terça-feira, 15 de maio de 2012

Covilhã - Fotografias Actuais V


    Nas proximidades do Jardim Público e da Igreja de S. Francisco/Nossa Senhora da Conceição, foi há pouco inaugurado o Museu de Arte Sacra. Do seu espólio destacam-se as colecções de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria e figuras de roca, na sua maioria peças do século XVIII ao século XX. Muito interessante é a recriação de uma capela, na parte superior do edifício doado por Dona Maria José Macedo Alçada.

Museu de Arte Sacra
Ao lado do Museu, “num edifício que serviu às Escolas Primárias da freguesia, estão provisoriamente acondicionadas a Biblioteca Municipal Dr. António dos Santos Viegas, com cerca de 15.000 volumes e o Museu Arqueológico Dr. Leite de Vasconcelos (em organização), projectando-se a transferência de ambos” Estas são afirmações de Luiz Fernando Carvalho Dias,na sua “Descrição da Covilhã de 1943” Hoje, neste edifício está sediada a Banda da Covilhã.
Do outro lado do Museu deparamos com um monumento ao Soldado Desconhecido. Foi inaugurado em 1930, lembrando os mortos da 1ª Grande Guerra e hoje também os da Guerra Colonial. 

    Se atravessarmos a rua em frente ao monumento, vemos o Palacete Jardim. Integra-se no estilo “arte nova” e foi influenciado pela tradicional “casa portuguesa” e, claro, pelo gosto internacional da época. Foi mandado construir pelo industrial Joseph Bouhon, segundo o projecto do arquitecto Ernesto Korrodi, na 2ª década do século XX.
Palacete Jardim
     Fonte (Monumental, dizemos nós) das Três Bicas, de 1855. Até 1940 esteve no Pelourinho.

Fonte das Três Bicas

Nota dos editores - As fotografias foram tiradas por Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário