segunda-feira, 15 de julho de 2013

Covilhã - As Comendas V


     Continuamos a publicar as Comendas do Bispado da Guarda ao qual pertence a Covilhã, centro do nosso blogue, e que encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias. A fonte continua a ser o códice 226.
     A comenda, como é do nosso conhecimento, era um benefício concedido ao clero ou a cavaleiros de ordens militares. Muitas vezes, para além da distinção honorífica, havia também uma terra doada como recompensa por serviços prestados.
     Também convém saber que D. Manuel, em 1514, criou grande número de comendas novas na Ordem de Cristo, com o rendimento de 20000 cruzados impostos nas igrejas do padroado, para incitar a premiar serviços prestados durante pelo menos dois anos, em África ou com os Mouros:


carta e hordenança em como os comendadores da Ordem de N. S. Jhu Xpo hão-de servir 2 anos nas partes d’alem à sua própria custa para alcançarem as ditas encomendas que foram feitas dos 20.000 cruzados que o papa Leão X, concedeu que se tomassem de renda das colações dos prelados destes reinos de portugal etc...
Lisboa 29 de outubro de 1514(1)
   

Símbolos de D. Manuel I no Convento de Cristo (2)

Com.das dos xx (mil) tr.dos (Vinte mil cruzados)

A comenda de são tiaguo de pena macor q he do seg.dº processo do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador frey dom simão de meneses aualiada em duzentos mil rs.

A comenda de santa maria das çarzedas q he do dito seg.dº proçesso do nuncio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador ffrey dom esteuão da Guama. aualiada em çento e Vinte mil rs.

A comenda de são Gião de punhete q he do dito segundo processo do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte e quatro mil rs. Comendador frey m.el de melo coutinho.  aualiada em sesenta mil rs. como dito fica no titulo de lixª no assento da comenda do paul do G.dor

A comenda da egreia de são Vicente da Villa de são Vicente da beira com suas anexas q he do dito seg.dº proçesso do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador frey Jeronimo Corte Real aualiada em çento e cincoenta mil rs. no anño de 1562.

A comenda de são pedro de comedeiras q se chama são pedro de aldea dos trinta q he da primeira taixa do proçesso do bpo de targua per q forão taxados ao Rector quatorze mil rs. Comendador frey pero da Costa Corte Real aualiada em corenta mil oito çentos e corenta e quatro rs. no anño de 1560. em saluo pera o comendador.

A comenda de santa mª do mação q he da dita primeira taixa do proçesso do bpo de targua per q forão taxados ao Rector quatorze mil rs. Comendador frey dom duarte dalmeida aualiada em corenta mil rs. # tem mais a com.da de são tiaguo e são mateus do Sardoal q vay adiante neste bpdo aualiada em duzentos e cincoenta mil rs.

A comenda de são fr.co da ponte do Sor q he da segûda taixa do dito processo do bpo de targua per q forão taxados ao Rector dezaseis mil rs. Comendador frey fr.co dazeuedo aualiada em dez mil rs. # tem mais cõ o habito da ordem dezasseis moyos de pão meado, e quatro galinhas q se paguão de foro de tres casaes da ordem em termo de Sintra q forão aualiados no anño de 1559 em corenta e oito mil seteçentos e cincoenta rs como fica dito no titulo de lixª no assêto dos ditos casaes.

A comenda de são bertolameu  de Couilhaã q he da dita segunda taixa do proçesso do Bpo de targua per q forão taxados dezaseis mil rs. ao Rector aualiada em corenta e cinco mil rs. no anño de 1551. comendador ffrey m.el coresma barreto.

A comenda de são João de Refeguas daldea do mato q he da dita seg.dª taixa per q forão taxados ao Rector dezaseis mil rs. Comendador frey martinhanes da Silueira aualiada em corenta mil rs.

A comenda de santa mª de belmonte q he da terceira taixa do processo do dito Bpo per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador ffrey João aRaez de mendoça aualiada em corenta e quatro mil rs. em Saluo pera o comendador no anño de 1551.

A comenda de são pedro de manteiguas q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. esta vagua per faleçimento de frey dom antonio da Cunha aualiada em setenta e tres mil e trezentos e trinta e tres rs. no anño de 1562.

A comenda de são João dabrantes q he da dita taixa do processo do bpo de targua per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador ffrey Ruj guomez da cunha aualiada em oitenta mil rs. no anño de 1551.


S. Vicente - Abrantes (3)

A comenda de São viçente dabrantes q he da dita terceira taixa per q forão taxados vinte mil rs. ao Rector. Comendador ffrey Rodriguo de vascõcelos aualiada em corenta mil rs. no anño de 1541. 

A comenda de São tiaguo e são mateus do sardoal q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador dom duarte dalmeida aualiada em duzentos e cincoenta mil rs. como fica dito no assentos da com.da de santa mª do mação.

A comenda de santa maria da amendoa q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. comendador ffrey dom guarçia dalmeida aualiada em cem mil rs. como fica dito no titulo do bpdo de coimbra no assento da comenda de são pedro de folguosinho.

Notas dos editores - 1)Livº 5º dos Místicos, fls 146.
2)in: pt.m.wikipedia.org
3)in:Geocaching

Sem comentários:

Enviar um comentário