domingo, 8 de junho de 2014

Covilhã - Os Jesuítas VI

   Como encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias uma pasta sobre Jesuítas covilhanenses ou que se fixaram na Covilhã, continuamos hoje a publicar o tema a eles dedicado.
    A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola que nasceu em 1491 no País Basco – Azpeitia – proveniente de uma família de fidalgos de província e morreu em Roma em 1556.
    A Companhia de Jesus entra em Portugal no reinado de D. João III através de Francisco Xavier e Simão Rodrigues e tendo como pontos de partida Lisboa, Coimbra e Évora, toma nas suas mãos o ensino e a organização da missionação das colónias.
   A lista que temos vindo a apresentar manifesta algumas falhas, talvez relacionadas com os momentos de expulsão da Companhia de Jesus de Portugal: 1759, 1834, 1910.

    Vamos agora acompanhar outros covilhanenses nascidos no século XIX.

XXIII Manuel de Oliveira Pinto 


    "O padre Manuel Pinto foi um membro ilustre desta família Pinto, que havia sido guarda-livros duma casa industrial muito importante da Covilhã e que um desgosto de amor levou para muito longe, ingressando na Companhia de Jesus e professando em 1901",segundo nos transmitiu Luiz Fernando Carvalho Dias.

XXIV António da Costa e Oliveira Pinto (1868-1933)

  Luiz Fernando Carvalho Dias diz-nos que o padre António Pinto nasceu na Covilhã a 30 de Janeiro de 1868 e faleceu em 1933 nas Caldas da Saúde, Santo Tirso.
   Estudou Filosofia e Teologia.
   Foi Provincial da Companhia de Jesus de 1912 a 1919, criando a Casa dos Escritores em Alsemberg (Bélgica), hoje em Lisboa, onde funciona a Brotéria.
   Foi fundador do Colégio Nobreza no Recife e do Seminário de Baturité. Também foi director do Colégio António Vieira de 1925 a 1930. No Brasil foi superior do Norte do Brasil.
   Foi professor de Matemática, Física e Ciências Naturais no Colégio de Campolide que era onde hoje está a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Aqui havia a “Academia Scientifica e litterária de Maria Santíssima Imacculada”, fundada em 1904; A. Oliveira Pinto era o responsável pela secção de Sciencias.
   Interessou-se por actividades científicas e experimentais no campo da radioactividade e da telegrafia sem fios.
    Foi sócio correspondente de várias sociedades científicas, participou no 1º Congresso Internacional de Radiologia e Ionização em Liège (1905), trabalhou no laboratório de Pierre e Marie Curie e foi um dos sócios fundadores, em 1907, da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais.
    Deixou-nos uma vasta bibliografia:
- “Glória de Sete Séculos, Breve História de Santo António”, Lisboa, 1895
- “Lâmpadas Eléctricas”, (separata da Brotéria), Braga, 1908.
- “Um novo ectrómetro”, (separata da Brotéia), 1908.
- “Première contribuition à l’étude de la radioactivité des eaux minerales du Portugal”, (Congrès international…), Bruxelles, 1910.
- etc., etc.
   Ambos eram irmãos do Monsenhor José de Oliveira Pinto, "o padre José Pinto como a Covilhã o conheceu e admirou pela viveza do seu espírito e pela fogosidade como defendia os direitos do povo da cidade."

Bibliografia - Romeiras, Francisco Malta e Leitão, Henrique, "Jesuítas e Ciência em Portugal", Brotéria 174, 2012

As Publicações do Blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-as-publicacoes.html

Estatística baseada na lista dos sentenciados na Inquisição publicada neste blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-lista-dos-sentenciados-na.html

Publicações neste blogue sobre os Jesuítas:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/04/covilha-os-jesuitas-v.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/03/covilha-os-jesuitas-iv.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/02/covilha-os-jesuitas-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2014/01/covilha-os-jesuitas-ii.html

Sem comentários:

Enviar um comentário