sábado, 11 de abril de 2015

Covilhã - O Alfoz ou o Termo desde o Foral de D. Sancho I ao século XVIII - X



  O documento que hoje apresentamos, “As Capitulações Matrimoniais”,  encontrava-se no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias.
As capitulações matrimoniais, ou Convenção matrimonial entre D. João de Castela e Dona Beatriz “no Paaço da audiencia da dta Villa” (da Covilhã) ajudam-nos a perceber alguma reorganização do termo covilhanense no reinado de D. João I.

"D. Joham etc. A quãtos esta carta virem fazemos saber que o qcelho e homes bõos De belmonte nos enuiaraom dizer que o dcto logo De belmonte soya de obedecer e fazer mandado do qcelho de coujlhaa quê a saber seerem da sua jurdiçam e obedecerem aa dcta villa tam bem em guardar a sina do dcto logo de coujlhaa / como apellarem das sñças que os juizes do dito logo de belmonte dauam em alguus fctos tam bem ciuêes como crimes antre alguas pesoas pª os jujzes e justiças do dcto logo de coujlhaã e outras sugeições em que eram sujugados aa dcta villa de coujlhaa E que ora a dcta villa de coujlhaa e os moradores della stam em nosso deservjço e dos dctos regnos qtençam dos nossos Jujzos E enuiarõ nos pedir por mercee que os tirasemos da dcta sugeiçam e mandasemos que daquy en diante nom fossem seus sugeitos nem lhe obedecesem em nehua guisa. E Nos veendo o que nos êuiar pedjram e querendolhes fazer graça e mercee Teemos por bem e mandamos e outorgamos que seia villa per ssy sem outra sugeiçam da dcta villa de covilhãa porque somos certo que sta em nosso deserujço e dos dctos regnos como nos eujarom dizer..."  (1)

  Dona Beatriz, filha de D. Fernando I e de D. Leonor de Teles, nasceu em 1373 e era a única herdeira de D. Fernando (1367-1383). Dez anos depois do seu nascimento, em Março de 1383, foi assinado o Tratado de Salvaterra de Magos, contrato de casamento entre Dona Beatriz e D. João de Castela, numa altura em que o Rei português já se encontrava muito doente. 


Tratado de Salvaterra de Magos, segundo Fernão Lopes (2)

   A morte do governante vai contribuir para a eclosão da Revolução de 1383-85, que termina quando D. João, Mestre de Avis e Regedor e Defensor do Reino, nas Cortes de Coimbra, é escolhido para rei de Portugal, o D. João I.              
Panorama Político de Portugal em 6 de Abril de 1385.
Neste mapa podemos verificar que a Covilhã tem voz por Castela, ou seja,
 por Dona Beatriz/e D. João de Castela e não pelo Mestre de Avis (2)


Capitulações matrimoniais D. João de Castela e D. Beatriz
(Convenção antenupcial)

            Sabham quantos esta procuraçõ virem como nos Affonsso añes e Affonso mtyz, juizes ordenhayros em Covylhaa E nos Vaasco ffrã e Gonçalo Vaasquez e vaasco mtys, vereadores e Eu pº / mtyz pcurador do concelho da dta Villa E nos ffnam pêz e ffnam Roiz e Ayras glz e Viçente domiguez Cspo e gonçalo añes e giral pêz e Vicente anes e gonçalo domiguez, dõs Joam e outros homees boos da dta Villa e termho seendo juntos em nosso conçelho no Paaço da audiencia da dta Villa chamados p pregoeyro segundo Avemos de huso e de custume especialmente para esto q se ssegue e de juso desta (sic) cta he escrito conhocemos (sic) e outorgamos q por quãto antre nosso Senhor muy alto e muy claro princepe Dom ffernando pella graça de ds Rey de Portugal e do Algarve e muy alta e muy nobre senhora Dona lianor sua mulher por esa mesma graça Rajnha Dos dtos Regnos per ssy dca da hua parte e por todollos seus naturaes sobictos e muito Alto e muy nobre Senhor Dom Joham pella graça de Ds Rey de Castella e de leom E muy crara e muy nobre Senhora dona beatrix filha primogenita do dto Ssenhor Rey dom ffernando e da dta dona Ljanor sua molher Raynha que ora he de Castella molher do dto Johã (sic) Rey por ssy e da outra parte e por todos os seus sobeitos e naturaaes foram trautados e firmados do tpo q foi cõcordado antre elles o casamento antre el dco Rey Dom Johã e a dca Raynha dona beatriz ssua molher çertos capitolos preytos pusturas e aveenças e firmaduras as quaaes se conten em huu caderno de purgamynho asynaados dos sinos (sic) de mateus ssanches, de gonçallo lourenço e de gonçalo lopes tabalioes pu.cos E por quãtos antre os ditos trauttos e prejtos e posturas e aveenças e firmaduras assy trauttadas e consentidas cõcordadas e firmadas antre os dcos senhores Reys e Raynhas de Castella e de ptugal se cõntem çtos capitolos e cousas sobre q todolos Concelhos e Cidades e Villas e logares plalados (sic) Ricos homêes meestres de Cavalaria Cavaleyros escudeyros cidadaãos e todollos outros naturaaes dos dtos Reynos e Vezinhos e moradores delles assy clerigos como leygos de quallqr estado e cõdiçõ q seiam em defan (?) ataa cdo tempo em nos dctos trauttos cõtheudo preyto e menagêes prometimentos juras de teer e guardar e cumprir os dcos capitollos e cousas sobredctas e de nõ vjr cõtra ellas em pu.co nem ê escondido so pena de seerê por ello treedores como quem daa castello ou mata senhor os quaaes capitollos de verbo a verbo sam estes :
(seguem os capítulos).
E procuradores. Pº mtiz e Ajras gomez escudeiro moradores e vezinhos na dca Vª da Covilhã.
Feita na Covilhã no paaço da audiencia juso dito 6 de Julho Era 1421 – (ano de 1383)
T.ªs diego gil ssobrejuiz d’el Rey e lopo frz escrivão da correição da Beira e gonçalo Lourenço escrivam da dª correição e João do Porto porteiro da dita correição E Afomse domj broco tabeliom da dita Vª de Covilhã e outros. E eu João perez tabelião de nosso senhor el Rei na dcta Vª de Covilhã que esta procuração por mandado dos ditos juízes, vereadores, procurador e homens bons e concelho da Vila de Covilhãa e a seu rogo escrevi etc.
******

Outras terras (e respectiva cota) referentes ao mesmo assunto:
47 – 14 – Guarda
Era de 1418 (ano de 1380) – 8 de Agosto
Testemunhas – Lourenço Gonçalves, Gil Perez, Gonçalo Anes
Tabelião Lourenço Afonso, tabelião na Guarda
Saibam quantos esta nossa carta virem como nós concelho da cidade da Guarda ….

47 – 52 – Monsanto
Saibam quantos esta procuração virem a 2 de Agosto da era de 1418 (Ano de 1380)
Juízes – Martim Gil e Pêro Anes
Vereadores – João Rodrigues, Vasco Lourenço e Vasco Gil
Procurador – Álvaro Fernandes, procurador geral do concelho
E outros homens bons que não menciona, estando juntos em concelho, por pregão à porta da Igreja de S. Miguel, como é nosso costume.
Testemunhas Gonçalo Lourenço, e Vasco Domingues, tabeliães, Vasco Lourenço seu irmão Hº ( Jerónimo?) Lourenço e outros
Tabelião Vasco Martins em Monsanto
Estes dois poderes (Guarda e Monsanto?) são os únicos que não transcrevem integralmente o tratado de casamento entre D. Beatriz e D. João 2º de Castela.

48 - 34 - Sabugal
Juízes – St. (Estêvão) Palos e Gonçalo Gomes
Vereadores – Luís Afonso, Gonçalo Perez e Martin Diogo
Procurador – Gonçalo Domingues
E homens bons reunido o concelho à Igreja de Santa Maria do Castelo da dita vila do Sabugal – 6 de Julho da era de 1421.
Testemunhas Juízes e vereador e João Pêro o Moço, Vasco Esteves, Vasco Afonso Gabriel Joanes, Luís Fernandes e tabelião
Tabelião Gonçalo Gonçalves, tabelião d’El Rei no Sabugal

47 – 36 – Sortelha
muito sumida
Tabelião Simão Gonçalves, em Sortelha
Juízes : João Pires e …. Miguel
Vereadores : André Roiz, Afonso Martins e Martim Giraldes
Procurador : Martim Lourenço

48 – 11 – Monsanto
Juízes ordinários: - Martim Gil e Estêvão Lourenço
Vereadores : - (roído o pergaminho)
Procurador – idem
Reunido o concelho no adro de S. Miguel estando aí Estêvão Anes Leitão, Vasco Lourenço, Gonçalo Lourenço tabeliães, João Martins e outros homens bons
Tabelião Vasco Diniz, tabelião d’El rei em Monsanto
Monsanto 18 de Julho da Era de 1421
Testemunhas Gonçalo Anes Leitão, Vasco Lourenço e Gonçalo Lourenço, tabeliães

48 – 34 – Castelo Branco
Juízes:- Diego Gonçalves e João Domingues
Vereadores : Martim Esteves, Gil Fernandes (só dois)
Procurador :- Gonçalo Esteves Pereira
Juntos no paço da audiência da dita vila
21 de Julho da Era de 1421
Testemunhas Garcia Tenreiro, Lourenço Aires, João …, seus escudeiros, Rodrigo Afonso, Afonso Fernades Negro, Martim Miguéis, Álvaro Gil e Martim filho e outros
Tabelião – João Lourenço

Nota dos editores:
1)http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
2)Neves, Pedro Almiro e outros, "História de Portugal", Porto Editora, 1987

Fonte – Arquivo de Simancas – " Patronato Real " é a colecção de Simancas
“ Poder da vila da Covilhã para jurarem as capitulações matrimoniais de D. João I de Castela e de D. Beatriz de Portugal – cota 47 – 20
Estas cotas constam de Catálogo V / Madrid, 1912, Imp. De la Revista de Arch Bibl y museos Olizaga, publicado por Julian Paz, chefe do Arquivo de Simancas

As publicações do Blogue:

Capítulos anteriores sobre o Alfoz ou o Termo:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/08/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/06/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o_30.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/06/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/08/covilha-o-alfoz-ou-otermo-desde-o-foral.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/07/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/05/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/03/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-o-alfoz-ou-o-termo-desde-o.HTML


Sem comentários:

Enviar um comentário