O nosso blogue vive do espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, que continuamos a explorar e a divulgar. Sempre soubemos o interesse do investigador por Frei Heitor Pinto, que deu origem em 1952 à publicação de "Fr. Heitor Pinto (Novas Achegas para a sua Biografia)", a 1ª da sua vasta obra.
Aquando das comemorações do IV centenário da morte do frade jerónimo, que se realizaram na Covilhã a 2 de Dezembro de 1984, empenhou-se totalmente para que a figura de Frei Heitor fosse mais divulgada.
A propósito de monografias covilhanenses, Luiz Fernando Carvalho Dias lembrou Frei Heitor Pinto:
“Não ainda em monografia, mas como simples descrição, registo a primeira imagem da Covilhã em forma literária. Cabe ao nosso Frei Heitor Pinto, o escritor português mais divulgado e com mais edições no século XVI. Trata-se de uma imagem enternecida, como que uma saudade de peregrino a adivinhar exílios, muito embora a abundância dos adjectivos desmereça da evocação:
“ … Inexpugnável por fortes e altos muros, situada num lugar alto e desabafado e de singular vista, entre duas frescas e perenais ribeiras, com a infinidade de frias e excelentes fontes e cercada de deleitosos e frutíferos arvoredos. “ (1)
Estamos a publicar informações sobre Frei Heitor Pinto. Baseamo-nos em reflexões do investigador, em fotografias e textos da Exposição de 1984 e na obra sobre Frei Heitor Pinto.
Acompanhemos a obra “Fr. Heitor Pinto (Novas achegas para a sua biografia)” de Luiz Fernando Carvalho Dias:[...]
A prisão, o exílio e a morte
Em 1579, quando começou a entrever-se a
crise da sucessão, ensinava a Sagrada Escritura, em Coimbra, Fr. Heitor Pinto. Os longos anos de
meditação deram-lhe tal segurança na exegese bíblica que suas obras invadiram
os centros da especialidade, onde algumas foram editadas. Viera, pois, o
magistério universitário, iniciado em 1576 (1),
coroar uma intensa vida de estudo quando começava já a frutificar nos leitores
dos seus livros tanto saber cuidadosamente acumulado.
Mal adivinhava o frade, no
sossego apetecido de Coimbra, como o pleito que enegrecia os horizontes ia
sangrá-lo, nas suas afeições: Filipe 2º, protector da sua candidatura em
Salamanca (2); o Cardeal D. Henrique a
quem consagrara os Comentários a Isaías e o nomeara reformador dos Cónegos de
S. João Evangelista; o duque de Bragança a quem dedicara a segunda parte da Imagem
da Vida Cristã; o ensino universitário porque aspirara muitos anos; a
residência em Portugal, cujas saudades sentira, viajando por terras estranhas.
E era o mesmo amor da Pátria, que
não considerava um verdadeiro bem, a sair-lhe ao caminho, com problemas de
consciência: todavia as dúvidas redimiram-se no sacrifício da liberdade que se
sublima com a morte, nas terras escarpadas de Toledo, exílio triste para quem
amou as árvores, as flores e a suave doçura da pátria portuguesa.
A sua têmpera de beirão não o deixou hesitar como tantos, entre o dever
e a comodidade; conduziu-o ao campo do infeliz Prior do Crato onde flutuava uma
bandeira quase vencida.
Esta afeição à causa de D.
António se era raciocínio de jurista a defender direitos, reacção natural à
absorção de Castela, em português culto do séc. XVI a quem o humanismo não
crestara o instinto da independência perante o perigo, umas vezes doce, outras
violento, mas sempre vivo do espanholismo unionista, fé de patriota reagindo
contra a dominação de Rei estranho - também era laço de camaradagem de estudos
em Coimbra, pois o bastardo e frei Heitor foram contemporâneos (3), e talvez gratidão de antigo pupilo do
Infante D. Luís (4).
Por isso a sua posição não demora
a definir-se; agrupa-se com os lentes que recebem D. António, em 1579 (5), muito embora não deva contar-se entre os
doutores do seu direito (6), como
insinua, sem base, a «Memoria dos estudos em que se criaram os Monges de S.
Jerónimo» (7); Filipe exclui-o expressamente do perdão, concedido em Tomar, em 18 de
Abril de 1581 (8); figura na lista
dos partidários de D. António a que este se confessa devedor de mercês, depois
de Rei (9); e a sua morte, com suspeitas
de veneno, serve de argumento, contra a tirania filipina, em carta do Prior do Crato
à Santidade de Gregório XIII (10).
A sua resistência a Castela está, pois,
largamente documentada; o mesmo não acontece com os efeitos dessa resistência,
ou seja as circunstâncias da sua prisão e desterro, como actuou nele o segundo
perdão de Filipe II, outorgado, em Lisboa, a 10 de Setembro de 1582 (11), e com a data da sua morte.
Fr. Francisco de los Santos na Historia
de la Orden de S. Geronimo (12), que
serviu de fonte a Barbosa Machado (13),
no cap. 69, liv. 3º dá-nos uma resenha da vida do monge português. Depois dum
elogio rasgado às suas virtudes e ao mérito das suas letras, exclama:
«Comunicóle el Prudentissimo Rey Filipe segundo en Lisboa truxoselo
consigo a madrid quando vino de tomar prossession de Portugal ...»
A seguir diz que entrou na corte e então foi quando lhe disseram que já
estava no coração de Castela, ao que ele respondeu que era verdade mas Castela
não estava no seu coração.
O autor da Biblioteca Lusitana
enaltece a fidelidade de Fr. Heitor aos príncipes portugueses e ao filho do
lnfante D. Luís, e, na peugada do castelhano, acrescenta:
... «e querendo Filipe o Prudente livrar-se de hum tão forte
antagonista o levou em sua companhia para Madrid, quando voltava de Portugal
com o pretexto honorífico de seu consultor em os negócios mais graves. Ao entrar naquela corte disse com
apostólica liberdade: El-Rei Filipe bem me poderá meter em Castela, mas Castela
em mim he impossível...» (14)
A notícia da prisão consta da Memória
manuscrita, intitulada Miscelânea curiosa de sucessos vários (15), de
autor anónimo. cujos pais e avós serviram os Reis D. João 3º e D. Sebastião,
escrita em 1671-72:
«... foi levado preso a Castela, entregue à guarda de soldados,
insolentes e atrevidos, os quais pelo caminho lhe fizeram grandíssimas
molestias, e injúrias; e em Castela o meteram dentro duma rigorosa prisão, na
qual morreu com grandes suspeitas de veneno. Este grave varão era grande
português e bem o mostrou, quando indo pra Castela, entrando preso em Badajoz,
um dos soldados pelo mortificar, lhe disse estas palavras: para padre mio ya
entramos en Castilla, ao que o bom do velho lhe respondeu: eu entrarei em Castela,
mas Castela nunca há-de entrar em mim...»
Altera esta versão as anteriores
e suas similares e aproxima-se mais da verdade.
Mas voltemos a Fr. Francisco de
los Santos. Na sua obra há uma referência a Fr. Heitor que passou
desapercebida a Barbosa Machado, por não constar do índice ideográfico, quando
ajuda a esclarecer a biografia do monje de Belém. Depois de desenhar o quadro
da resistência dos hieronimitas portugueses, que afinal se desenrola desde 1580 a 1640 (16), como aliás a dos franciscanos, bernardos (17), crúzios (18)
e outros, conta que a agitação se sucede sem estar presente Fr. Heitor
Pinto (19).
Santos abandonou aqui, como se verifica, o
tom panegírico que utilizara ao enaltecer o seu confrade e o levara a esconder
a verdade, para agora deixar transparecer, nas entrelinhas, que Pinto
centralizava a resistência anti-castelhana dentro da Ordem, não só pelo
incontestável prestígio intelectual mas pelas suas altas virtudes.
Compreende-se: o «Demónio do Meio
Dia» ao manejar as ordens religiosas como instrumento de tirania, odiava este e
outros frades por recusarem dobrar a cerviz à sua vontade omnipotente. Não hesitava
castigá-los:
«Hasta con pena de muerte que se ejecutaba sin aparato y con tenebroso
sigilo, arrojandolos al rio de noche» (20)
Sempre
os tiranos, gratos aos aduladores, se enraiveceram com as personalidades fortes
que se recusaram tomar o turíbulo e queimar-lhes incenso.
Era assim a medo na monarquia «da
ciência certa e do poder absoluto» de Filipe 2.º, quando os métodos repressivos
estavam ainda na infância e eram pálido arremedo dos sistemas científicos das
polícias políticas e dos tribunais especiais das repúblicas democráticas,
totalitárias e progressivas, filhas directas ou indirectas da Revolução
Francesa.
Repugnava pois aceitar que Fr.
Heitor como ensinavam Santos e Barbosa Machado, saísse, para Espanha, com a
capa doirada de conselheiro, em negócios graves.
Os documentos de Simancas, trazidos agora à 1uz e constituídos pelas
minutas das cartas do secretário Gabriel Çayas, revistos e corrigidos por
Filipe 2º, encarregam-se de desfazer a lenda.
Preso, em Abril de 1581, na Comarca de Coimbra, deve ter
recolhido ao Mosteiro de S. Marcos (21) e
aí permanecido em rigorosa clausura até Setembro, mês em que foi levado para
Castela; transportou-o o corregedor à fronteira da Beira e entregou-o a D. Jerónimo de Fuentes, seu colega de Ciudad Rodrigo.
Ia proibido de falar ou tratar
com pessoa alguma e de receber cartas; acompanhava-o outro exilado, sacerdote
como ele, o seu confrade e antigo condiscípulo na Universidade de Coimbra Fr.
André de Condeixa (22).
De
Ciudad Rodrigo dirigiram-se a Segóvia, onde Fr. André recolheu ao Mosteiro de
N. S.ª del Panal, seguindo daí Fr. Heitor, acompanhado dos esbirros, para Toledo onde ficou encarcerado no
Mosteiro de N. S.ª de la Sisla.
Temia-se que os dois pobres
monges fugissem e estabelecessem contactos com o Conde de Vimioso!...
Mas vamos aos documentos que
falam por si.
I
Al general de los Hier.mos
R.do y devoto padre, Haviendo
paresido que convenia a mi servicio y al bien y sosiego deste Reyno sacar del,
y passar al de Castilla, algunos religiosos y entre ellos tres de Vra orden
llamados fray Hector Pinto, fray Andres, fray fran.co de Olivença (23) os lo he querido avisar por esta y
encargar os mucho, que haciendo mirado las casas donde podian estar me
embiassendes mandatos para los Priores dellas en que les ordeneis q los reciban
y tengan a tan buen recaudo q ni puedan salir dellas ni tener trato ni
comunicacion con niguno de fuera haziendoles empero buen tratamiento en lo que
toca a la comida, y cosas necessarias. Que venidos esto recaudos mandare, que
se lleuen a las casas que les señalaredes advertiendo que han de ser de las
mas apartadas deste Reyno, y que no han destar juntos sino cada uno en la suya,
porque se les quite toda occasion de inteligencias. Que a su tiernpo se os
avisara de lo que mas se huviere de hazer con cada uno dellos. De Lisboa a ultimo de Julio de 1581.
Yo el Rey
Por man.do de su M.de
Gabriel
de Çayas (24)
II
Al
general de los Hierj.mos de Lisboa a 20
de Agosto de 1581.
Rev.do y devoto padre. Con
vuestra carta de cinco del presente se recibieron los mandatos para los Priores
de los conventos de la estrella espeja y Cotalva y no ay dubida, sino que (si
se tuviera solamente fin a tener apartados Deste Reyno, a fray Hector Pinto,
fray andres y fray francisco de Olivença, era bien a proposito, mas porque si
se pusiessem en ellos, poderian tener intelligencia con el Conde q llaman de
Vimioso y aIgunos otros Portugueses que residen en francia fuera de mi gracia y
obediencia, me ha parecido que sera mejor que el uno se lleve a ese vro
convento, otro al de Sisla de Toledo, y otro al del Panal de Segovia, o, al de
Guisando, y assi sera menester que embieis otras patentes como las que se os
buelven con esta para los Priores de las dos casas, o, para algunas otras desse
Reyº de Toledo que a vos os paresciere
seran mas convenientes para los tener, en la forma que se os ha escripto q han de
estar, y en esto se remite a vra prudencia. De Lisboa, a 20 de Agosto 1581. Yo
el Rey.
Por
man.do de su Mag.de
Gab. de Çayas (25)
III
A don Hieronimo de Fuentes
corregidor de Ciudad Rodrigo. De Lisboa
a xj de 7 bre 1581.
A xx del passado os mande remitir
con el corrigidor de Cohimbra la persona de fray miguel de Sanctos Provincial
de los Augustinos en este Reyno para que lo embiassedes al monasterio de nra
S.rª del Pilar de la Villa de Arenas, agora escrivo y embio a mandar al mismo
corregidor que lleve y os entregue a dos Religiosos de la orden de Sanct.
Hieronymo que ha dias estan alli presos, llamados fray Hector Pinto y Fray
Andres de Condeixa, porque a mi servicio y al sosiego deste Reyno conviene
sacarlos del y haviendo avisado dello al general de su orden en Castilla, ha
señalado a fray Andres el convento de nra S.ª del Panal cerca de Segovia, y a
fray Hector Pinto el de nra S.rª de la Sisla cerca de Toledo, y dado para ello
sus patentes dirigidas a los Priores de las dhas casas en que les manda que los
reciban y tengan en ellas conforme a la orden que yo les mandasse dar, y assi
van con esta dos pliegos para ellos y dentro mis cartas con las patentes y a
vos os encargo y mando que luego se se os ayan entregado los dhos frayles, los
embieis con persona de recaudo y el acompañamiento q vieredes ser necessario, y
orden que el fray Andres de Condeixa se entregue con mi pliego al Prior del
dicho Convento del Panal, y que de alli passe con el dho fray Hector Pinto a la
Sisla y le entregue al Prior de aquel convento assi mismo con mi pliego, y que
de ambos tome certificacion de como quedan en su poder, y advertieis a la
persona q vaya con cuydado que ni se le pueden huyr, ni les permita hablar ni
escrivir a nadie en el camino, ni recibir cartas ni recaudo de nadie, que con
esta yra una cedula mia en q (como vereis) embio a mandar a las Justicias de
los pueblos por donde huviere de passar que le den el favor y assistencia que
les pediere, y los mantimientos necessarios por sus dineros, y vos le hareis
proveer de lo que os paresciere que sera menester para el cumplimiento desta
comission del dinero que ay huuiere de gastos de just.ª o, de penas de camara,
y auisareisme de como se havra hecho y cumplido lo uno y lo otro. De Lisboa, a
xj de 7bre. 1581.
Yo
el Rey
Por
man.do de su m.de
Gab. de Çayas (26)
IV
Extracto
e tradução.
Aos corregedores e outras
justiças de Castela para que à pessoa que o corregedor de Ciudad Rodrigo D.
Hieronimo de Fuentes enviar com Frei Heitor Pinto e Frei André de Condeixa, até
Segóvia e Toledo, ambos da ordem de S. Jerónimo, a fim de serem entregues aos
priores dos conventos de N.ª Senhora del
Panal, cerca de Segovia e de N.ª S.ª de la Sisla, cerca de Toledo, se lhe dê o
favor, ajuda e assistência que for mester, e os
mantimentos, bestas de guia e outras cousas necessárias até aos dois
conventos.
Lisboa. 11 de Setembro de 1581 (27).
Por uma
patente que irá com esta do p.e Frei Christovão de Alcala geral de Vossa ordem
e outra de Frei Gonçalo Ionalva Presidente e Vigario Geral da mesma ordem
nestes meus reinos de Portugal, entendereis as justas causas e considerações
porque se leva a esse convento a pessoa de Frei Heitor Pinto Portugues que vos
entregara D. Jeronimo de Fuentes, meu corregedor de Ciudad Rodrigo, com pessoa
que vos dará esta minha carta. Em cumprimento dela vos encarrego e mando que
recebais e tenhais nesse mosteiro ao dito frei Heitor Pinto «a tan bueno
recaudo que ni pueda salir dei, ni hablar ni escrivir a nadie ni recibir cartas
ni recaudo de nadie, ni tener nigun otro genero de intelligencia, trato,
comunicacion, ni conversacion con niguno de fuera, dandole empero la comida y
cosas necessarias como a los otros Religiosos desse Convento, en e1 qual hade
estar de la manera y en la forma que se ha dicho, hasta que se os avise de otra
cosa, que en ello se servireis. De
Lisboa a xj de septiembre 1581. Yo el Rey. Por man.do de su m.e
Gab.
de Çayas» (28)
*
* *
* *
Da viagem e entrega de Fr. Heitor
Pinto ao Prior de Sisla, devia D. Jerónimo prestar contas, em relatório ao
secretário do Rei.
As horas escassas. consagradas em
Simancas, à busca e recolha de novos elementos biográficos, não permitiram que
encontrássemos, caso ainda exista, a carta de Fuentes, referente a Fr. Heitor e
a Fr. André, muito embora tivessemos achado a que dizia respeito a Fr. Miguel
dos Santos, datada de 18 de Setembro (29).
Ora a leva dos hieromitas é posterior à do Agostiniano. Ficamos assim inibidos de juntar o testemunho que podia esclarecer e
documentar a frase (30) que para os séculos guardou, em síntese, a
resistência dum grande Português ao poderio de Castela.
O sossego aparente do Reino levou
Filipe II a outorgar novo perdão a 10
de Setembro de 1582, decorrido um ano sobre o exílio de Fr. Heitor Pinto,
abrangendo muitos dos excluídos do perdão anterior (31).
Aparentemente Fr. Heitor devia
ter beneficiado dele, muito embora se lhe condicionasse a entrada e residência
em Portugal:
«não estarão nê Entrarao nestes meus reynos
e sñorios de Portugal Atee mynha mercê, E sem mynha special licença. Auendo
resp.tº as causas per q no dito perdão geral foram Exceptuados, ha inquietação
e escandolo q causarião Em suas congregações, E religiões destes reynos, se a
eles por ora tornassê» (32).
Desconhecemos os efeitos deste perdão na vida do hieronimita mas
presumimos que continuou em Sisla, onde faleceu (33).
Não
foi levantada qualquer objecção séria à sua morte, neste mosteiro.
Todos os autores que referem o
epitáfio da sepultura o transmitem com pequenas alterações que lhe não
modificam o sentido.
Fr. Francisco de los Santos
continua, neste passo, como noutros a ser a fonte primacial. Do seu «Hic
iacet Lusitanus ille» (34) ao «Hic
iacet Hector Lusitanus ille» (35) de
outros pouca diferença vai.
Não podemos decidir qual a forma
correcta da memória sepucral; o convento, situado na margem esquerda do Tejo,
num monte fronteiro a Toledo, transformou-se em casa de campo dos Condes de
Arcentales, no século passado e depois sofreu os efeitos da guerra civil espanhola
(36).
Os
claustros, se são os primitivos, jazem em ruínas e entulhados, pelo que é
impossível descobrir qualquer vestígio de sepulturas.
No arquivo histórico de Madrid
ainda analisámos alguns maços de papéis do mosteiro de Sisla, resultando a
busca de todo infrutífera, mas outros, desse fundo, lá ficaram à espera duma
nova e mais profícua tentativa que nos ajude a desvendar o segredo da morte de
Fr. Heitor Pinto e a precisar a sua data (37).
Esta fixam-na quase unânimemente em 1584 (38) chegando o Ano Histórico (39)
a determinar o dia 19 de agosto, a que não recusamos, por agora, o nosso voto
por presumirmos esta efeméride baseada em qualquer obituário dos Jerónimos
portugueses que até hoje escapou à nossa investigação.
Terminamos por examinar a
hipótese levantada pelo cónego Vilela que mereceu tanto respeito ao autor do
Dicionário Bibliografico (40).
Parece contudo condenada pela contradição
que resulta do próprio texto:
«Houve
portuguez e um delles foi fr. Heitor Pinto, monge de S. Jeronymo, lente de
Escritura da Universidade, respeitavel pelas suas letras, e versadissimo nas
linguas orientaes, prezo nas vesperas do Natal de 1587... Fr. Heitor Pinto que
Filipe o Prudente quando veio para este reino o levou em sua companhia para a
Corte de Madrid a titulo de seu conselheiro ... (41)
Filipe
seguiu para Espanha a 11 de Fevereiro de 1583 e chegou a Madrid a 29 de Março (42).
Levando consigo Fr. Heitor Pinto,
como poderia este ter sido preso, em 1587 ?
*
* *
Uma verdade convém assinalar.
Fr.
Heitor Pinto, morrendo no exílio, vitima do veneno ou de morte natural, não se
submeteu a Filipe 2.° e este não conseguiu meter-lhe Castela no coração.
Por
isso o seu nome ficou no martirológio da Pátria, honra tão alta ou maior do que
ilustrar-se como clássico da língua portuguesa, moralista ou teólogo.
A
sua vontade foi mais forte do que o Poder, porque, resistindo-lhe, o venceu.
Notas:
1. J. de Brito e Silva - Ob, cit.
2. Arquivo da Universidade de Salamanca – Livº 36 de
Claustros (1567-68), cit. fls.129 e 129 v. Vid. apêndice
3. Mário Brandão - Coimbra e D. António Rei de
Portugal. Coimbra,1939 Doc. XXIII, fls.171. O Colegio das Artes, I,
1547-1555. Coimbra, 1924. fls. 478.
4. Arq. Nac. da T. do Tombo - Livro das moradias
dos moradores do Iffante dom Luis noso
Snõr deste presente ano de 1543, fls. 3: «frey eytor - b c § al» -
id. de 1554,fls. 1 v; «frey eytor b c § al» - id. 1542, fls. 3 «frey eyror - b
c § al». Quem será este frey Eytor» que figura na capela do Infante D. Luis? O
Infante foi senhor da Covilhã, por carta de D. João 3º, dada em Coimbra a 5 de
Agosto de 1527 (Chanc.ª de João 3º, Liv.º 30, fls. 120).
5. J. de Brito e Silva - Ob. cit.
6. Arquivos de Simancas Leg.º 416 - Os letrados de
D. António foram «o chançarel-mor, Lourenço Correa, Manuel d’Oliveira,
Belchior do Amaral e Heytor Borges».
7. Bol. da Bibl. da Universidade de Coimbra,
vol. cit.
8. Arq. Nac. da T. do Tombo - Liv.º 1.° de Leis, fls.
25, Vid. apêndice.
9. D. Antonio Caetano de Sousa - Historia
Genealogica da Casa Real. 1.ª Ed., vol. 2º de Provas, fls. 555 e segs. «Rol
das pessoas a que tenho obrigação depoês de Rey (Papel de Senhor D. Antonio)
... -os que me seguiraõ sempre em Portugal sendo Rey, que não vieraõ a França:
.. (149) Fr. Heitor Pinto ...».
10. Barbosa Machado – Ob. citada fls. 392 e
segs.
Memórias dos Estudos .. cf.: «Ille tamen (fala de Fr. Heitor) superborum Militum fidei
commissus fuit in Castellam deductus, et in vincula congectus, ubi non sine
veresimili veneni suspectione, emedio sublatus est».
11. Arq. Nac. da T. do Tombo - Liv. 1º. de Leys, fls.
30 v. e segs.
12. Fr. Francisco de los Santos - Historia de la
Ordem de S. Gerónimo.
13. Barbosa Machado – Ob. cit., fls 392 c segs.
Este autor queixa-se da resistência dos Jerónimos lusitanos a fornecerem-lhe
noticias para a história desta província da ordem. Parece tratar-se de autor
probo.
14. Barbosa Machado – Id.
15. B. N. de Lisboa - Secção de Reservados - António
Joaquim Moreira, Listas dos Sentenciados ou julgados pelo S.to Ofício,
Ms. vol. 1.º fls. 610 v. A pags 613, diz Moreira: «o papel donde tirei esta copia
é autografado, está bastante mal tratado; e pondo de parte o desordenado dele,
como seu autor confessa ir escrevendo o que lhe ia constando - tem merecimento
e dá grande luz à Hist.ª daqueles tempos, motivo porque o junto a esta minha
colecção de Sentenças, 27/11 1863», Esta memória também nos oferece uma
notícia da fama de Fr. Heitor Pinto, como orador sagrado, de acordo com o
eloquente sermão que figura na Imagem: «Acabando de prégar em Belém,
estando ainda no púlpito, entrou a Rainha D. Catarina lhe mandou repetisse o
sermão, elle se poz a prégar de novo sobre o mesmo Evangelho sem nunca repetir
palavra alguma das que tinha dito».
16. Fr. Francisco de los Santos – Ob. cit., fls. 30 e
31, fls. 44 a 72;
Memorias de Fr. Juan de San Geronimo, in Coleccion de Documentos ineditos para la
Historia de España, vol. 7.º, fls. 379.
Embora a hipótese seja sedutora não podemos esquecer
que a mesma táctica foi utilizada para tecer louvores à Ordem de Cister, o que
parece contrariar também a tentativa absolutória.
Alcobaça deixou fermentar dentro dos seus muros uma
resistência activa, como as demais ordens religiosas; essa resistência assume
ainda no séc. XVII aspectos graves que levam à prisão, entre outros, de Fr.
Dionísio, inculcado filho do Prior do Crato, (Vid. Bibl. d'Ajuda. Col. «Governo
de Portugal»,correspondência de Filipe 3º, de Espanha e 2° de Portugal, para o
Bispo D. Pedro de Castilho). Não se precisa para encarecer o patriotismo do
seus monges revogar a sentença dos falsários, muito embora se reconheça que as
sentenças, em história, nunca transitam em julgado.
18. Em 29 de Setembro de 1574 tomou o hábito, em S.tª
Cruz de Coimbra, Fr. Christovam de Christo, natural de Seia, filho de Afonso
Botelho e de Violante de larquam; foi cabeça de bando, em tumultos, no
convento, contra D. Acursio e foi desterrado para Castela, por Felipe, onde
faleceu - Vid. Liv. 90 de S.ta Cruz de Coimbra, fls. 23 v. do Arq. N. da Torre
do Tombo.
19. Fr. Francisco de los Santos - Ob. cit, 4.ª
parte, pág. 48.
20. Lafuente - Historia General de España. P. 3, L .º 2º, cap. XVI.
21. Fr. Heitor Pinto viveu no Mosteiro de S. Marcos
alguns anos; lá o foram buscar para professor da Universidade como escreveu nos
Comentarios a Nahum, na dedicatória a D. Jorge da Silva, datada a 4 dos Idos de Março de 1577:
«Quid tibi debentur opera mea: maxime cum ea literis mandaverim in tuo diui
Marci monasterio: unde evocatus sum ab hac insigni Conimbricensi academia ad sacram scripturam explanandam»
Conimbricae. Ex officina Antonij Mariz, Archipographi et Bibliopoli
Vniversitatis. Anno 1579.
22. Mário Brandão - O Colegio das Artes, I,
1547-1555. Coimbra, 1924, fls. 478.
23. Este monge professou, em Belém, a 9 de Dezembro de
1543, sendo prior Fr. Afonso de Coimbra. Liv.º de Profissões já cf. fls. 9.
24. Arq. de Simancas - Estado, Leg.º n.º 426.
25. Id.
26. Id.
27. Id.
28. Id.
29. Id.
30. Barbosa Machado – Ob. cit.
31. Arq. Nac. da T. do Tombo – Liv.º 1.° de Leis, fls.
30 v. e segs.
32. Id.
33. Fr. Francisco de los Santos - Ob. cit.
34. Id. e Relação da Insigne e Real Casa de Santa
Maria de Belem, etc., B. N. Lisboa, Secção de Reservados. F. G. ms. 8872,
fls. 75 e segs.
35. Barbosa Machado - Ob. cit., Memorias dos
Estudos, etc., Bol. da Bib. da Univ. de Coimbra, vols. cits.
36. Visitámos Sisla, em Abril de 1951.
37. Arquivo Histórico de Madrid - Sisla, legs,
7081-7090. Vi os Leg.7081-83.
39. «Ano Histórico» cf. por Inocêncio F. da Silva, ob.
cit., fls. 1 e 176, vol. 3.º
40. Inocêncio F. da Silva - Ob. Cit., fls. 175
e 176. vol. 3º
41. Luis Duarte Villela da Silva – Observações
Críticas sobre alguns artigos Do Ensaio Estatistico do reino de Portugal e
Algarves, publicado em Paris, por Adriano Balbi ... Lisboa. 1828, fls.
29-30.
42. Memorias de Fr. Juan de San Geronimo - In:
«Coleccion de Docs. Ineditos para la Historia de España», vol. 7.
Notas dos editores 1) Luiz Fernando Carvalho Dias visitou Sisla em 1970, altura em que o convento e o palácio já se encontravam em péssimo estado de conservação.2) Os documentos fotografados encontravam-se no Arquivo Nacional de Espanha, Simancas e estiveram na Exposição de 1984, na Covilhã.
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