domingo, 1 de maio de 2011

Apresentação

Luiz Fernando Carvalho Dias (1981)
Foto: Francisco Geraldes

“Quando um velho morre é como se
                                                                                       ardesse uma biblioteca”
                                                                                                                 D. Manuel da Silva Martins
                                                                                              Bispo Emérito de Setúbal

             
                        Para não se perder toda a investigação histórica feita ao longo dos anos pelo covilhanense Luiz Fernando de Carvalho Dias, os editores, seu filho e sua nora, resolveram criar este blogue, no XX aniversário da sua morte, para dar a conhecer aos interessados pela história da Covilhã, muita da documentação recolhida pelo seu familiar.
                        Luiz Fernando de Carvalho Dias nasceu na Covilhã, na freguesia da Conceição, em 2 de Março de 1914 e faleceu em Lisboa, na sua residência, em 4 de Outubro de 1991. Após ter concluído os estudos primários na sua cidade natal, seguiu para Espanha onde frequentou os estabelecimentos escolares dos Jesuítas, em San Martin de Trevejo, província de Cáceres e em La Guardia, na Galiza, por nessa época esta Ordem Religiosa estar impedida de leccionar em Portugal. Seguidamente rumou a Coimbra onde concluiu os estudos secundários e ingressou na Faculdade de Direito. Veio a concluir em Lisboa a sua licenciatura em Direito, no ano de 1939, já como trabalhador estudante.
                         Foi notário e advogado em Moçambique, de onde regressou no fim de 1949. Em Lisboa foi investigador da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, depois Delegado do Governo junto da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, organismo extinto com a Revolução de 25 de Abril de 1974 e, por fim, até à sua aposentação em 1984, foi investigador do quadro da Biblioteca Nacional de Lisboa.
                         Dedicou-se, desde muito cedo, à investigação histórica, tendo por objectivo além da história da sua cidade natal, tudo o que se relacionasse com a indústria dos lanifícios de que a Covilhã foi pioneira.
                        Publicou várias obras e colaborou em várias revistas, designadamente as da Faculdade de Direito da Universidade Coimbra e da Biblioteca da mesma Universidade, da Agência Geral do Ultramar e na “Revista dos Lanifícios” propriedade da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios.
                       
Eis as suas obras publicadas:

- “Frei Heitor Pinto”, Coimbra, 1954
- “A profissão e morte de D. Frei Francisco de Soveral, Bispo de Angola”, Lisboa, 1954
- “Os Lanifícios na Política Económica do Conde da Ericeira”, I, Lisboa, 1954 (Prémio Silva Marta, 1954, da Associação Comercial de Lisboa).
- “Fontes para a História, Geografia e Comércio de Moçambique”, (séc XVIII), Lisboa, 1954
- “As Ordenações da Índia”, Lisboa, 1955
- “A Relação das Fábricas de 1788”, Coimbra, 1955
- “Breve Notícia dos Documentos Manuscritos do Fundo Geral da Biblioteca Nacional de Lisboa – Índia e Expansão” (6 fascículos), Lisboa, 1954-56
- “O Ultramar Português nas Chancelarias Régias” – I, Lisboa, 1956
- "O Ultramar Português e a Expansão na África e no Oriente" - Lisboa, 1956
- “Notícia dos Documentos da Secção dos Reservados, Fundo Geral, da Biblioteca Nacional de Lisboa, respeitante às Províncias Ultramarinas de Angola, Cabo Verde, Guiné, Macau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor”, Lisboa, 1957
- “Luxo e Pragmáticas no Pensamento Económico do séc XVIII”, Coimbra, 1958
- “História dos Lanifícios, (1750-1834) – Documentos”, Vols I, II, III, IV e V, VI, Lisboa, 1958-1974
- “Cartas de Gonçalo da Cunha Villas Boas ao Conde da Ericeira, e outros documentos”, Lisboa, 1958
- “Forais Manuelinos do Reino de Portugal e do Algarve” – Edição do Autor, volumes da “Beira”, 1961, de “Trás-os-Montes”, 1961, da “Estremadura”, 1962, de “Entre Tejo e Odiana”, 1965 e de “Entre Douro e Minho”, 1969.
- “Algumas cartas do Doutor António Ribeiro dos Santos aos seus contemporâneos”, Coimbra, 1975
- “Inéditos de António Ribeiro dos Santos”, Coimbra, 1976
- Nota Introdutória à obra “Diálogo Espiritual”, edição fac-similada, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1983
- Leitura e integração do texto (com Fernando F. Portugal) e notícia bibliográfica, à obra “Micrologia Camoniana, de João Franco Barreto”, uma co-edição da INCM/Biblioteca Nacional, Lisboa, 1983
- Transcrição da obra “Crónica do Imperador Maximiliano”, Cod. 490, Col. Pombalina, - Romances Inéditos de Cavalaria, Biblioteca Nacional, Lisboa, 1983

                        Neste blogue iremos dar a conhecer alguns dos documentos recolhidos em várias bibliotecas, nacionais e estrangeiras, relacionados com a História da Covilhã e das suas instituições e com alguns dos filhos da sua terra, bem como referentes à indústria dos lanifícios. Contamos, também, apresentar uma relação dos membros da comunidade judaica, naturais ou moradores no antigo termo da Covilhã, que sofreram os horrores da Inquisição, com elementos que permitem estabelecer os diversos laços de parentesco entre eles. Não olvidaremos diversas monografias da Covilhã que, embora publicadas na década de cinquenta por este investigador, estão pouco divulgadas.
                        Nos documentos que iremos apresentar, não referiremos, contudo, a sua localização. Como se trata de uma publicação on-line, se o fizéssemos, correr-se-ia o risco de posteriormente ver a sua reprodução sem a indicação de quem os publicou em primeiro lugar.  
                       Esta divulgação pretende apenas dar a conhecer inúmeros documentos inéditos relativos à história da Covilhã, fruto do trabalho de uma vida do historiógrafo Luiz Fernando Carvalho Dias e que, certamente se perderia se não os apresentássemos neste blogue.  


                                                 Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias
                                                               Maria do Céu Jordão Morais Carvalho Dias


Sobre os editores:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/05/os-editores.html

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Muito sucesso e vida longa!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Fiquei "preso" ao vosso site durante longos minutos, tal foi o interesse que me despertou a informação nele contida. Espero que prossigam com este tão meritoso trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Estimados senhores e senhora,
    meu nome é Luiciano Sales,
    e estou escrevendo um trabalho escrito sobre Frei Heitor Pinto. E vi que o senhor Luis Fernando Carvalho Dias escreveu um artigo "Fr.H. Pinto- - Novas Achegas para sua Biografia, Coimbra, 1953. Ja´tenzei encontrar este artigo em muitos lugares mas ainda não o enconteri. Será que o senhor ou a senhora poderia ajudar-me a encontrá-lo?

    Agradeceria muito.

    Atenciosamente.

    Luciano Sales

    ResponderEliminar
  4. Caro Leitor

    A Obra "Fr. Heitor Pinto (Novas Achegas para a sua Biografia), da autoria do nosso pai e sogro, Luíz Fernando Carvalho Dias, com 181 pgs, foi publicado pela Biblioteca da Universidade de Coimbra no número XXI da sua Revista, e foi editado também, como separata da mesma revista, num volume, esgotado, que existe em várias Bibiotecas Portuguesas, nomeadamente na Biblioteca Nacional de Lisboa. Como curiosidade, antes de respondermos ao seu comentário, verificámos que se encontra à venda num "site" da internet.

    ResponderEliminar
  5. Exmos. Srs.,
    Estando a fazer um estudo sobre a Vila de Caria, encontrei referência a uma publicação do Exmo. Sr. Dr. Luis Fernando Carvalho Dias, na revista Lanifícios nº63 e 64, de 1955. A publicação refere-se a uma relação de bens e propriedades pertencentes aos Concelho da Covilhã: "Tombo dos bens foros e propriedades que pertencem ao concelho da Villa da Covilhã que se fez por mandado do Um Alto e poderoso Rey Dom Phellippe o 2º de Portugal Nosso Senhor na era de 1615". Agradecia a indicação de onde poderei consultar esta publicação. Cumprimentos, Graça Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já publicámos, no nosso blogue, o tombo a que se refere, estando a primeira parte em: http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/08/covilha-os-tombos-x.html
      De qualquer forma poderá ter acesso ao referido tombo na obra " Os Lanifícios na Política Económica do Conde da Ericeira", vol II, existente no Arquivo do Museu dos Lanifícios, na Calçada do Beribau, Covilhã. Esse volume abarca não só as "Cartas de Gonçalo da Cunha Villas Boas para o Conde da Ericeira", como outros documentos relativos à História da Covilhã, entre os quais o mencionado tombo.
      Cumprimentos

      Eliminar