In Memória e Louvor a Doutor Valério Nunes de Moraes em 14 de Fevereiro de 1901 |
O espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, o que ouvimos e lemos
permitiram-nos conhecer melhor alguns aspectos relacionados com a linha férrea e a vinda dos
Monarcas à Covilhã, no dia 6 de Setembro de 1891:
1) |
- Os jornais, por exemplo o Correio da Covilhan de 1890, noticiam as obras do caminho de
ferro e factos com elas relacionados, como pudemos observar acima.
- É necessário aproximar a Beira Baixa do
centro do país.
- Assim, em 1883, começa a ser pensada a
linha da Beira Baixa, cujo primeiro troço, de Abrantes à Covilhã, é inaugurado
em 5/6 de Setembro de 1891.
- A linha de Covilhã à Guarda só mais tarde é
inaugurada. Curiosamente hoje também não funciona.
- A linha da Beira Baixa possibilitaria a
ligação com a do Oeste, a do Norte, a da Beira Alta e Espanha.
Em 1891 Portugal já se encontrava em crise,
mas a Covilhã recebeu festivamente o casal real, com cerimónias camarárias, um
Te-Deum, fogo de artifício e recepção sumptuosa no palacete do Refúgio. O Rei
visitou várias Fábricas e a Rainha locais dedicados à protecção à infância e à
fundação de um futuro Hospital. Como reconhecimento, D. Carlos concedeu o
título de Conde do Refúgio, posteriormente da Covilhã, a Augusto Albuquerque
Calheiros, que tão bem o recebeu, e algumas dádivas em locais visitados.
Na ocasião foi impresso um Jornal, O 6 de
Setembro de 1891, que não mais foi publicado.
A Câmara Municipal deu o nome “6 de Setembro”
a uma rua da freguesia de Santa Maria, onde se situa este edifício que aqui vemos. Os Amigos da Covilhã assinalaram os 100 anos do acontecimento com esta placa na Rua 6 de Setembro:
Este ano, o Município da Covilhã vai comemorar os 125 anos com uma recriação e com uma exposição sobre o dia, em parceria com a infraestruturas de Portugal, CP, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e várias associações locais.
Este ano, o Município da Covilhã vai comemorar os 125 anos com uma recriação e com uma exposição sobre o dia, em parceria com a infraestruturas de Portugal, CP, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e várias associações locais.
Notas dos editores - 1) Afinal a inauguração foi só um ano mais tarde.
2)Siga http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/02/covilha-jornais-dos-seculos-xix-e-xx-i.html
As Publicações do Blogue:
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Estatística baseada na lista dos sentenciados na Inquisição publicada neste blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-lista-dos-sentenciados-na.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/04/covilha-noticias-soltas-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2015/12/covilha-noticias-soltas.html
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No nosso blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/07/noticias-soltas-v_68.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/06/covilha-noticias-soltas-iv.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/03/covilha-noticias-soltas-ii.html
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