domingo, 1 de dezembro de 2013

Covilhã - A Misericórdia, uma Instituição de Solidariedade Social XXIV


    Hoje começamos a publicar o Livro de Registos dos testamentos e doações feitos à Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, bem como de escrituras de emprazamento feitas àquela instituição, referentes aos anos de 1674 e 1675, que encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias.

Covilhã - A Igreja da Misericórdia

Tit.º dos test.ºs e doações que há nesta Stª. Caza ate ao prezente ano de 675

+ Hua escritura de doação que fez mª. Pires, destª V.ª a esta Stª. Caza, da metade de hu chão, com suas arvores aonde chamam o tanque e hu pequene de terra com seus castanheiros
+ hua sorte do que coube a esta caza nos bens de ana dalmeida, desta vila.
+ Um treslado da manda E testamento de Apolonia da Costa, desta Vª.
+ Um testº de Mª. Tavares desta Vª. pelo qual deixou a esta Stª. Caza quinze alqueires de pam e consta dos livros estarem distratados e se comprarem em outra parte.
+ hua doação que fez Antº. Maçãs de umas cazas que deixou a esta Stª. Caza, que estão na fregª. de S. Tiago.
+ Um testº. de fran.cº do Olival Tavares, destª. Vª. pelo qual deixou a esta stª. caza, o remanescente da sua terça, por morte de sua m.er ana paiz, importa a terça em cento e dezasseis mil reis. Estam as sortes no officio de felipe de macedo; mostrou João Correia que tinha satisfeito o que devia pela parte de sua molher ana paiz, falta mostrar que tem satisfeito a sua parte felipe de macedo, por sua sogra Mª. Telles por ser herdeira da mãe, do dito fr.co do Olival Tavares. (Em nota: Esta satisfeita por parte de felipe de macedo a meia terça por constar asi do livro em q foi provedor manoel da Silva figueiredo Lv. 60 ...... – provedor Brito. -)
+ Hu testº. de Bernarda Tavares desta Vª., que importa a esta Stª. caza, não avendo herdeiro a uma capela q instituiu.
+ Uma doação que fez mª. nunez desta Vª. a esta Stª. Casa de umas cazas que estão a Stª. maria.
+ Uma doação que fizeram a esta Stª. Caza os confrades da Confraria de S. João de Jerusalem, no ano de 660, feita pelo escrivão m.el Tavares Fatela.
+ Hua escritura porque deixou Sebastião da Costa de Souza desta Vª. a sua terça a esta Stª. Caza depoiz de quatro vidas.
+ Hu testº. do l.do Manoel Pacheco Marques desta Vª. do que deixou a esta Stª. Caza.
+ Hua doação que fez o L.do Jorge Miz das casas e do pam que deixou pª. o mestre de gramatica na fregª. de S. Silvestre (em nota são as escrituras a fol. 263 vso. deste Livro).
+ Uma petição com o treslado da verba do testamento de heronima Lopez, per que deixou dez alqueires de pam meados a esta Stª. Casa.
+ Uma escritura de doação que fez o Revº. Prior de S. Tiago manoel Correa Maldonado desta Vª. a esta santa caza de duzentos mil rs., que andam à razão de juro, e conforme a doação se devem gastar os juros em roupa pª. o hospital feita nas notas do offº. de Francisco Vaz Fragoso pelo t.ªm Manoel Pinto. ano de 664.
+ Outra escritª. de doação que fez o Revº. Prior de S. Tiago Manoel Correa Maldonado, destª. Vª. per que deixa a esta Stª. casa depois de sua morte dous mil e quinhentos cruzados feita pelo tªm. José Freire Corte Rial na sua nota de 1670.
+ Um testº. e dous codicilos do Revº. Prior de S. Maria o L.do Manoel Francisco que deixou a esta Stª. Caza por sua herdeira.
+ Uma escritura de doação que fez a esta Stª. Caza João Francisco Caramenho, d’aldea do Souto, de humas terras que estão alem do Rio Zezere, feita por Antº. Pais da Costa, ano de 1661.
+ hum testº. do l.do Lourenço Peres, desta Vª. pelo qual pagam de foro cada hu ano os filhos de João Domingues, do lugar de Caria, treze alqueires de centeio.
+ Uma doação de Catarina Delgada, digo, hua escritura de doação de Catarina delgada, desta Vª. pela qual paga Domingos Antunes Barroso, do lugar da Capinha, quatro alqueires de Pam meados e tb é titolo de seis alqueires e pam meados que paga Pº. Glz de Peraboa feita por Manoel Falcam, no ano de 602.
+ Uma escritura de doação de m.el Gomes, destribuidor desta Vª. de muita fazenda que deixou a esta Stª. caza em o lugar do fundão e duas escrituras mais em que declarou algumas couzas tocantes à dita fazenda e doação feita por Antº. Coelho Ferreira, no ano de 636.
+ Um treslado do testº de Domingos Roiz Branquinho do lugar do fundão, pelo qual deixou a esta Stª. caza a metade dos seus bens, tresladado por D.ºs Glz. Robalo, no ano de 662.
+ Uma sorte do que tocou a esta Stª. caza, da herança de Dºs. Roiz Branquinho, feita por Vicente Pinto de Gouveia, no ano de 660.
+ Hu livro em que está o testº de fernã deanes desta Vº. per que deixou a esta Stª. Casa cento e vinte e cinco alqueires de pam meados de trigo e centeio que há-de pagar sempre o possuidor da Capela que le instituiu em as fazendas do lugar de Pero Vizeu.

Covilhã - O interior da Igreja da Misericórdia

Titolo das Escrituras e prasos que estão feitos até ao ano de 674

Vila

+ Hua escritura de felipe de macedo Castelo Branco, de dezoito alqueires de centeio, feita em 3/x/668 em o offº. de Nuno Cardoso Pacheco. (Em nota: Distratou-se em 8 de Junho de 676 – Costa).
+ Uma escritura de Antº. Pais da Costa, de um chão que emprazou a esta Santa Caza por dous alqueires e mº. de trigo em cada um ano, feita pelo escrivão manoel Barreiros, no ano de 667.
+ Um assinado de Belchior Fernandez Alho, de quatro alqueires de centeio a retro, em cada um ano, paga ao presente a viuva de M.el Frz. Alho. (Dist. em 10/VI/ 675. a) lobo)
+ Uma escritura de 40 alq. de centeio que paga cada um ano a retro D. Maria de Brito. Feita em 1670 pelo tªm. M.el Tavares Fatela. (Dist. em 15/VIII/675. a) Costa).
+ outra escritura de 20 alq. de centº. a retro que paga a mesma D. Maria de Brito feita em 1670 pelo Tºm. Andre do Vale Carvalho (sic) em o ofº. de Bento da Costa Ferraz. (Dist. em 15 de Agosto de 1672. a) brito).
+ Uma escritura de Joseph Temudo Cabral per q paga cada um ano 10 alq. de centº. a retro, feita em 6/VI/669 pelo tªam. Dªs. da Veiga. (Dist. em 10/XI/677. a) Brito).
+ Uma escrtª. de 6 alq. de centº. que paga francisco mendes escarduçador, desta Vª., feita em 1672 pelo tªm. Antº. Pires Fragoso, no ofº. de Nuno Cardoso Pacheco.
+ Uma escritª. de 6 alq. de centº. que paga m.el machado touguia em cada um ano, feita em 672 pelo tªm. Bento da Costa Ferras. (Dist.- a) Lopes) sic.
+ Uma escritª. de 8 alq. de centº. que paga Antº. da Costa Pucarinho feita em 674, pelo tªm. francisco Vaz Fragoso.
+ Uma escritura de oito alq. de centº. que paga antº miz, cardador, feita no ano de 673, pelo tªm. francisco vaz fragoso.
+ Uma escritª. de emprazam.to do quintal das cazas do estudo por que paga o Revº. prior de S. Silvesre francisco Vilela da Gama, 1 alq. de centº. em cada ano, de 663 pelo t.ªm Dºs. da Veiga. (Nota – Escritura a fls. 192 v. deste livro).
+Uma escritura de empraz.to de um souto de que paga Manoel Lourenço Valente, tresentos reis em cada ano, feita em 666 pelo tªm. Manoel Tavares Fatela. (Nota: hoje paga Andre Mendes que é genro do dito M.el Lourenço).
+ Uma escritura do Dinheiro a juro a rezam de juro, de que paga Miguel d’Almeida, desta Vª. 3$125 rs. de 50$000 que está devendo dela feita no ano de 674 pelo tªm. pedro d’Oliveira em oficio de fr.co Vaz fragoso.
+  Uma escritura de Dinheiro à razão de juro, porque paga cada ano Mª. Barbas, vª. de João Roiz fragua, desta Vª. 6$250 rs. a qual está no cartório de Francisco Mendes Pinheiro, que serve o offº. de Nuno Cardozo Pacheco, e a sentença que há contra a dita Mª. Barbas está em poder do escrivão das execuções Diogo Luiz d’Andrade. (Nota – a escritura e sentença está já na caza em .....).
+ Uma escritura de 15 alq. de centº. q fez manoel da Nave, em o ano de 1601, de que não se cobrou nada há m.tos anos, está junta a uma casa porque se demanda como possuidora Izabel Brandoa desta Vª.
+ Hua escritura de 50$000 rs. à razão de que paga Manoel Lourenço ..... tres mil e 125 rs, feita pelo tªm. Antº. Pires , fragoso.
+ Uma escritura de 50$000 rs – à razão de juro de que paga Sebastião frz namorado 3$125 rs pelo mesmo tªm estão lançados adiante.
+ Uma escritura de 30 alq. de centº. a retro aberto que vendeo M.el Roiz Ratinho, da fregª. de S. Tiago desta Vª. e comprou o prov. Manoel Bº. da fonseca em 30/VIII/675, tªm. D.os Magro, no offº. de Joseph fre. Corte Rial, fol. 79. – (Nota: neste livro a fl 79).
+ Uma sentença de agravo que esta casa houve pª. as crianças dos engeitados e expostos, à porta do hospital correrem pelos bens do concelho. Hé executor dela o juiz dos orfãos desta Vª. houve-se este ano de 675  pª. 676 fica na arca das escrituras, no masso das escrituras da Vª.
+ Um assinado que fez manoel Homem de Brito, desta Vª. com a obrig.ção de dar 25 alq. de centº. em cada ano, pelas vinhas que comprou a esta caza emquanto se lhe não fizer escritura. E começa a primeira paga em dia de N. Snª. de Agosto de 676.

Aldª. de Carvalho

+ Um asinado por que paga 4 alq. de centº. a retro, Pedro Afonso. (Consta do livro do ano em q foi prov.dor Teodosio Correia. a) Lobo – 1669).
+ Escritura de retro por que paga M.el Esteves, 15 alq. de centeio, feita por M.el Tavares Fatela em 1661.
+ Uma escritª. de 11 alq. de centº. a retro que paga Pº. Domingues, feita pelo tªm. M.el Barreiros em 658.
+ Assinado que está dentro da mª. escrtª. pelo qual paga o mesmo 4 alq. de centª.
+ Uma escritª. de 10 alq. de centº. a retro que paga M.el Vaz, feita por M.el Tav.res fatela em 1664.
+ Uma escritura de prazo fateosim de 5 alq. de centeio e um cabrito que pagam os herdeiros de D.ºs Antunes feita em 1643 pelo tªm. Antº. de Lima de aguilar.
+ Um assinado de 4 alq. de centº que paga fr.co Gomes.

Boidobra

+ Uma escritura pela qual há-de pagar Mª. cardona, da Boidobra, 100 alq. de centº em 4 anos, começou a pagar este de 675.
+ Um assinado de 4 alq. de centeio que paga Antº. Antunes da Boidobra, feita no ano de 667.
+ Um asinado de Simão frz. chanoqua, pelo qual pagua oje Matheus ianes, 2 alq. de trigo e o asinado diz dous meados.

Teixoso, Sarzedo e Gibraltar

+ Uma escritura de retro de 15 alq. de que paga Francisco de Proença – feita por Antº Pais da Costa – ano de 668.
+ Uma sentença contra Manoel Pires Soares porque paga a esta Stª Casa, 25 alq. de centº. a escritura ficou em os autos donde a sentª. manou.
+ Uma escrtª. de 4 alq. de trig.º que paga Branca Velha, feita em 631, em nome de Miguel Antunes; tªm. Antº. Borges de Souza.
+ Escrtª. de arrend.to por 9 anos das terras da Atalaia que fez Sebastião Antunes e Francisco João, do Sarzedo, pelo tªm. Franc. Vaz Fragoso – 1674.
+ Escrtª. de 10 alq. de centeio que paga a retro Gªr. Luiz Carriço feita em 670 pelo mª. tªm.
+ Uma escritª. de arrendam.to de hua terra d’atalaia, perque paga em cada ano antam Dias perdigam, 8 alq. de centª. feita em 660 pelo tªm M.el Barreiros; e paga todos os anos emquanto durar o arrendamento.
+ Uma escritª. de 6 alq. de sentº. que paga a retro D.os Esteves mocas, feita em 663, pelo tªm. M.el Tav. Fatela.
+ Uma escritª. de 7 alq. de centª. q paga pascoal Luiz, a retro, feita no ano de 672 pelo tªm. Francº. Vaz Fragoso.
+ Outra escritª. de 10 alq. de centº. que paga o mº. feita em 654 pelo tªm. M.el Pinto, no ofº. de fr.co Vaz Fragoso.
+ Uma escritura de 7 alq. de centº a retro que paga manoel Fr.co Grilo feita no ano de 654 pelo Tªm. M.el Pinto, no oficio de fr.co Vaz fragoso.
+idem de 20 alq. de centº. a retro que paga m.el Esteves Vasco feita no ano de 655 por m.el Tav.res Fatela.
+ idem de 6 alq. de centº. a retro de m.el glz. verdelham q paga oje manoel da costa, escudeiro, feita no ano de 623 pelo tªm. Simão da Costa Nog.ra
+ idem de 14 alq. de pam meados – trigo e centº. que vendeo mateus Diniz e sua m.er os quais paga hoje manuel Dias Coa, feita no ano de 1603, pelo tªm. Pº. Falcam Tavares.
+ idem 12 alq. de centº. a retro que paga domingos gomes que veio de Aldª. do Mato pª. o Teixoso, fª. no ano de 648 pelo tªm. Gaspar Pires.
+ Um assinado de manoel antunes Villa, per q paga cada ano a retro 3 alq. de sentº. feito no ano de 668.
+ Um assinado de arrendamento de Miguel Roiz de Gibraltar, das terras do Penedo da Serdeira e da fonte da degaper ha de pagar o ano de 676 quem a folhar 15 alq. de senteio e os mais caindo a folha em dezoito anos de que he o arrendamento.
+ Um assinado de arrendamento de D.os frz de gibraltar perque paga 25 alq. de centº. dous anos continos e no ano de 675 não ha de pagar; e somente no ano de 676 e 677 ade pagar ..... arrendamento (Nota: acabou o arrendamento este ano de 667).
+ falta a escritura por que paga João de Sá Tello quatro alqueires de trigo q devia fazer este retro quando viveo em Gibraltar, está em posse esta casa de cobrar todos os anos.

                                   Aldª. do Mato e Aldª. do Souto

+ Uma escritura de 4 alq. de trigo paga José Fr.co de aldª. do mato – feita em 642 pelo tªm. M.el Tavares Fatela.
+ idem de 12 alq. de centº que vendeo manoel da fonseca borges, de aldª. do Souto, feita no ano de 660 pelo tªm. M.el Pinto, no ofº. de Francº. Vaz Fragoso – e não paga oje desta escritª. mais de 6 alqueires.
+ idem de 5 alq. de centeio que vendeo m.el Coresma de Aldª. do Souto e dela não paga hoje m.el da fonseca borges, mais de que um, feita no ano de 627 pelo tªm. Antº. de Lima, quando se distratar deve-se ver um asinado que está no fim desta escitura, que é certo que se não pagou o que nele se diz – (outra letra: paga-se desta escritura 7 alq.s de Cº.).
(Continua)



As Publicações do blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-as-publicacoes.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/05/covilha-o-2-aniversario-do-nosso-blogue.html

Publicações anteriores sobre a Misericórdia:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/11/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_27.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/05/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/04/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_20.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/04/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/03/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/03/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/02/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/01/covilha-misericordia-um-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-misericordia-uma-institiucao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_31.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_21.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/09/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/08/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_30.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de_21.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/07/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário