quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Covilhã - A Misericórdia, uma Instituição de Solidariedade Social XXV


  Hoje concluímos a publicação de o Livro de Registos dos testamentos e doações feitos à Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, bem como de escrituras de emprazamento feitas àquela instituição, referentes aos anos de 1674 e 1675, que encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias.

Tit.º dos test.ºs e doações que há nesta Stª. Caza ate ao prezente ano de 675
(Continuação)

Caria

Iluminura de "Apocalipse do Lorvão"


+ Uma escritura de dez alq. de centeio que vendeo a retro diogo martins e paga o presente, digo, manoel martins, feita em 649, pelo tªm. manoel tavares fatela.
+ idem de 14 alq. de pam meados, que paga Antº. Pires, feita em 641, pelo tab. M.el Alvres fatela.
+ idem de 4 alq. de centeio que paga ao presente Antº. Pires, o velho, feita em 608 pelo tªm. Simão Pinto.
+ idem de 10 alq. de centº. que vendeo a retro, Antº. Pires, o gago, e paga ao presente Antº. Fr.co feita em 659 pelo tªm. M.el Tavares fatela.
+ idem 15 alq. de centº. que paga Simão Nunes, feita em 659, pelo tªm. Antº. Pais da Costa.
+ idem de 10 alq. de centº. que fez a retro João Domingues e pagam oje seus filhos, feita em 652 pelo tªm. Simão Anriques Pacheco.
+ idem de outra que está junta a ela que é a mª. que fez martim joão pela qual paga M.el Glz. seu irmão oito alq. de centeio feita no ano de 656 pelo tªm. M.el Alvres Fatela.
+ idem de 12 alq. de trigo que vendeo Antão dominges e pagam oje os erdeiros de André Mendes, feita no ano de 622 pelo tªm. Domingos Leitão.
+ idem de 16 alq. pam meados que vendeo Bento Dias e paga oje dela Diogo Geraldes tres alq. de centeio, feita no ano de 641 pelo Tªm. M.el Alvres fatela.
+ Um asinado de 2 alq. e mº. de centº. que vendeu Domingos fr.co de orjais e paga ao presente a Pomba, do lugar de Caria.
+ idem de 3 alq. de centeio, que paga mª. miguel viuva, de Caria.
+ Uma escritª. com outra de trespasse per que paga Bartolomeu Alvres, de Caria, 9 alq. de centeio, foi feita a escritura de venda em 647 pelo Tªm. Antº. Lourenço Bordalo e a de trespasse no ano de 673 pelo Tªm. Antº. Pires Fragoso.
+ idem de 10 alq. de pam meado que vendeo Antº. Esteves e pagou ao presente Pedro Afonso moleiro, feita em 623 pelo tªm. Simão da Costa Nogueira. (Nota: Dist. em 29/Ag./675).
+ idem de 13 alq. de centeio que vendeo a retro Antº. Pereira, e paga ao presente sua m.er feita em 655 pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 30 alq. de centº. que paga francisco de Proença feita em 672, pelo tªm. fr.co Vaz Fragoso. (Dist. em 16/VIII/80).
+ idem de dez alq. de centeio que paga Antº. Glz. feita em 656 pelo tªam. manoel Pinto no offº. de Francº. Vaz Fragoso.
+ falta a escritura de 13 alqueires de centeio fatuezim que deixou o L.do Lourenço Peres a esta santa casa como consta do su testº. pagam oje estes 13 alqueires os filhos de João Domingues pode-se pedir a escritura ao doutor Estevão Correa.
+ Uma escritª. per que paga Simão Salvado, cinco alq. meados, tb. é titulo doutros cinco que paga Domingos Glz. engenho, da Capinha, fica no masso da Capinha.

Peraboa

Fotografia de "Museu do Queijo"

+ Uma escritª. de 5 alq. de senteio que paga m.el Roiz feita no ano de 673 pelo Tªm. Antº Pires Fragoso, no oficio de Nº. Cardoso.
+ idem de 10 alq. de senteio que paga D.os Frz. em 672, pelo tªam Bento da Costa ferraz.
+ Uma escritª. de quinze alq. de trigo, digo, sentença perq. paga An.to daraujo fr.co mendes e miguel de Proença os ditos 15 alq. de trigo foi avida a sentença em o oficio do geral desta villa em o ano de 659.
+ idem de 10 alq. de centº. que paga an.to de araujo feita em o ano de 655 pelo tªm. antº. Pais da Costa.
+ idem 10 alq. de centº. que paga mel. João feita no ano de 656 pelo tªm. Mel. Tavares fatela.
+ idem de seis alq. de pam meados, que vendeo D.os João da Capinha, os quoais paga ao presente Pedro Glz de pera boa, feita no ano de 1599 fr.co antunes.
+ idem 6 de alq. de centº. que vendeo Pedro fr.co fereiro os quoais paga oje Pedro dos Santos de Peraboa feita no anno de 657 pelo tªm. Antº. Pais da Costa.
+ Um asinado de 4 alq. de senteio a retro q vendeo Mel. frz que foi do tortuzendo e por andar ausente é necessario por se em execuçam a fazenda.
+ Um asinado de fr.co Pires de Peraboa, per q pagua de presente Antº Pires tres alqueires de senteio e não há titolo mais que a pose, pelo assinado não estar em forma e devesse cobrar todos os anos.
+ falta uma escritura de 13 alq. de centeio a retro que vendeo Pedro Luiz do lugar de pera boa, em o ano em que foi provedor o Revº. Prior de S. Pedro e he serto que se não fez nem se paga siza, e está em posse esta Stª. Casa, de cobrar todos os anos, e não deve haver descuido na cobrança pelo perigo em que está este retro. (este retro perdeu-se).

Quintãns

+ Um asinado de 3 alqueires de centº. a retro que paga D.os Pinto.
+ idem a retro, de 3 alq. de centeo que paga Izabel Ferreira.
+ Duas Escrit.ºa per q paga Antº. Afonso Siqueira 8 alq. de pam meados, a principal feita no ano de 632 pelo tªm. Antº. Coelho fereira e a de trespasse feita no ano de 654 pelo tªm. M.el Pinto, no ofº. de Francisco Vaz Fragoso.
+ Uma escritura de 6 de alqueires de centº. q pagua M.el fr.co Camarada, feita em o ano de 655 pelo tªm. Antº. Pais da Costa. (Dist. em 13/Setº/1681).
+ Um asinado de 4 alq. de centº. que pagam os erdeiros de An.tam Afonso alferes, vendedores do retro.
+ Uma escritura de 16 alqueires de centº. que paga manoel de Siqueira feita em o ano de 674 pelo tabaliam Antº. Pais da Costa. (Dist. em 16 de 8.bro / 678).
+ tres assinados q andam juntos per que paguam D.os Pinto e Antº. Pires seu irmão Dez alq. de senteio dous asinados fez Antº. Pires macho e outro ana Pinta.

Um moinho de vento

Capinha

+ Uma escritª. dez alq. de senteio q paga Antº. Glz. do Castelo feita em o ano de 652 pelo tªm. M.el Pinto, no ofº. de Fra.co Vaz Fragoso.
+ idem de 8 alq. de pam meados que vendeo Jeronimo Fr.co de que paga ao presente D.os aº. 4 alq. meados por ter distratado o mais – feita no ano de 1603 pelo tªm. Pº. falcam tavares.
+ idem de tres alq. de centº. q paga D.os Miz. Martinho, feita em o ano de 666 pelo tªm. M.el Tavares fatela.
+ idem 4 alq. de trigo q vendeo D.os Miz. paga oje Gaspar Simão ou seus erdeiros della, dous alqueires de trigo feita em o ano de 623 pelo tªm. Simão da Costa Nogª.
+ idem de 20 alq. que vendeo Marcos da Cruz dos quais pagam oje seus erdeiros sinquo alqueires feita na era de 612 pelo tªm. Diogo Sardinha.
+ Consta mais que havia um asinado per que paguam os mesmos erdeiros de Nicolau da Cruz trez alq. de senteio de que está em posse esta Stª. Casa de cobrar sempre.
+ Uma escritura da qual paga Domingos Glz. Engenho 5 alqs. de pam meados, a qual escritª. tb. é titulo dos 5 alq. meados que paga simão Salvado do lugar de Caria; feita por Francisco de Siqueira no ano de 596. (Dist. dos ultimos cinco em 30/VI/1751).
+ Um asinado de arrendam.to de três nove anos (sic) per que paga João da fonseca, dous alqueires de centeio.
+ Uma escritura de quatro alqueires de pam meados, que vendeu Belchior Antunes, os quais paga hoje Domingos Antunes Branco.

Ferro

+ idem de 5 alq. de centº. que pagam os herd.ºs de Tomé Pires, feita no ano 665 pelo tªm. D.os da Veiga.
+ idem de 10 alq. de trigo que paga m.el esteves feita em 659 pelo tªm. M.el Barreiros.
+ idem de 9 alq. de centº. que paga João Esteves, feita em 1660, pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 4 alq. de pam meados que paga M.el João, feita em 1670 pelo tªm. José Freire Corte Rial.
+ Duas escrituras, que uma é a mesma que a outra, de 5 alq. de cennteio que paga aleixo Roiz, feitas no ano de 658, pelo tªm. M.el Barreiros.
+ Uma escritª. de 5 alq. de centº. que paga m.el Antunes feita em 1669, pelo tab.ªm Antº. Pais da Costa.
+ Um asinado de 3 alq. de centeio, a retro, que pagua Manoel Esteves.
+ Uma escrit. de dez alq. de centeio que vendeo João Tavares, pela qual paga Iria Peres os dez alqueires, feita no ano de 656, pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ Um asinado de 3 alq. de centº. que paga a mesma Iria Peres.
+ Uma escritª. de dez alqueires de trigo que vendeo estevão Dinjs pela qual paga Pedro Glz ou seus erdeiros, dous alqueires e meio de trigo, feita no ano de 623 pelo tªm. Simão da Costa Nog.ra.
+ idem de 10 alq. de centº. que vendeo pº. antunes e outra de trespasse que anda junto a ela pelas quais paga Fr.co Mendes dez alqueires de centeio – a principal foi feita no ano de 632 pelo tªm. Antº. Borges de Souza e a de trespase no de 654 pelo tªm. Antº. Pais da Costa.
+ falta uma escritura de M.el Esteves o moço, de 10 alq. de centº que paga de retro, a qual se não devia fazer no ano em que foi provedor o Revº Prior de S. Pedro e menos se devia pagar siza; não ha outro tº. mais que estar esta Stª. Caza em posse de cobrar.
+ Consta dos livros vender m.el frz. do canto sinco alqueires de centeio não se acha escritura, anda-se fazendo diligencia por ela nos livros de notas dos anos de 639 e 636 e 637.

Pº. Vizeu

+ Um asinado de 2 alq. de centº. que paga a retro Antº. Esteves dos Casais.
+ Dous asinados junto um ao outro que paga Antº Antunes Mole os quais deixou manoel machado do dº. logar.
+ Um asinado de arrendamento de duas courelinhas de terra que estão a de Gamgalo, por 9 anos, e ade pagar no ano de 676 D.os Afonso Ribeirinho 6 alq. de centeio e o mais que se fizerem a folha. (Nota: vendeo esta terra manoel afonso vendeo a clem.te agora uma fª. m.er de José L.ço).
+ Uma escritª. de 9 alq. de pam que paga manoel gonçalves ferrolho feita no ano de 678 pelo tªm. D.os da Veiga.
+ idem de 4 alq. de centº. que paga manoel Esteves feita no ano de 660 pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 6 alq. de centº que paga D.os L.ço dos Vales, feita no ano de 660 pelo tªam. M.el Pinto, no ofº de Francº. Vaz Fragoso.
+ Um asinado de 2 alq. e mº. de centº. a retro que paga Pedro Gonçalves o Torga.
+ Uma sorte de 30 alq. de pam, que deixou D.os Machado desta Vª. e ade pagar tam somente Antº. Fr.co de Pero Vizeu, dous alq. de pam meados.

Tortuzendo

+ Duas escrit.as de prazo e trespasse per que paga Manoel Roiz Sapateiro dez alqueires de trigo em cada um ano, feita uma delas no ano de 643 pelo tªm. Antº. Lourenço Bordalo e a outra em o ano de 659 pelo tªm. Antº. Pais da Costa.
+ Um asinado de 2 alq. de centº. que vendeo m.el frz. Correa e paga oje sua m.er (Nota: Dist. em 6 de 8.bro de 675 – o escriv. Costa).
+ Uma escritura de 5 alq. de centº. de que não paga ao presente Antº / frz. giesta vendedor do retro, mais de 3 alq. de centº. feita no ano de 662 pelo tªm. M.el Barreiros.
+ idem de 4 alq. de centº. que vendeo M.el Fr.co do Casal da Serra de que ao presente não paga mais do que um alq. feita no ano de 660, pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ Um asinado de 3 alq. de centº. que paga Antº. Alvres, dos Coadrados. (dist. em 18 de 2.bro de 1680 – Lobo).
+ idem de 4 alq. de centº. que paga João Roiz. das cazas da Serra, feita em 674. (Dist. a) Brito).
+ Uma escritura de Domingos Vaz da Bouça de 8 alq. de centº. a retro, que paga em cada ano. feita em 1662 pelo tªm Antº. Pais da Costa.
+ idem de 5 alq. que paga de retro Pedro frz. ervino das Cortes de Baixo, feita em 663 pelo tªm. V.te Pinto de Gouveia, digo sinco alq. de azeite.
+ idem de 7 alq. de azeite que vendeo D.os Glz. o velho, das Cortes do Fundo de que não paga ao presente mais a molher de 3 alq. feita em 663 pelo tªam. M.el Pinto, no ofº. de Francº. Vaz Fragoso.
+ Um assinado de 4 alq. de centº a retro, aberto, que vendeo manoel fr.co e sua molher, do Cazal da Serra, em 19 de m.ço de 676.
+ idem de 4 alq. de centº. a retro aberto que vendeo o Simão Pez. e sua molher Natalia piz. do Tortuzendo em 20 de M.ço de 676.

Alcaria

+ Um asinado de arrendam.to de M.el Pires das terras de q está de pose esta S. Casa, e no mesmo maso estam tres escrituras e hua sentença, hum de 6 alq. de trigo q vendeo D.os Mateus feita no ano de 611 pelo tªm. Manoel da Cunha, outra de 4 alq. de trigo que vendeo fr.co Simão do mesmo logar feita no ano de 611 pelo tªm. M.el da Cunha; outra escritura de dez alq. de trigo de manoel francisco moreno vendedor do retro feita no ano de 629 pelo tªm. Antº. Borges de Souza e paga o dito Manoel Pires dos ....., todos os anos hu alqueire de trigo e das terras quando se fazem a folha cinco alq. de centº.

Fundão

+ Uma escritª. de 90 alq. de centº. que vendeo D.os Mendes Castanho, do qual paga ao presente o Dr. Pedro da Cunha, 58 alq. de centº. feita no ano de 623 pelo Tªm. Antº Borges de Souza (Distratou-se parte em 10 de 9.bro de 675 e parte em 14/VI/676 – a) Costa.
+ Uma sentença que se ouve contra D.os Mendes Castanho pª. pagar seiscentos rs. de foro cada ano de um cham d’alvergaria.
+ Uma escritª. de 20 alq. de centº. que paga Antº. Roiz Ferreiro, feita no ano de 660 pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 20 alq. de centº. que vendeo Antº. Gomes Proença de que paga ao presente o mesmo 10 alq. feita no ano de 660 pelo tªm. M.el Gomes Castanho.
+ idem de arrendam.to que fez M.el Gomes Castanho, das casas em que vivia, de que não paga ao presente mais de 3 mil rs. o P.e Luiz Machado, seu filho, feita em 632, pelo tªm. Antº. Borges de Souza e o trigo se remio como consta dos livros .
+ idem das cazas que foram de D.os Mendes Castanho, que lhe comprou M.el Gomes, distribuidor, das quais pagam ao presente o Doutor Pedro da Cunha e o padre Luiz Machado, 9 mil rs. feita no ano de 632 pelo tªm. Manoel Gomes Castanho.
+ Uma arrematação de casas que foram de M.el Gomes Castanho e de um cham de regadia de q se remiu o foro.
+ uma escritª. de emprazº. de cazas, das oliveiras e tinte que foram do branquinho de que paga Antº. Tavares do Fundão, dous mil e quinhentos rs. em cada um ano, feita em 663 pelo tªm. Manoel Gomes Castanho.
+ idem de uma vinha, de que paga Mateus felizes, do Fundão, 2 mil reis, feita no ano de 662 pelo tªam. Manoel Gomes Castanho.
+ Christovão da fonseca, paga da metade de uma vinha que foi do Branquinho, 750 rs. por pagar a outra metade a Mizericordia do Fundão, onde deve estar a escritura do emprazamento.

Teixugas

+ Uma escritura de dez alq. de trigo q vendeo fr.co Tomé. e paga ao presente Gaspar felipe, feita no ano de 643 pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 6 alq. de trigo q paga Bartolomeu Antunes, o moço, feita no ano de 643, pelo tªm. M.el Tavares Fatela, paga Belchior Antunes.
+ Baltazar Gil pagua de renda de hu cham dez alqueires de trigo em cada ano, o qual cham foi de m.el dias do Souto da Casa, e o arrendou felipe caldeira e não ha na casa o arrendamento.

Souto da Caza

+ Uma escritª. de 8 alq. de trigo q vendeo bartolomeo de Gois de que paga ao presente m.el dias moleiro, dous alq. feita em 627 pelo tªm. Antº. Borges de Souza.

Pesinho

+ Uma escritura de 8 alq. de centº. q paga Domingos Dias, feita no ano de 657 pelo tªm. Manoel Gomes Castanho.

Erada

+ Uma escritª. de 10 alq. de centº. que paga Simão frz., carpinteiro, feita no ano de 667 pelo tªm. francisco mendes Pinheiro no ofº. de Nº. Cardoso Pacheco.

Paul

+ Um asinado de 3 alq. de centº. que paga João Pires e fr.co frz.
+ idem de 2 alq. de centº. que vendeo domingos frz. e paga hoje Izabel leal.
+ dous asinados juntos de 8 alq. de centº que vendeo Antº. frz. das Cortes do Meio, paga ao presente Pedro frz. Cabeças.
+ um asinado de 4 alq. de senteio que vendeo D.os Vaz e paga agora fr.co Roiz brãco de Unhais da Serra 2 alq.
+ Uma escritura de trespasse de todo este pam acima feita no ano de 667 pelo tªm. Antonio pais da Costa.

Barco

+ Um asinado de 4 alqueires de senteio que paga manoel francisco.
+ idem de antº. Duarte, do lugar do Barco, de 4 alq. de centeio que paga a retro.

Lavacolhos

+ Uma escritª. de 5 alq. de trigo, que paga Simão Antunes do lugar de Lavacolhos, feita no ano de 663 pelo tªm. Antº. Borges de Souza.

Enxabarda

+ Uma escritª. de 2 alq. e mº. de trigo que vendeo João Alvres e paga ao presente Simão Alvres, feita em 630, pelo tªm. João falcam Tavares.

Donas

+ Uma escritª. de oito alq. de trigo que vendeo João Antunes, o membro, paga della somente 2 alq. feita em 643 pelo tªm. Manoel Tavares Fatela.
(Fim)

As Publicações do blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-as-publicacoes.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/05/covilha-o-2-aniversario-do-nosso-blogue.html

Publicações anteriores sobre a Misericórdia:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/11/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_27.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/05/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/04/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_20.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/04/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/03/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/03/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/02/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/01/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-misericordia-uma-institiucao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_31.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_21.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/08/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_30.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_21.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário