quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Covilhã - Notícias Soltas

    


     A Cruz Processional de D. Sancho I ou o Cruzeiro foi inaugurado no ponto mais alto da Serra da Estrela, na Torre, em 1940.



   Lemos no “Diário da Manhã” que na inauguração estiveram muitas pessoas vindas de vários pontos da região, entre elas Dom José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja e tio-avô do editor e muitos presidentes da Câmara; que também pretende recordar os Centenários da Fundação (1140) e da Restauração (1640) da Nacionalidade.
    Terá sido neste dia que o padre Morgadinho, pároco de S. Martinho (Covilhã), impressionado com a demonstração de fé dos presentes, lançou a ideia de se construir no alto da Serra um monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela para o culto dos pastores que tanto passam naqueles montes. Constituíram logo ali uma comissão organizadora e iniciaram um sistema de cotas de 1000 escudos. As Juntas de Freguesia também foram colaborando.(1) Mais tarde o escultor António Duarte apresentou o esboço do monumento e iniciou a sua construção no Covão do Boi. É um baixo-relevo com mais de sete metros de altura.



    Foi inaugurado em 1946 com a presença de personalidades religiosas e civis. As festas em honra de Nossa Senhora dos Pastores realizam-se em Agosto e atraíam muitos visitantes, mesmo quando os caminhos eram tortuosos e de difícil acesso.


Nota dos editores - Observemos uma nota de pagamento de Álvaro da Cruz Dias (pai de Luiz Fernando Carvalho Dias e avô do editor) e as imagens que se encontram do lado esquerdo. Os membros da Comissão que assinaram o recibo foram o Padre Joaquim dos Santos Morgadinho, Luiz Fernando de Carvalho Dias e António Lopes.


Sem comentários:

Enviar um comentário