domingo, 2 de março de 2014

Covilhã - Inquéritos à Indústria dos Lanifícios XXVI-XXIV

Inquérito Social XXIV

Continuamos a publicar um inquérito social “Aspectos Sociais da População Fabril da Indústria dos Panos e Subsídios para uma Monografia da mesma Indústria” da autoria de Luiz Fernando Carvalho Dias, realizado em 1937-38.

Capítulo XII

Fases da existência

            Hoje os operários de lanifícios começam a trabalhar aos 12 anos. Entre os pais nota-se também o cuidado de mandar ensinar os filhos a ler e escrever, independentemente da impossibilidade de entrarem nas fábricas antes dos 12 anos. A estatística do analfabetismo que se refere aos operários mais novos dá a entender que há mais interesse pela cultura popular da parte dos operários.
            Antes das leis sociais do Estado Novo, as crianças entravam nas fábricas em idades atrasadas, como se verifica nos boletins de muitos operários que começaram a encher canelas de fio aos cinco e seis anos.
            A idade do casamento varia de terra para terra. Depende do salário, depende do lugar onde trabalha o operário, conforme é na cidade ou nos pequenos centros fabris, ou em fábricas isoladas pelo país; depende também do serviço militar.
            A melhoria do salário com o estabelecimento dos salários mínimos revelou, em certas regiões, a tendência dos operários casarem mais cedo.
            A estatística dos operários casados, publicada no anexo 2, que vai no fim, responde às perguntas que possa sugerir a idade em que eles costumam casar.

Serviço militar

            Publicamos agora a estatística dos operários que prestaram serviço militar, atendendo à sua respectiva idade:

Idades
Grémios

Covilhã
Gouveia
Sul
Castanheira
Norte
Total
20/25
241
112
46
37
10
446
26/30
201
110
56
39
18
424
31/35
173
68
35
20
11
307
36/40
189
68
33
20
5
315
41/45
125
49
23
16
3
216
46/50
89
40
22
5
2
158
51/55
61
30
12
7
6
116
56/60
69
33
7
2
2
113
61/65
26
10
9
2
0
47
66/70
9
2
4
0
0
15
 + 70
4
5
4
0
0
13
Soma
1187
527
251
148
57
2170


            Esta estatística dá também uma ideia do estado de saúde das populações fabris dos lanifícios. Quando a velhice assalta os operários, sente-se entre eles uma resistência natural para abandonar a fábrica. Parece que arrancando-se a ela, têm mais consciência do seu fim próximo.
            Na Covilhã muitos morrem na casa dos filhos ou na própria casa; outros recolhem-se no Albergue dos Inválidos do Trabalho, onde acabam os seus dias, esquecidos, por vezes, dos filhos, ou porque sendo muito pobres não os podem sustentar, ou porque enriquecendo se envergonham deles, ou ainda porque a sua índole é perversa e pouco humana.


Capítulo XIII

Patronato

            Seria fazer estudo deficiente, o esquecer as relações entre patrões e operários, entre a organização patronal e a organização operária num estudo como este em que se pretende abranger o problema social dentro da indústria dos lanifícios. A organização económica da indústria já ficou tratada ao estudarmos as diferentes formas da empresa e a distribuição da indústria no país.
            Portanto vamo-nos referir aqui somente ao patrão como chefe da empresa ou simples mercador de trabalho.
            A origem do patronato nos lanifícios, salvo uma ou outra excepção, tem duas fontes: a herança da fábrica ou do estabelecimento industrial e a subida dos operários ao patronato. Esta última forma predomina nos meios essencialmente industriais, de tal ordem que mesmo aqueles a que poderíamos chamar industriais por herança, tiveram ascendência de operários.
            Fizemos esta distinção na origem do patronato porque é costume dizer-se, não sem razão, que aqueles que segundo a primeira forma ascendem ao patronato têm, por vezes, competência técnica. Se aquele que herdou a fábrica de seu pai devia estar habilitado tanto no aspecto social como no aspecto técnico para ser chefe de empresa, a verdade é que geralmente isso não acontece. A vida difícil, o subir com dificuldade, o costume pelo trabalho, são circunstâncias que pesam na formação do chefe da empresa; a vida desafogada, a casa organizada, o costume nacional dos filhos desperdiçarem o que os pais amealharam, esta mesma lei da vida que supõe a renovação das “elites”, fazem dos industriais por herança, sob o aspecto técnico e económico, os últimos da sua classe. Parece que esta deficiência tem a sua razão de ser, no facto seguinte: os pais falhos de preparação, e muitas vezes de educação, não criam nos seus filhos o amor do ofício mas, descrendo da honorabilidade da profissão industrial, procuram dar-lhes rumos diferentes na vida.
            Para haver um patronato em forma é essencial dignificar a função industrial, modificar o ambiente, instituir um estabelecimento técnico que ao lado da preparação industrial, forneça desde o princípio ao novo industrial, os conhecimentos suficientes para que além de homem da indústria, seja também o homem social, digno de vir a ser chefe da empresa.
            Não nos enganemos: exigir do operário o respeito unicamente por um dador de trabalho é obrigá-lo a reconhecer como único superior o detentor do dinheiro.
             Ora o chefe da empresa terá quebrado o seu prestígio sempre que se considerar só o detentor do capital, pois que a plutocracia não tem o direito de criar “elite”; a sua origem é muitas vezes escura, quando não escandalosa e, sobretudo, porque não é justo reconhecer ao dinheiro a natureza de valor moral. Para exigir o respeito do operário não se pode, pois, exigir unicamente ao patrão, como faz o estatuto da indústria, um simples poder económico mas também além das condições técnicas para dirigir uma empresa, sobretudo condições morais. Seria, na verdade, de um péssimo efeito que num Estado não liberal, aqueles que não cumpriram os deveres para com a Pátria, nem respeitam os direitos da sociedade, aqueles que estiveram presos por crime de furto ou receptação de objectos roubados, assassinato ou crime de fogo posto, possam ser dirigentes de uma empresa ou ter assalariados às suas ordens.
            A empresa ou fábrica é tempo de deixar de ser exclusivamente uma unidade económica com fim à produção: a produção é muito pouco para servir de ética a qualquer instituição, ainda que alguns estados que se dizem civilizados, a adoptem. A empresa deve ter sempre em vista que além de ser uma instituição de natureza económica, é também uma instituição de natureza social e nacional. Existe não só para o interesse dos patrões ou dos accionistas, mas também para sustento de todos os seus colaboradores; tem como fim atingir não só o interesse dos que a dirigem ou nela trabalham, mas servir o interese mais alto da comunidade nacional. Quer isto dizer que dentro da empresa deve existir assim uma parcela de espírito nacional, uma colaboração não só económica, mas moral de todos os seus dirigentes e assalariados, o reconhecimento de um fim superior ao das partes, e a consideração do valor humano de todos aqueles que nela trabalham.
            O chefe da empresa ou o patrão, como em linguagem cristã se mandava dizer, deve ter pois a honradez e o espírito nacional suficientemente acendrado e esclarecido, para respeitar e fazer respeitar a superioridade destes fins.

*
*            *

            Neste problema do patronato há que trabalhar com vista ao seguinte: medidas tendentes à dignificação da profissão industrial a fim de criar uma elite patronal, o mais constante possível, sem contudo fechar os quadros à entrada de novos industriais que fossem operários ou empregados da indústria.
            O Direito Natural manda que cada um tenha a possibilidade de melhorar, pelo próprio esforço e com dignidade, a sua condição social. O Estatuto da Indústria já estabeleceu, ainda que imperfeitamente, como dissemos, o modo de ascensão patronal. O problema deve resolver-se em nosso entender dentro dos princípios seguintes: A corporação deve ser aberta de tal ordem que nela se possa entrar, subir e descer; deve impedir-se que aqueles que entram ou que pertencem já à corporação “queimem as etapes”, estabelecendo-se para isso que os operários que queiram subir a patrões, subam dentro da corporação outras escadas além daquelas que se circunscrevem ao poder económico; exigir-se para o exercício da indústria um curso apropriado que podia ser ministrado pela Escola Industrial da Covilhã, depois de uma reforma profunda.
            Não se compreende que se exija um curso ou uma aprendizagem para o desempenho das mais insignificantes situações da vida e não se exija uma preparação técnica e intelectual para este difícil encargo de dirigir e chefiar uma empresa. Desde que admitimos o carácter social e nacional desta, deixa implicitamente de existir a liberdade absoluta de qualquer a poder dirigir, só pelo facto de possuir bens económicos.
            A falta de preparação patronal, no aspecto social, moral e intelectual conduz a situações bastantes críticas, dentro da organização, como seja a falta de dirigentes corporativos, a nenhuma solidariedade patronal, a impossibilidade de qualquer entendimento com referência à própria organização, a impossibilidade de organizar colectivamente e sem acção directa do Estado, uma defesa dos seus interesses legítimos, com relação a outras actividades anexas. O baixo nível de cultura, salvo honrosas excepções às quais escapam felizmente alguns autodidactas, é comumente reconhecido e lastimado, contribuindo esta situação para aumentar entre os industriais o egoísmo feroz e uma desconfiança sem limites em que vivem.
            A tudo isto poderíamos acrescentar a perniciosa influência de um patronato de fresca data, que não contente em ter “queimado todas as etapes” da sua ascensão patronal, beneficiando da desorganização ou da incompleta organização, vivendo exclusivamente do crédito, criou a aventura da hora presente, lançou o mercado nas perturbações de uma crise de superprodução. Daqui proveio a necessidade de estabilizar a função patronal, opondo à compensação legítima os encargos que a legitimem.
            No aspecto económico o Estatuto da Indústria ensaiou um método de ascensão, possivelmente discutível, mas cujos fins se justificam claramente nesta protecção aos que assumiram encargos económicos e sociais contra a evasão de outros aventureiros que viessem aumentar a perturbação existente. A subida rápida ao patronato, que parece ter deixado de ser possível, em face das dificuldades económicas da época presente criou no meio industrial, sobretudo nos locais onde a indústria se encontra disseminada, um abastardamento da função directiva.
            Diminuiu assim o respeito pelos patrões e o consequente respeito destes pelos seus operários. Frisámos no princípio deste trabalho que a nossa época se caracterizava por uma desvalorização acentuada de certos valores morais e sociais que as épocas anteriores respeitaram.
            Essa desvalorização apanhou em cheio a autoridade nas suas diferentes modalidades, nos direitos que concede e nos deveres que exije. Desde o Estado à família, da família à oficina, a autoridade perdeu aquele carácter acentuadamente paternal que a dignificava.
            Ao Rei, chefe da concórdia, juiz das divergências, maioral da grei, substituiu-se o César, liberto na função dos altos deveres morais, o discípulo querido de Maquiavel, o representante directo, através da sua consciência ou de uma divindade longínqua ou da abstracta soberania do Povo; ao pai foram alargados os laços da instituição familiar, diminuída a perpetuidade do vínculo, diminuída a sua autoridade sobre os filhos pela precoce independência económica destes; ao patrão, do tipo antigo do mestre da oficina, apetrechado por uma longa prática e pelos anos, chefe de um trabalho onde os operários eram interessados, veio sobrepôr-se o soba que o liberalismo assoprou e encheu de direitos absolutos sobre a vida e o trabalho dos seus assalariados, o soba a quem interessava unicamente a produtividade do trabalho e nada a condição humana do trabalhador; ao empregado superior da oficina, interessado já na exploração da empresa, nada restou daquela solidariedade que a maior aproximação dos assalariados devia imprimir à sua acção, mas quase senhor da oficina abusou, por vezes, de certos direitos de que nem o patrão se julgava detentor.
            Este desvirtuamento do conceito da autoridade gerou situações incompreensíveis: há que afirmar, sem receio de desmentido, que no seio da indústria vegetam muitos patrões que abusam da sua autoridade e contribuem de uma forma escandalosa para a desmoralização dos costumes; abusam do poder económico de dadores de trabalho, distribuindo-o a troco de benesses e favores de que não sai limpa a honra dos operários e das famílias; recrutam, muitas vezes, as suas operárias através de um critério erótico e unicamente pelo tempo suficiente à satisfação dos seus instintos. Esta falta de respeito pela moral dos seus operários, o que significa um inqualificável abuso, em vista da sua situação de chefe da empresa, reflecte-se no conceito moral da massa, equivalendo a uma desvalorização do conceito de moral.
            O exemplo de luxo dado pelas classes dirigentes, reflecte-se da mesma maneira no ânimo das populações operárias: o peso do seu custo na balança moral representa outro aspecto árido do problema que as classes burguesas desprezam numa inconsciência absoluta da sua responsabilidade.
            Ao lado destes abusos de que muitos patrões são culpados, outro abuso se verifica: em todos os centros fabris, ao lado das grandes e arejadas oficinas, onde o operário vê respeitada a sua condição humana, levantam-se as espeluncas sem ar nem luz, onde durante oito horas, privados da higiene e do mais elementar conforto, exigido pela sua condição humana, o operário caminha pelo declive áspero e rude da tuberculose.
            Não há razão económica que possa justificar este desprezo do patronato pelas condições higiénicas das oficinas onde o trabalho decorre.
            Este problema da oficina capaz, é outro ponto para que chamamos a atenção dos corpos directivos da organização industrial.

*
*            *

            O facto de não existir uma elite patronal é causa de grandes perturbações nas relações entre patrões e operários. Todos falam em direitos, mas não querem compreender nem reparar nos deveres anexos a esses direitos. Na Covilhã, talvez por essa facilidade de ascensão a que já fizémos referência, o conceito de autoridade anda muito abastardado entre os que mandam e os que obedecem. E porque a maioria dos patrões e dos operários se conheceram em situações de camaradagem e, por vezes, de ideias, segue-se o mal estar entre uns e outros, que longe de compor a harmonia de que a autoridade é a principal obreira, conduz a situações tirânicas ou anárquicas. Devemos reconhecer que é deveras impressionante que aqueles que ontem eram portadores do estandarte da revolta, quando oprimidos, hoje em situação de melhoria económica venham a repetir os actos de opressão contra os quais foram chefes de revolta.
            Se este é o lado doloroso e parodoxal do problema, como em todos os problemas sociais, também neste ao lado do mal existe o bom e o razoável. Esse é conhecido e pela luz que dele irradia não precisa de comentários ou louvaminhas; é o que é.

*
*           *

            Os abusos da autoridade e o exclusivismo dos direitos a que acabamos de fazer referência, aliados à falta de universalidade na visão dos problemas industriais gerou um antagonismo de classes independente de qualquer fermento de comunismo existente. Abriram-se profundas divergências entre os que mandam e os que obedecem, com manifesto prejuízo da solidariedade que devia existir dentro das fábricas. Além de todas as razões evocadas como origem deste mal, outra convém acrescentar.
               A cidade deixou de ser aquele fulcro de actividade colectiva com a sua alma própria, com a sua comunhão de vizinhos, para vir a ser, no seu aspecto moderno, um campo vastíssimo de actividades anónimas onde os laços de vizinhança afrouxaram tanto, que quase desapareceram.
            Os que outrora dentro da oficina, mercê da divisão do trabalho se encontravam em situação de desigualdade, naquele momento em que os interesses se mostraram contraditórios, coexistiu ainda por muito tempo o laço da vizinhança a lembrar-lhes que existia ainda um interesse comum. Ao mesmo tempo o patrão e o operário se julgavam dentro da oficina os portadores desses interesses antagónicos, continuaram, porém dentro do quadro pequeno da sua vida de cidadãos, a possuir direitos e fins iguais, aspirações idênticas; essas aspirações dos homens do burgo, prestes sempre a defender as suas liberdades colectivas, com assento igual dentro do município, mais conhecidos que estranhos, vivendo à porta uns dos outros, os filhos dos patrões e dos operários brincando juntamente, numa meninice tão próxima que quase se confundia.
           A cidade é hoje o grande deserto em que os homens se acotovelam mas não se conhecem.
          A política das casas económicas que devia atender a esta situação voltando à política social de que as cidades foram obreiras, limitou-se a consagrar o mal entendido, erigindo bairros, onde certamente a higiene é outra, mas onde se acentua esta divisão perniciosa entre patrões e operários, onde se dissolve o último elo que os congregava, o espírito de vizinhança. Esta circunstância de juntar os operários em bairros separados, agrava ainda o problema: afastados da cidade ou do aglomerado, juntos uns aos outros, fortalecer-se-á entre os habitantes dos bairros económicos a consciência de classe, esse pernicioso feiticismo da massa, que lhes rouba a faculdade de poder ver com verdade e com universalidade os problemas sociais.
            Este fortalecimento da consciência de classe, e o espírito burguês de classe são fomentadores de luta, como são os inimigos principais de comunidade de interesses e podem modificar, com facilidade, esses bairros ajardinados e floridos, em vespeiros de comunistas e colmeias de revoltas.

*
*             *

            Não queremos acabar este capítulo sem fazer uma referência especial ao patronato dos minúsculos centros industrais. Tomemos como exemplo o caso típico de Cebolais de Cima. Esta aldeia do concelho de Castelo Branco estende-se sobre uma terra xistosa e inculta. Há vinte e cinco anos ainda não se ouvia, em Cebolais, o ruído monótono dos teares. Como era difícil o amanho da terra, os seus filhos ou emigravam para a América ou, dentro do país buscavam trabalho na cultura das terras próximas. A indústria de Cebolais é, pois, o tipo de uma indústria no começo. Entre os patrões e os operários existem não só laços de vizinhança acentuados, como também laços de família e de camaradagem.

            Numa visita feita ao local tivemos ocasião de verificar que alguns patrões recebiam em sua casa os seus operários, como amigos e camaradas. Contudo esses laços de vizinhança acentuada não impediram que, dentro do Sindicato local, se organizassem dois partidos: o daqueles que desejavam a independência do Sindicato e o respeito pelas leis sociais e, o daqueles que, submetidos inteiramente ao patronato, desejavam continuar no regime dos horários de trabalho contrários à lei e das tabelas arbitrárias da tecelagem. Esta questão levou a desordem ao pacífico burgo de Cebolais e alguns operários, sócios devotados do seu Sindicato, viram-se envolvidos numa hipotética conspiração comunista que alguns patrões inventaram, para assim se libertarem destes operários, a quem apelidavam de indisciplinados. Vem isto a propósito de dizer que a vizinhança não é condição suficiente de harmonia social, sem que floresça junto dela uma “elite” patronal e operária, consciente dos seus deveres e das suas mútuas obrigações.

As Publicações do Blogue:

Capítulos anteriores do Inquérito Social:
Inquéritos III - I
Inquéritos IV - II
Inquéritos V - III
Inquéritos VI - IV
Inquéritos VII - V
Inquéritos VIII - VI
Inquéritos IX - VII
Inquéritos X - VIII
Inquéritos XI - IX
Inquéritos XII - X
Inquéritos XIII - XI
Inquéritos XIV - XII
Inquéritos XV - XIII
Inquéritos XVI - XIV
Inquéritos XVII - XV
Inquéritos XVIII - XVI
Inquéritos XIX - XVII
Inquéritos XX - XVIII
Inquéritos XXI-XIX
Inquéritos XXII-XX
Inquéritos XXIII-XXI
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/11/covilha-inqueritos-industria-dos.html
Inquéritos XXIV-XXII
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/12/covilha-inqueritos-industria-dos.html
Inquéritos XXV-XXIII
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/01/covilha-inqueritos-industria-dos_22.html

Sem comentários:

Enviar um comentário