sexta-feira, 9 de março de 2012

Covilhã - Rui Faleiro IX

Os Primeiros Dados Biográficos de Rui Faleiro – 1507

Começámos as pinceladas biográficas de Rui Faleiro em 1517, altura em que foi para Sevilha. Hoje recuamos até ao princípio do século XVI, quando certamente se encontrava em Salamanca; só assim, em 1507, podia testemunhar que durante mais de cinco anos Diogo Gomes da Silva frequentara o curso de Cânones, porque o vira entrar “as scolas e ouujr as lições que geralmente se liam”. Provavelmente nessa altura já era casado e fora para Salamanca alimentado com os dinheiros do sogro, como dizem as testemunhas da mulher, Eva Afonso, no processo de 1526/27.

Cátedra de Salamanca no tempo dos Reis Católicos


1507 – 20 de Novembro

assentos comprovativos da escolaridade de Diogo Gomes da Silva, a fim de poder receber o grau de bacharel em Cânones.

Cursos de diogo Gomez

Aos xx dias do mês de nouembro de bc bij Diogo Gomes da silua scolar em canones em conselho pedio licenca para se graduar na dicta scientia ao qual foy mandado que prouase primeiro seus cursos e pera prouação delles apresentou per testemunhas ao bacharel francisco fernandez lente de canones de 3ª e Ruj faleiro scolar em canones aos quaes Eu bedel per mandado do conselho deij juramento dos euangelhos per elles corporalmente tangidos e lhes fiz pergunta se sabiam elles que o dicto  diogo gomes tinha ouujdo de canones no studo de salamanca, b. annos per enteiro segundo forma do statuto deste studo e per elles foy dicto que per o juramento que fecto tinham sabiam o dicto diogo gomes ter cursado no dicto studo e na dicta sciencia  mais de b annos  e que esto sabiam por que o viam entrar as scolas e ouujr as licões que geralmente se liam e do sobredicto al nom diseram Eu dicto bedel esto scpriuj.

a) Franciscus                                                                Rodericus
     bachalarius                                                              faleyro.


A seguir Luis Madureira, outra testª prova que Diogo Gomes ouviu três anos 1501, 1502 e 1503, anos em que a testemunha esteve em Salamanca, mas sabe por ouvir dizer que lá continuou. Até 1507. (1)

Nota dos editores - 1) Documento do espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias: Sá, A. Moreira de, (documentos coligidos e publicados por), "Auctarium Chartularii Universitatis Portugalensis", Lisboa, 1973, Instituto de Alta Cultura, Vol 1º (1506-1516), Pag  53, LXXII -.

http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-rui-faleiro-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/09/covilha-rui-faleiro-i.html

Sem comentários:

Enviar um comentário