ferreiro dalldea do matto até emtestar no Ribeiro da azenha leua em semeadura dous allqueires e meo de cemteio tras esta terra com outras abaixo desta felipa fernamdes dalldea do matto pagua duas galinhas por esta e outras.
It. Mais outra courella diguo huu chão de Reguadia aa azenha parte com João gonçalves pinto e do quabo de cima parte com chão de gº guomes dalldea do matto e com terra da mesma igreja que tras a dita fellipa fernamdes com este chão tudo pello dito foro atras esprito.
It. mais outra terra que está ao moinho damtonio guomes que parte com terra do quastello de bellmomte que tras tome pirez e do outro quabo parte com amtonio fernandes e emtesta passamdo a estrada acima na terra do quastello e da outra banda abaixo parte com amtonio fernamdes ate emtestar na alluerqua e leua em semeadura duas faneguas de cemteio tras esta terra caterina dias e pagua duas galinhas quada año desta e doutra que tras da dita Igreja.
It. Mais tem a dita Igreja outra courella no forno telhene e começa a demarquação della no Rio e pella bamda de qua parte com terra de sancta maria que está da bamda da estrada De …… // e dahi torna sobre a mão esquerda abaixo partimdocom terra de amtonio dias ate o seixall e dahi ate o Rio parte com terra de diogo guomes possue este terra affomso fernamdes da moreira e pagua de todas as que tras duas gallinhas e sua Reção acostumada de sete hum.
It. Mais tem a dita Igreja hua courelinha aa pereira da fonte fria que parte com ines pirez, a saber, hum seu chão e da outra bamda parte tambem com terra della ines pirez tras esta terra pero amdre e nesta courella está hua pereira e hum quastanheiro Rebordão.
It. maes tem a dita Jgreja hua vinha que está aas vinhas dazenha parte da bamda debaixo com amtonio Luis e da bamda de cima com vª (vinha) de pero guomçallves gualleguo e emtesta nos chãos dazenha e do outro quabo emtesta no Reguo e em hua vinha derdeiros de Luis fernamdes e está demarquada sobre si e esta vinha tem hua serdeira e he de prazo do dito dom francisquo com as maes propiadades delle de que atras faz menção.
It. maes tem a dita Igreja hu soutinho Rebordão que esta a de freda quão que parte com souto de gº fernamdes e com monte maninho este souto tras pero fernamdes jenrro de fellipa fernamdes.//
E semdo feitas estas deujsoes e demarquações per os ditos fieis dalldea do souto ajuramentados aos sanctos avamgelhos semdo primeiro Requeridas as partes confrontadores e nom auer duujda deles jumtamente com os ditos pero alluares e diogo anes fieis atras nomeados disseraõ que sob carguo do dito juramemto aviaõ e ouueraõ todo por demarquado e por sem duujda e verdadeiramente ser da ditta igreja de sam joão e porque todas nisto se affirmaraõ Disseraõ que o aviaõ por feito e affirmado pera sempre e de tudo eu taballião a seu dito semdo a todo presente fiz este auto estromento de tombo e foraõ presemtes a todo por testemunhas gaspar Roiz morador no dito Luguar e francisquo de sequeira moço solteiro filho de mim taballiaõ e eu pero vaaz taballiam o espreui o quall tombo eu pero vaz pubrico taballiam das notas em a dita villa …. E com os ditos fieis a todo em ella comteudo presemte fui e o fiz tirar e trelladar da dita notta bem e na verdade per prosisão que pera ello tenho de sua alteza e o comcertei e sob escreui e por verdade assinei aqui de meu pubrico sinall que tall he pg. desto e da notta com seis dias de  ……  minho dous mill e setemta rs. // (doutra letra:) hos quaes autos e trouxera amtonio Proemça esprivam da provedoria mandey trelladados dos proprios que foram em poder do Licenciado João Roiz vigario da dita igreja de sam joão das Arrefeguas e da de …… santa ana daldea do matto e consertey com o hespriuam abaixo asynado ……..  esprivam o esprevi
        Malmjdo torneo
 C.dº comjgo antonio proemça
Comtas neste trellado a fls  Ao espryvão duzentos / ijc lx rs
sesenta rs.                                                                  xbiij rs
 da comta dezojto rs //
  a)

Com outra letra posteriormente feita:

# ARendou o Senhor angello Sequeira as terras da igreja o ano de 83 pera se aRecadar o anno de 85 a dominguos Lourenço baltezar roiz pedro aº moradores neste lugar por quinze fanegas de paõ pella velha,

# ARendou mais hua terra por se mudar a folha de belmonte a francisco dias por hua fanega polla nova.

# ARendou mais hua courella de terra que achou estar alem de belmonte no seu termo a joaõ martinz por simquo alqueires se os leuar de semeadura e verse há com quem parte que se não percisa

# aRendou mais os chaons dazenha ao padre vigairo de que pagará de sete hum afora o dizimo.
# o pumar são por este ano ao dito vigairo por tres cruzados que logo aRecadou delle.
# aRendou hua vinha da igreja a pedralvres por hum cruzado.

Fonte – ANTT: Índice das Corporações Religiosas, Conventos Diversos, Refegas
B. 51 - 213
C. 25 E. 76 P. 6 nº 213

Sem comentários:

Enviar um comentário