domingo, 18 de agosto de 2013

Covilhã - Os Tombos X

   Vamos continuar a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia, dos de Santa Maria da Estrela, dos bens do Bem-Aventurado Senhor São Lázaro, dos bens e propriedades da comenda da Igreja de Santa Maria da Covilhã, da comenda de Sam Joam das Refegas existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis e de D. João I.
     Hoje começamos a publicar o “Tombo dos bens foros e propiedades que pertencem ao conçelho da Villa de Couilhã que se fez por mandado do Muy alto e poderoso Rey Dom Phellippe o 2.° de Portugal Nosso Senhor na era de 1615.” Este tombo revela-nos a extensão do concelho da Covilhã no início do século XVII, bem mais reduzida que em séculos anteriores.

A Covilhã do lado da Ribeira da Carpinteira
Fotografia de Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias

 Tombo dos bens foros e propiedades que pertencem ao conçelho da Villa de Couilhã que se fez por mandado do Muy alto e poderoso Rey Dom Phellippe o 2.° de Portugal Nosso Senhor na era de 1615
       O doutor Pero Godinho da Camara do desembarg……... Nosso Senhor que per seu especial mandado tenho        ver com alçada sobre os bens
dos Concelhos e ter ............ nas Comarcas da beira etc. a quantos este tombo, ............... da Vila de Covilham dos bens propriedades foros……    lhe pertencem for apresentado ……….pertencer virem faço saber que aos vinte e nove     Julho de mil e seiscentos e quinze anos …….     de Covilham aonde vim pera prover …….. ............... do Concelho querendo começar com as ……. forma do Regimento vieram per …….         da dita Villa a saber o leçen ….. . pe de Macedo de Castelo bra …….. vereadores e Manuel de na….          e luis dalmeida escrivam da ........................ vindo per os proprietários e escr …. didos e com eles E outras pessoas ….             Isso se tomaram fiz com elles ............... o Regimento se devem fazer ……..           tudo pera saber dos bens do dito conçelho e daquelles que achej lhe pertençerem com as jurdiçois Onras e preminencias que pertemcem a câmara fiz o tombo seguinte:
loguo me foi aprezentado hum tombo antigo escrito em pregamjnho feito no ano de mil quatrocentos setenta e quatro o qual deixei no cartório da dita camara e nelle estam escritas mujtas provizois prevjllegios e liberdades que desdo primeyro Rey que houve neste Rejno até aquele tempo foram concedidas a esta villa no fim do qual estam perto de cem adiçois em as quais se .............. inham os bens e propriedades que no tal tempo tinha este ……… lho e lhe pertenciam as quais per o curso dos años serem ……… os nomes asi das comfrontaçois como demarcaçois ……. zinhos estava tudo tão cego que não se podia ao ….. certar com coisa das que o tombo fazia mençam ……… tempo pello que por louvados que os officiais da Ca……… caram que foram gaspar fernandes pero antu…. …        ar alvares antónio mendez e manuel da nave pro……. Ora servia os quais por serem homens velhos on … nciencia que tinham conhecimento da terra …..stes lhes dej juramento dos
santos avangelhos ........... am .............. a todos e a cada hum deles .......... . que sob cargo do dito juramento cada hum dissesse ............................ obrasse o que soubesse assim acerca da decla conteudas no tombo velho como sobre to............... que este concelho tem e bem asj sobre quais .......................... E andem sonegados ou sejam           … serventias estradas E qual ................... o campo como na villa e ............... cumprir de que se fizeram autos ajo donde todos assinaram co…..s as mais coisas que neste tom ….. estiveram presentes os officiais ……s ditos autos.
A villa de Covilham he deI Rej nosso senhor e todos os officios da dada della sam deI Rej na quall ha juiz de fora e juiz dos orfãos tambem de fora e tres vareadores que sempre custumão ser da villa e hum procurador do conce­lho e hum tizourejro e hum escrivam da camara e esta villa he das notáveis do Rejno e o corpo della está cercado todo de muro em redondo com seu castello de que ao presente he alcaidesa mor huma filha (A) de aires telez da Silva Alcaide mor que foj nesta villa E de dona Izabel de Castro sua molher e a mor parte da povoaçam esta nos arabaldes dos muros pera fora.
Tem esta villa huma praça com seu pelourinho e huma caza de audiencia juntamente com a caza da camara E ora se faz de novo outra caza de camara audjencia e cadea todo junto e apozentadoria pera os julgadores pouzarem a qual se faz per Imposiçam na carne e vinho per provizam deI Rej.
Tem esta villa hum relógio cujos emgenhos fabriqua a Camara.
Tem esta Vila huma casa de misericórdia com sua Irmandade a qual está separada de por si e na mesma casa está o hosp……. que a mesma Irmandade admenistra.
Tem esta Vila treze freiguezias a saber uma da In………. Santa Maria que é ......................................................... matriz e está dos muros a dentro        comenda de cristo da prezentação del Rej que terá quatrocentos        ….. vizinhos.    .
Outra freiguezia da invocação de S. Vicente da prezentação del Rej nosso senhor que ……….
Outra freiguezia da Invocação de S. João do Monte …….. tambem he priorado da prezentação ……………. do Mosteiro de folques e o bispo dom nuno, apres…..             tem renunciado que tera sesenta ................................................ vizinhos.
Outra freiguezia da Invocação de S. Martinho          priorado da presentaçam do cabido que ………..
Outra freiguezia (1) da Invocaçam de Sam Pedro que também he priorado da presentaçam do cabido da guarda que tera cento e vinte vizinhos.
Outra freiguesia (2) da Invocaçam de Sam Silvestre tambem priorado da pre­sentaçam de padroeiros leigos que tera vinte freigueses.
Outra freiguezia (3) da Invocacam de Santiago major que tambem he priorado da presentaçam dos padres da companhia de euora que tera sesemta freigueses.
Outra freiguezia (4) da Invocaçam da Madanela tambem priorado de padroeiros leigos que tera vinte vezinhos.
Outra freiguezia (5) da Invocação de Sam Joam bautista que he Comenda da Ordem de Malta que tem seu comendador que tera sesenta freiguezes pouco mais ou menos.
Outra freiguezia (6) da Invocação de Sam Paulo tambem priorado da presenta­çam del Rei que terá, cincoenta freiguezes.
Outra freiguezia (7) da Invocação de Sam bertolameu que tambem he comenda de Cristo da presentaçam del Rej nosso Senhor que tera vinte freiguezes pouco mais ou menos.
Outra freiguezia da Invocação do Salvador tambem priorado da presentação do bispo da goarda qe terá outenta vezinhos.
Outra freiguezia de Invocação de Santa Marinha que também he da presentação del Rej nosso Senhor que terá quaren………..zes pouco mais ou menos .
...... ........ huma ermida da invocação de Sam lázaro e ......... …….. outra que chamão a Santa Cruz ………………… S. Loutenco outra ermida de Sam Miguel.
............... Conventos um da observância de Santo Antonio …………       de S. Francisco da piedade.
………… a vila estam chafarizes de canta ................... também de cantaria lavrados.
TITOLO DAS RENDAS QUE AO PRESENTE TEM ESTE CONÇELHO E O QUE HUNS ANOS POR OUTROS RENDEM
Huma renda que chamão das penas da villa e termo que custuma andar arren­dada huns annos por outros çem mil reis.
Outra renda que chamam do verde da Villa que rende sesenta mil rs.
Outra renda que chamam do verde do lugar do teixoso E lamaçais que se arren­dam em sesenta mil reis e do preço per que se arrenda a do lugar do Teixoso tem esta villa tres partes E o Teixoso huma.
Outra renda (8) que chamão do montado da Serra que anda arrendada huns anos per outros em vinte mil rs.
Outra renda que chamão dos aferimentos dos pezos e medidas da villa e termo que se arrenda huns anos per outros em quarenta mil reis pouco mais ou menos.
Outra renda que chamam do verde do lugar do tortuzendo que huns annos por outros rende trinta mil rs.
Outra renda do verde da quintam do Salgueiro que ……. por outros rende vinte mil reis pouco mais ou menos.
Outra renda do verde do lugar do ferro e pero Vizeu …….   tuma andar arrendada em trinta mil reis.
Outra renda (9) que chamam do verde …….. Costuma andar arrendada …............................................................................ Outra renda que chamam do   huns años por outros dois tres …...
Tem o dito (10) concelho um ram ………..daldeia nova das donas e Valverde que rende huns años per outros quarenta mil reis pouco mais Ou menos.
Pello foral pagua cada morador desta Villa e termo em cada hum año dezassete ceitis que se chama colhejta da agoa e destes tem el Rej como dereito real qua­tro mil seiscentos e outenta e dous reis E a demazia que fiqua he do conçelho que sempre Importa huns annos por outros dez doze catorze mil rs.
tem mais esta Villa pello foral a terça parte do gado do vento com as decla­rações conteudas no segundo capitulo do foral E declaro que pello foral perten­çia a terça parte deste gado do Vento depois de julguado aos Juizes Ordinários e por despois el Rej Nosso Senhor passar provizão que está no cartoreo da Camara que este terço que o foral dava aos Juizes ordinarios fosse do concelho o dito concelho o leva e arrequada ……… embarguo do capitulo do foraI.
Conforme o mesmo foral tem o alcaide-mór obriguação de ………. consertar e .................................................................. repairar os açougues porque confor- ……… tem uma arroba de seuo em cada hum anno .
............... ação tem de repairar e consertar os açougues …. assim e da manejra que tem os da Villa.
………….. dos maninhos pertence ao com……. fazer mercê depois deles per……..m Jorge de Figejredo morador ...... deles tem feito ora novamente ……........... hum ano como lhes pareçe.
tem este conçelho per contrato antiqíssimo certo foro ou pensam que em cada hum año lhe paguam os lugares segintes.
pouzadouro setenta e dois reis.
peraboa cem reis.                                    
verdelhos quinze reis.
capinha cento e cincoenta reis.
aldeia do Souto trinta reis.
fatela cento e dezasseis reis.
aldeia do Mato cento e outenta rs.
aldeia do alcaide cem reis.
alcangosta trinta reis.
a Leuada cem reis
aldea de Joane e aldea nova do Cabo cento e outenta e cinco reis.
fundam trezentos e cincoenta reis.
qintejros trinta reis.
O luguar de Caria pagua mil E outenta reis per vertude do dito contrato.
tem mais o conçelho neste luguar de Caria a Jurdição crime e os moradores do dito Luguar tem obriguação de darem aos officiais da camara desta Villa dous Jantares cada año pella liberdade da juridiçãm cível que lhe largaram.
A Camara (11) desta Villa estaua em posse de apresentar alferes da bandejra Real e apresentou até o derradeiro que …… françisco de guouueia chama e tem por Informação que ….. magestade proueo a outrem E entre eles corre …….
                                                                                                         tinha mais a camara (12) a data dos ofícios de escrivão …. das achadas em todos os lugares do termo: e de pouco ……… magestade provendo neles e a camara         majestade lhe reserva seu direito …………….

                                                   Somão dinheiro que se pagua ao Conçelho          ………. dois mil e 
quinhentos e ..................................................................... trinta ………... (a)
(Continua)

Notas -  1) Cabido.2) He do Bispo. 3) He do Bispo. 4) He do Bispo  – da Casa dos Tavares. 5) Malta. 6) Rey. 7) Rey. 8) não há quem lance 9) Sonegada. 10) Sonegada. 11) e 12) tem provisão para alferez e partidores dos órfãos e escriuãis dos testamentos e achadas.
Notas dos editores - A)Dona Catarina Teles. Vidé http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/02/covilha-alcaidaria-i.html
a)Está publicado no II volume de " Os Lanifícios na Política Económica do Conde da Ericeira (Documentos), págs 162 a 189, de Luiz Fernando Carvalho Dias.

As publicações do blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-as-publicacoes.html

Os tombos já publicados neste blogue:

http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/07/covilha-os-tombos-ix.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/05/covilha-os-tombos-viii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/04/covilha-os-tombos-vii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/03/covilha-os-tombos-vi.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/02/covilha-os-tombos-v.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/01/covilha-os-tombos-iv.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/12/covilha-os-tombos-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/10/covilha-os-tombos-i.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/11/covilha-os-tombos-ii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html

Sem comentários:

Enviar um comentário