segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Covilhã - Os Tombos II


    Vamos continuar a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia e os de Santa Maria da Estrela existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis relativas ao Julgado da Covilhã e de Belmonte.
Hoje publicamos parte do Tombo da Comarca da Beira/Inquirição de D. João I. Nos dados do ANTT, lê-se que esta “inquirição e demarcação elaborada em virtude de uma provisão régia de 1395, contém o traslado de forais e de direitos reais relativo” a várias terras, como Covilhã e seu termo.


Uma panorâmica da Cova da Beira
(Fotografia de Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias)

 
O Concelho da Covilhã actualmente
 
Tombo da Comarca da Beira/Inquirição de D. João I 

Titulo da Couilhaa 

      O dicto Roy peres e eu aluaro peres escripvam nos Regengos do dicto Senhor chegamos a couilhaa a enquerer e demarcar as casas e vinhas e soutos e herdades que o dicto Senhor há em a dicta villa e em seus termos E outro sy as rendas e direitos e pêra esto fez a elo vijr presentes Diego gonçallves juiz da dicta villa e vaasco Martinz e Gil viçente vereadores e viçente vaasquez procurador e Gonçale Eanes e Rodrigaluarez e giral perez e viçente annes Tabaliaes desa mesma e outros homees boos antigos pêra lhe dizerem per onde estam as dictas casas e vinhas e soutos e herdades e com quem partijam e outrosy que direitos auia hy El Rey aos quaaes fez pergunta que lho disesem pêra ell todo pooer em recadaçom segundo lhe per El Rey era mandado os quaees juiz e vereadores e procurador e Tabalijaes e homees boos diserom que auia El Rey na dicta vila e termo estas cousas que se adeante segem.
Primeiramente portagem que se tira per esta – da carega do coelho e seuo e azeite e hunto e panos de coor e cera e pez da major v. soldos e da meor dous soldos e meio.
- da carega da lhaa e burel.
- da carega mayor do pam e do vinho III. mealhas e da meor outro tanto.
- do coleiro de pam e do vinho do priom j. dinheiro. – do coleiro de qualquer pano salvo se for pano de coor. – j. soldo.
- do boy e da uaco . – vj. Dinheiros.
- do caualo e da muua que se vender. j. soldo e do asno . – vj. dinheiros.
- do carneiro e da ouelha – ij. dinheiros
- da cabra e do cabrom – ij. dinheiros
- do porco e da porca – ij. dinheiros
- do cabrito e do cordeiro . – iij. mealhas
- da casa mouda – xv. soldos
- do mouro que se remyr pagara a dizima e o que o comprar – xv. soldos
- das molheres mundayras – cada huma pagara cada mês – j. soldo
- do mordomado de quanto penhorar o moordomo de tanto leuara a dizima das coomhias quem ferjr com coitelo pagara v. maravedis saluo se o ferir a direito.
- estas som as casas que foy achado que El Rey há na dicta villa de couilhaa primeiramente hua casa na Rua da piltraria como parte pela dicta Rua e da parte de cima parte com Diego gonçallvez e da outra parte de contra a fomte outro sy parte com o dicto Diego gonçallvez per hua azinhagaa que he fecta em casa e parte da outra com vaasco dominguez de carya da qual casa he a metade sobradada he esta emprazada a pero fernandez çapateiro por iiijº libras e quarta de moeda antiga.
- huu chaao a porta de Linhares em que em outro tempo esteuerom duas casas e forom ribadas na gera o qual parte da parte de cima contra a bareira com chaao que foram cassas de Gonçalo apariço e pela Rua do concelho e da parte de fundo parte com chaao que forom cassas de Gonçalo Eanes çapateiro e pela Ruua do concelho e da outra com chaao que forom casas de bertolameu dominguiz fereiro.
- outro chaao que foy casa na freguesia de Santiago que parte pela Rua do concelho e com casa dafonsy Eanes e com casa de Margarida anes que ora he paradeiro o qual ora traz emprazada Gonçalo Eanes tabaliom por x. soldos em cada huu ano de moeda antiga.
- huu paradeiro que foy casa na freguesia de Sam domjgos com seu eixido e no qual eixido estam hua videira feral e huua figeira e hua maçeira e três mil gradeiras o qual parte com casa do espernegado e pela Ruua do concelho e com paradeiros da madanela o qual he aforado a Johã Afonso por xv. soldos em cada huu ano de moeda antiga.
- hua meia casa na freguesia de Sam Joham do esprital que parte com Rua do concelho e parte com casa de lourençe anes e com eixido de Joham Afonso e com casa dafonse annes clerigo E tragea este afonse annes clerigo emprazada por …. Na freguisia de sam Joham do esprital huu paradeiro que foy casa o qual parte com casa de vaasco fernandez e da outra parte com o dicto Vasco fernandez e com Rua do concelhõ.
- huu Sotom na judaria que parte com Mose fereiro e com juça fereiro e de fundo e de cima parte com Ruas do concelho ho qual sotom he emprazado ao dicto mose fereiro por xx. soldos de moeda antiga em cada huu anno.
- hua casa do forno dos moogos que parte das duas partes com Ruas do concelho e da outra com casa da ferarija de Sam Paulo e com casa de giralda Vicente tragea Gonçalo afomso emprazada por x. soldos de moeda antiga em cada huu anno.
- hua meia de hua casa na Rua das ochauas a qual parte de duas partes com cassas de Rodrige anes Tabaliom e pela Rua do concelho e da outra parte tem huu pequeno eixido que parte com chaao do cabido da guarda e foy achado per verdade de giral perez tabaliom que era a meatade da dicta casa hua braça e outro sy o eixido outro tanto emprazada ao dicto Rodrige anes tabaliom e a todos seus soçesores pêra sempre por xx. soldos de moeda antiga em cada huu anno per carta del Rey dom afomso.
- huu chaao onde chamam a olaria velha o qual parte da parte de cima per huu aliçese com Vicente anes tabaliom e com chaao da ejgreia de Santamdre per huu aliçese e da parte de fundo parte pelo camynho do concelho e per hua parede parte com vaasco dominguiz çapateiro ho qual he em ancho v. pasadas e em longo ix. pasadas emprazado a viçente anes tabaliom e a sa molher aldonça afomso em dias de sãs vidas por v. soldos em cada huu anno de moeda antiga ou a çinquo por hua desta moeda que ora core de x. soldos por real.
- huu chaao dentro na dicta vila o qual parte com adega da eigreia de sancta Maria e da parte de cima parte com Ruas do concelho e da outra parte com chaao de Gonçalo fernandez clérigo o qual chaao esta tapado sobre sy que ora he chentado doliual.
- hua casa pequenha na traves de cima da Rua das ochauas que parte com cassas que forom de Rodrige anes que ora som de luzia lourença que foy sa molher e de seus filhos e da parte de contra cima parte com casas que forom de vaasco fernandez e pela Rua do conçelho a qual casa he aforada pêra sempre a dicta luzia lourença pelo dicto Roj perez por ij soldos de moeda antiga em cada huu anno ou a v. por hua que ade pagar por primeiro dia de setembro com condiçom que refaça a dicta casa de paredes e de telha que auya mester de se reparar fecto o prazo per my aluaro perez escripvam.

Vila do Carvalho actualmente
(In EB1)
 
- a el Rey na aldeia do carualho termo da dicta vila de couilhaa hum chaão que parte com terra de Martjm anes do dicto logo e com domingos dominguiz de moreyra e com catalinha esteuez e com antonjo perez e com Martjm annes sobredicto e com tera da confraria do dicto logo e com tera da molher de vaasco perez e pela careyra do concelho no qual chaao esta hua figeyra coryga e huu castinheiro e hua re…. leuara em semeadura j. alqueire de linhaça o qual chaao foy arendado por xxx anos pelo dicto Roy perez a Martim perez piliteiro de couilhaa por v. soldos em cada huu anno de moeda antiga ou a v. por …..
 
Teixoso actualmente
 - El Rey no teixuso termo de couilhaa estas vinhas e soutos e herdades que se adeante segem primeiramente adende chamam o ameal tem hua coirela de vinha a qual parte com vinha de Martim dominguiz e com chaao dantom esteuez e como estesta em cima no camjnho do concelho e em fundo emtesta no Ribeiro E na qual cojrela estam dous pees de figeiras com huu chaao e a que tem vinha he cauadura de huu homem a qual he demarcada de cada parte com três marcos.
- tem outra coirela no dicto logo a qual parte com vinhas dos sobredictos antom estevez e de Martim dominguiz a qual de demarcada per fundo per marcos e emtesta no Ribeiro que vay pêra a dicta aldeia e parte com Gonçalo dominguiz a qual coirela he cauadura de huu homem.
- Acima destas coirellas de suso escritas jndo pelo Ribeiro acima tem o dicto Senhor Rey quatro pees de castinheiros os quaees partem pelo Ribeiro de fizijs e da outra com jurgo dominguiz e com o prianho.
- tem huu castinheiro que esta sobrello camjnho que vay pêra as dictas vinhas junto com o Rego do concelho e com o castinheiro da parçaria que esta junto com pomar de Johã dominguiz.
- Tem outro castinheiro a soeste de suso escrito que parte com souto de Sauaschaao Martinz e com souto dafonse annes estas coirelas e soutos estam acima do teixuso contra a sera.
- tem hua cojrela de cima do carapatello que foy vinha que iaz antre as vinhas do teixuso a qual parte per cima per huu aliçese per hua Mouta de carualhos onde estam dous marcos e como parte jndo pera fundo com vinhas do cabido que traz Vasco fernandez o moço e da outra parte com hermaas dafomso viçente do teixhoso filho do mimoso e da outra parte emtesta em vinhas de Lourenço gonçallvez e de perantom do dicto logo … cojrela he demarcada pelas dictas deuisooes ao dizer de dedomjngos carualhosso e de Joham dominguiz de teixhoso homees antigos jurados aos auangelhos que lhe pera ello foy dado.
- hua cojrela de linhar que iaz no dicto logo do carapatelo que parte com os filhos daçameira e com Mateus moradores no dicto logo do carapatello e da parte de cima com stevam rodigez e per fundo parte pelo Rjo E a qual cojrela esta hua nogejra a par do dicto Rjoo E na qual o vij, pasadas em ancho da parte de fundo e em longo xvij pasadas e da parte de cima ao traues onze pasadas e foy apreçada que leuarya em semeadura j. alqueire de linhaça.
- tem outra cojrela na dicta várzea do carapatelo de linhar que parte com çameira e com Afonso viçente a qual he em fundo tres pasadas contra o Rijo e da parte de cima três sic pasadas e em longo xvij. pasadas e tem quinhom em duas nogejras hua esta em cima da coirela e em outra nogejra que esta a fundo na lejra do Rjo e foj apreçada que leuaria em semeadura j. alqueire de linhaça.
- outra cojrela de chaao que iaz a soo carapatelo que parte per o camjnho que vaj per a vila de couilhaa e com cojrela da ejgreia do teixhoso e com vjnha de Mateus e pela Ribeyra do dicto logo do carapatello a qual he em longo xv pasadas e em ancho noue pasadas e foj apreçada que leuaria em semeadura j. alqueire de ljnhaça.  
- outra cojrela derdade que foj vinha a fundo desta de suso dicta que parte com vjnhas de domingos gonçallvez e de Mateus e com Lourenço gonçallvez e de Joham do carualho a qual he em longo lxx pasadas e em ancho xv pasadas e foj apreçada que leuaria em semeadura tres meios de linhaça.
- outra courela de vinha morta que iaz na varzea do dicto logo do carapatelo que parte com vinha do pianho e em cjma com Margarida do carapatelo e em fundo parte com o dicto pianho e com o careiro a qual he em longo sateenta e sete pasadas e em ancho xvij pasadas e foj apreçada que.
- outra cojrella de chaao nos Linhares do carapatelo que parte com pêro fernandez e com Margarida do carapatello e pela Ribeira e da outra per o Ribeiro dauga com que regam os campos a qual coirela he em longo lxª. pasadas e em ancho quatro pasadas e foj apreçada que leuaria em semeadura alqueire e meio de linhaça.
- tem outra cojrela no dicto logo com hua nogeira em cima da Ribeira a qual parte com viçente dominguiz prianho e com domingos perez e pelo dicto Ribeiro e da outra per a dicta Ribeyra a qual he em longo noueenta e iiijº pasadas e duas pasadas em ancho e foj aperçada que leuaria em semeadura alqueire e meio de linhaça.
- outra cojrela derdade que esta a soo dicto logo do carapatello que parte com domjngas çameira da hua parte e da outra com Gonçalo filho de Margarida do dicto logo do carapatello e pela Rjbeira que vem pelo dicto logo e pelo camjnho que vem da dicta aldeia per o couilhaa na qual cojrela ha em ancho xxvj pasadas e foj aperçada que leuaria em semeadura x. alqueires de pam e que poderia dar de nouidade seendo aprofeitada dando deus pam na terra lx. alqueires por que na dicta cojrela esta hua peça grande de lamejra E por ello nom foj medida do longo.   
 
 
Trabalhos agrícolas - Iluminura do "Apocalipse" de Lorvão

- tem outra cojrela de herdade alem do dicto Rjo acima contra os montes e foj apreçada que leuaria em semeadura ij. alqueires de pam e que poderia dar de nouidade seendo aprofeitada xij. alqueires a qual parte com Maria esteuez e com Domingas çameira e com Matos e com antonjo afonso do carapatello as quaees herdades de vinhas e soutos e herdades lauradas do teixhoso e do carapatelo de suso espritas foram arendadas per o dicto Roy perez a Martim perez piliteiro morador em couilhaa por trjnta annos por três libras de moeda antiga em cada huu anno ou a cjnquo por hua com condiçom que faça e chente a cojrela que iaz açima do carapatello que iaz antre as vinhas do teixhoso que a chente de Bacelo e a faca em vjnha como sooeia a seer em antes fecto todo per estromento per mj aluaro perez escprivam.
- hua coirela de vinha que iaz antre as vinhas da uila de couilhaa onde chamam o conchouso e parte com vinha de pêro dominguiz craspo e com vinha de sam bertolameu e como entesta em fundo no camjnho prubrico e como vaj entestar da parte de çima no monte e foj apreçada que leuaria vj. homes em cauadura e tragea enprazada pero dominguiz conqueiro morador no çarzedo termo de valhelhas por três libras de moeda antiga que dela há de pagar em cada huu anno del Rey.
- outra coirela de vinha onde chamam Rio de moynhos e parte com vinha de lourençe anes ovelheiro e com vjnha da confraria dos clerigos e com vinha de steuom perez das ochauas e com vinhas que forom de Joham françisco que moraua na fregusja de Santa Marjnha e foy apreçada que leuaria em cauadura xij. homees e que poderia dar de nouidade dando deus vjnho nas vinhas iiij. moios aforada por xxx. annos a juça adida judeu morador em coujlhaa por iiijº libras em cada huu anno de moeda antiga que ade pagar primo dia de San Johane bautista a el Rey ao seu almoxarife em paz e em saluo na cidade da guarda.
- huu chaao que iaz a saa dicta villa de couilhaa a so santamdre soo camjnho da olaria e parte pelo dicto camjnho e entesta com herdade de vaasco dominguiz çapatejro e da outra parte com filhos de patarache e da outra com afomso dominguiz çapateiro o qual he em ancho vj. pasadas e em longo xij. pasadas.
- outro chaao a par deste suso escrito a par da ejgreia de samtandre que parte pelo sobredicto caminho da olaria e parte per fundo com figeyredo de Diego gonçalluez e com canpo de domingos do paaço o qual he tapado de parede e he em longo xiiij. pasadas e em ancho três pasadas os quaees chaaos anbos sobre dictos traz o Diego gonçallvez morador na dicta villa enprazados pera senpre por viij. soldos de moeda antiga em cada huu anno que ade pagar a El Rey por dia de Sam Johane bautista .
- hua coirela onde chamam o Arjzado que parte com catalynha annes e per fundo com vinha de Rodrigaluarez tabaliom e da outra parte pelo caminho do Conçelho e da outra pelo Ribejro.
- outra cojrela que iaz a par deste chaao de suso escrito que parte com chaao daluaro Rodominguiz de ualhelhas e com vinha que foy do priol de Sam viçente e estam em el hua nogejra e duas figejras.
- outra cojrella a par desta sobre dicta que parte com chaao daluaro Rodominguiz de ualhelhas e como parte per çima pelo tornadoyro dauga as quaees cojrelas som enenprazadas aluaro gonçallvez de coujlhaa trjnta soldos de moeda antyga que em cada huu anno delas há de pagar a el Rey.
- huu souto onde chamam a enfesta que parte com souto que foy de Joham afomso tello e com giral perez tabaliom e como se vaj entestar nos montes e da outra parte com a molher que foy de Joham badalo o qual souto traz emprazado Gonçalle anes tabaliom por xx. soldos em cada huu anno de moeda antiga.
- huu meio de huu souto com a eygreia da madanella onde chamam o frausto e parte com souto de Sam Joham do esprital e com souto de Gonçalo perez  craspo.
                                                                    (Continua)
 
Nota dos editores – Apresentaremos em Tombos III a conclusão desta Inquirição, feita no Fundão, em Valverde, em Belmonte, em Enxames e em Penamacor.

Fonte – ANTT – Tombo da Comarca da Beira, Lº 46, fls. 73.
Acima está a cota antiga. A cota actual é: Contos do Reino e Casa, Núcleo Antigo, 292
Código de Referência: PT/CRC/A/1/292
 

Sem comentários:

Enviar um comentário