domingo, 20 de outubro de 2013

Covilhã - Os Tombos XII

      Estamos a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia, dos de Santa Maria da Estrela, dos bens do Bem-Aventurado Senhor São Lázaro, dos bens e propriedades da comenda da Igreja de Santa Maria da Covilhã, de Sam Joam das Refegas existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis e de D. João I.
        Hoje continuamos a publicar o “Tombo dos bens foros e propiedades que pertencem ao conçelho da Villa de Couilhã que se fez por mandado do Muy alto e poderoso Rey Dom Phellippe o 2.° de Portugal Nosso Senhor na era de 1615.” Este tombo revela-nos a extensão do concelho da Covilhã no início do século XVII, bem mais reduzida que em séculos anteriores.   

TITULO DOS LUGUARES QUE TEM ESTA VILLA DE COUILHAM DE TERMO QUE 
TEM FREIGUEZIAS 
Aldea do carualho E bojdobra sam arabaldes desta villa E uem a ela a missa:
O luguar do teixoso
O luguar do pouzadouro
O luguar de caria e aldeia do bispo
O lugar de peraboa
O luguar de capinha
O luguar de tortozendo E casal da Serra
O luguar de alquaria o luguar de paul
O luguar de casegas E Soural
O luguar do çamejro
O luguar de Ourondo
O luguar das Reluas
O luguar dos Valles E coutada
os luguares de Janeiro de baixo E de çima.
O lugar de dornelas
O lugar de bogas
O luguar do Vilar
O luguar do Souto da casa
O luguar do frejxial
aldea do joane, aldea noua do cabo Eqinteiros
Fundão: o Chafariz dos Golfinhos

O luguar do fundam

O luguar daldea noua das donas

O luguar de valuerde

O lugar daldea do alcajde

O luguar do ferro

O luguar de Oriais
O luguar de aldea de Souto

O luguar de aldea do mato

O luguar de perouizeu

O luguar de quintan E Salgueiro

O luguar do domingizo


Cortes do Meio





Vale das Cortes, tirado da Bouça

O luguar das cortes

O luguar da erada

O luguar de verdelhos

O luguar de çebolas (sic)

O luguar do barquo

O luguar do pezo

O luguar de Unhais da Serra

O luguar de cambas

O luguar de Siluares

O luguar de Unhais o velho

O luguar do Orvalho Castelejo e lauacolhos

O luguar do telhado
O luguar da leuada
O luguar dos chaos e teixugas
O luguar de fateIa
O luguar dalcangosta


TITOLO QUE CADA LUGUAR TEM EM SEU CONÇELHO EM QUE EL-REI TEM SUA TERÇA:

Luguar daldea do Souto:


tem este luguar huma freiguesia da Invocação de Sam Joam bautista que tera sessenta vezinhos pouco mais o menos no qual ha hum juiz e hum procurador e hum escriuão das achadas E hum curral do conçelho E caza em que fazem seus ajuntamentos E audiençias que parte com Manoel antunes E com João Carualho, E hum forno em que os moradores cozem adua que não rende nada pera o conçelho. E asi tem as propiedades segintes.
tem o concelho deste luguar hum Souto que esta ao barrocal com hum pedaço de terra Junto com ele que ambos tem em comprido cento e sessenta varas e de larguo tem sessenta E coatro varas que parte com terras do botelho de aldea do mato E com a botelha.
tem o dito conçelho outro Souto que esta onde chamão ao areal que tem em comprido duzentas e corenta varas. e de larguo çento E sessenta.
tem o dito conçelho outro Souto que esta onde chamam o curral que tem em comprido outenta varas e de larguo vinte outo varas. E dentro deste Souto Estam feitas algumas cazes, de bois que por serem neçesareas, aos moradores do luguar lhas deixej sem foro, com declaraçam que o conçelho he dereito Senhorio dellas. E todas as vezes que as quiser mandar deRubar ou fazer dellas o que qiser o poderam os ofiçiais do conçelho fazer como Senhorio: hum pequeno de terra que se tirou a pero dominguez que tem em comprido outo varas E de largo tem quatro varas.
Outro pequeno de terra que se tirou a guaspar vaaz que tem em comprido doze varas E de larguo quatro. na qual terra tem aruores de fruto que sam duas olivejras. que se arrendarão para o quonçelho.
tem o dito conçelho dous castinhejros com seu terrado que estam onde chamam as casas de Afonso uaaz que tem em conprido outo varas E de larguo outras outo.
tem o dito conçelho huma terra que esta onde chamão Sam dominguos que tem de comprido outenta varas e de largo quarenta E parte com cham de Sam domjngos E com estrada do conçelho E com Joam frz que leua em semeadura dous alqueires de pão.
pagua o conçelho deste luguar a camara da villa por contrato antiguo trinta reis em cada hum anno.
E não tem outra propiedade com beñs alguns mais que o sobredito E as coimas em que sua magestade tem a terça

Luguar de quaria
O luguar de quaria tem huma so freiguezia da Invocação de nossa Senhora de lauacolos que tera setenta vezinhos E no termo não ha outra freguezia. nelle serue cada año dous juizes hum procurador E tem hum Escriuão das achadas. E não tem vereadores mas ha seis homes que em cada hum año se emlejem E com elles se fazem as posturas E acordos. E todo o mais que pertençe ao guouerno do dito luguar o qual he del Rej noso Senhor e foj termo da villa de Couilham E Inda oje o he no crime por contrato que com a dita villa esta feito ha mais de çem anos que aprezentarão E somente tem a liberdade e Jurdiçam ciuel de que pelo dito contrato guozam e por ella dam cada año aos oficiais da camara desta villa dous Jantares. E o lemite e termo deste lugar esta demar­cado E comfrontado E as terras que estam dentro sam da camara do bispo da guarda aquem pagão foro per prazo muito antiguo, E os bens que tem o concelho deste luguar em que el Rej tem sua terça sam Estes. 
dous fornos em que cozem todos os moradares que se arendam E Rendem segundo sam os anos.
huma carvalhejra de madejra que serue de abigoaria em que ninguém pode cor­tar sem licença a qual esta em dous pedaços hum onde chamam os de dona maria E outro a ribeira de lauacolos.
huma caza decamara E audiençia que também serue de cadea com sua cor­rente E ferros.
hum curral do conçelho em que metem o guado das danos.
a renda das Coimas em que el Rej tem sua terça.
as ervages destas terras. sam do concelho E quando se arendam do rendimento se pagua a terça a el Rej.
tem este conçelho huma fonte (68) a bardado coelho a qual antonio françisca lançara pera fora da propriedade en que a tem Izabel Roiz a guagua tem tomado E apertado huma serventia da conçelho que vaj. da fonte do Ruyvo, pera a varge do conçelho na qual se aranquaram as marcos E se alarguara como estava.
pagua mais o comçelho deste luguar a camara da Villa de Covilhã mil E outenta reis em cada hum año por contrato antiguo

Luguar de Orogãis
o luguar de Orogais tem huma freiguezia da Invocação de S. Pedro na qual serve hum juiz e hum procuradar E hum escrivão das achadas. E nele não tem o conçelho propiedade alguma E os maninhos não sam do concelho que sam de hum fidalguo, E somente tem hum forno de pam E as ervagens que os anos que se arendam se pagua a terça a el Rej noso Sôr E huma caza do conçelho em que se faz audiençia e hum curral do conçelho em que metem o gado das cojmas e as cojmas em que Sua Magestade tem a terça.

Luguar de Caseguas
o luguar de caseguas tem huma freiguezia da Invocação de Sam pedro que tera sesenta vezinhos e nele servem hum juiz e hum procurador E hum escrivão sem terem terra nem propriedade alguma por todo ser forejro. E somento tem hum curral onde ençerram o guado e as cojmas em que el Rej tem a sua terça.

Luguar de janeiro de çima
o luguar de caseguas tem huma freiguezia da Invocação de nosa diguo o luguar de janeira de çima tem huma freiguezia de nosa Senhora dasumpçam que tera trinta freiguezes E nele serve hum Juiz E hum procurador E hum escrivam no lemite do qual não tem o conçelho terra nem propiedade alguma nem outra couza mais que hum curral onde ençerram o guado E as cojmas em que sua magestade tem a terça.

Luguar de Unhais da Serra



Unhais da Serra
o luguar de Unhais da Serra sam freiguezes da Igreja do luguar do paul e seram qinze freiguezes. E nele servem hum juiz E hum procurador E hum escrivam no qual não tem o conçelho terra nem outra propiedade alguma mais que hum carvalhal que pessuem que he da camara da villa de Covilham E lhe paguam de foro dele Em cada hum año qinhentos rs sem terem outra cousa E o curral onde metem o guado das cojmas E asi tem as cojmas em que el Rej tem sua terça.

Luguar daldea do Mato
O luguar daldea do Mato, tem huma freiguezia da Invocação de Santa Anna que tera duzentos vezinhos pouco mais ou menos no qual servem cada año dous juizes E hum procurador E tem mais hum Escrivam das achadas no lemite do qual não tem o comçelho terra nem propiedade alguma que sua seja E os mani­nhos sam de hum fidalguo de lisboa que chamam juam de fiquejredo. Somente tem as ervageñs que se acoutam no tempo em que se vendem. E no rendimento tem sua magestade a terça E as terras que ha neste limite sam todas dizmejras E tambem tem o conçelho nele as cojmas em que outro si tem sua magestade a terça E hum curral em que emçerram os guados. que acham nos danos. E coutadas
pagua o conçelho deste luguar por contrato antiguo a camara (69) desta villa çento e outenta reis em cada hum año.

Lugar da Erada
este lugar da herada tem huma freiguezia da Invocação de Sam pedro que tera setenta freiguezes pouco mais o menos e nele servem hum juiz E hum procura­dor E hum Escrivão no qual não tem o conçelho outra alguma couza mais que huma lamejra que serve de pastos de guados. E hum curral do concelho em que se ençerram os guados. E as cojmas em que sua magestade tem a terça - neste lugar tinha tomado denis lopez huma estrada por çima do luguar onde chamão os tourais E francisco Vaaz outra serventia na Rua do Conçelho quando vam pera a Igreja E manuel barata duas qinas do cham do conçelho no camjnho que vaj pera o paul das quais fica o conçelho restetuido por mandado que pera iso se passou E ficam no estado antiguo.

Luguar da capinha
o luguar da capinha tem huma freiguezia da Invocação de Sam Sebastian que tera duzentos vezinhos E nelle serve cada ano dous juizes e hum procurador E com elles serve hum Escrivam que chamão das achadas. no qual não tem o con­çelho mais que hua caza em que fazem as audiençias E acordos E per baixo esta o açougue E hum curral Em que recolhem o guado E hum carvalhal que serve pera abigaria dos lavradores a madeira E he cojmeiro E nas cojmas tem EI Rej sua terça E assim algus anos. vendem as ervagês dantre os pais. em que tam­bem tem el Rej sua terça. tem mais Este conçelho as cojmas. que a terça dellas Importa huns annos per outros de vinte cinco pera trinta mil reis: pagua o con­çelho deste luguar a camara da villa de Covilham por contrato, muito antiguo çento e çinquenta rs.

Luguar do domingizo

Este luguar do domingizo tem huma freiguezia Que he da Invocação doesprito Santo que tera vinte freiguezes. E nelle serve hum juiz, hum procurador E hum Escrivão da Camara diguo das achadas no lemite do qual não tem o conçelho cousa nem propiedade alguma Somente hum curral onde se ençerra o guado. E as coimas em que el Rej tem a sua terça.

Luguar de peraboa
Este Luguar de peraboa tem huma frejguezia da Imvocaçam de nosa senhora da conseiçam que tera secenta vizinhos E nelle serve em cada hum año hum juiz e hum procurador E com elles hum Escrivão das achadas, no qual não tem o conçelho mais que huma caza que serve, de audiençia E por baixo hum açou­gue - hum carvalhal que serve de madejra pera abigaria que he forejro a huma breatiz robala veuva moradora em val do lobo, termo de penamacor, do qual lhe paguam cada um año huma fanegua de pão. - hum resio Junto a her­mida do martere Sam Sebastiam aonde estam tres fontes todos (sic) de canta­ria lavrada-aroda deste luguar e dentro nelle esta huma ermida da Invocaçam de Sam Sebastião E outra de Sam marcos E outra de nosa Senhora das prezas (sic=preces) E outra do esprito Santo E não tem o concelho outra cousa alguma neste luguar mais que o dito carualhal e resio E as cojmas em que sua mages­tade tem a terça - pagua este luguar de perarboa a Camara da villa de covi­lham em cada hum año per contrato antiguo çem rs.

Luguar do Paul
o luguar do paul tem huma freiguezia da Invocam de nosa Senhora danuncia­çam que tera çincoenta freiguezes pouco, mais ou menos E nele serve hum juiz hum procurador e hum Escrivam no qual não tem o concelho mais que huma coutada que se arenda alguns annos E este presente esta arendada En trezen­tos e tantos reis e asim tem as coimas em que sua magestade tem a terça E não tem outra couza.

Luguar de barquo
o Luguar do barquo tem outra freiguezia da Invocaçam de Sam Simam Judas que tera vinte freiguezes pouco mais ou menos. e neles serve hum Juiz hum procurador e hum Escrivam no qual não tem o concelho outra alguma cousa mais que o curral do conçelho E as cojmas em que sua magestade tem a terça.
Luguar de pero Vizeu
O lugar de pero Vizeu tem huma freiguezia da Invocaçam de nosa senhora da conseiçam que tera cento e vinte vezinhos pouco mais ou menos e nelIe serve hum juiz hum procurador hum escrivam mas o conçelho não tem no dito luguar couza alguma nem curral mais que somente as cojmas em que sua MageStade tem a 3ª

Luguar do pezo
O luguar do pezo tem huma freiguezia da Invocaçam de Santa maria madalena que tera cincoenta vezinhos pouco mais o menos e nele serve hum Juiz hum procurador E hum escrivão mas não tem o conçelho nelle mais que hum curral E as cojmas em sua magestade tem a terça.

Luguar de bojdobra

Campos da Boidobra, junto a Santa Maria da Estrela

O luguar de bojdobra não tem freiguezia nenhuma per quanto os moradores delle vam ouvir missa a huma Igreja do mostejro das frejras de loruão sem o conçelho ter cousa alguma nele por ser como he aro da villa de Covilham.


Luguar de Verdelhos
O luguar do verdelho tem huma freiguezia que he da Invocaçam de Sam pedro que tera dez ou doze vezinhos E neles serue hum Juiz hum procurador hum escrivão mas todas as terras resios valles e propiedades que estam no lemilte delle sam forejros ao conde do Sabugal aquem paguam o foro E Reçam per onde o dito conçelho não tem nele couza alguma curral forno nem cojmas. somente pagua a camara da villa per contrato antiguo em cada hum anño quinze reis:


Luguar do ferro
O luguar do ferro tem houtra freiguezia da Invocaçam do marter Sam Sebastiam que tera setenta freiguezes pouco mais ou menos. E nelle serve hum juiz hum procurador hum escrivão mas não tem o concelho no lemite delle terra nem propiedade alguma por não ser terra de matos Somente tem huma casa em que fazem as audiençias e curral do conçelho E as coimas em que sua Magestade terça.


Luguar de Silvares
O luguar de Silvares tem huma freiguezia da Invocação de Santa Anna que tera cincoenta freiguezes pouco mais ou menos e nelle serve hum juiz hum procurador hum escrivão mas não tem o concelho no lemite delle terra nem propiedade alguma por todo ser da comenda de cristo Somente tem hum curral em que metem o guado E as cojmas em que sua magestade terçaa.


Luguar de tortozendo
Igreja Matriz doTortosendo
o luguar de tortozendo tem outra freiguezia da Invocaçam de nosa Senhora da Olivejra que tera com cazais junto a elle çento E çincoenta freiguezes pouco mais ou menos E nelle serve hum juiz hum procurador E hum escrivam mas não tem o conçelho em todo o lemite delle outra couza mais que o curral do conçe­lho em que metem o guado que acham nos danos E coutadas E assim as coimas em que sua magestade tem a terça.
Notas 68) está fora.
69) tem praça / caza da câmara / e de cortar carne /.

(Continua)


Notas dos editores - As fotografias são da autoria de Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias.
- Pedimos desculpa por alguns problemas que  houve na entrada desta publicação.
Fonte - Está publicado no II volume de "Os Lanifícios na Política Económica do Conde da Ericeira", págs 162 a 189
As publicações do blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/09/covilha-as-publicacoes.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/05/covilha-o-2-aniversario-do-nosso-blogue.html

Os tombos já publicados neste blogue:

http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/09/covilha-os-tombos-xi.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/08/covilha-os-tombos-x.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/07/covilha-os-tombos-ix.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/05/covilha-os-tombos-viii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/04/covilha-os-tombos-vii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/03/covilha-os-tombos-vi.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/02/covilha-os-tombos-v.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2013/01/covilha-os-tombos-iv.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/12/covilha-os-tombos-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/11/covilha-os-tombos-ii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/10/covilha-os-tombos-i.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2012/06/covilha-misericordia-uma-instituicao-de.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/10/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/12/covilha-mosteiro-de-santa-maria-da.html.

Sem comentários:

Enviar um comentário