segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Covilhã - Os Tombos V


Vamos continuar a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia, dos de Santa Maria da Estrela, dos bens do Bem-Aventurado Senhor São Lázaro existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis e de D. João I.
Hoje publicamos oTitollo do tonbo mediçã / De demarcação de todos os beñs / E propriedades q pertencem / E sã comenda da Igreja de Stª / Mª matris desta villa de / Covilhaã que começou em 9 de Abril de 1608.
 
Igreja de Santa Maria
Fotografia de Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias
 
Comenda de Stª Mª da Covilhã

a) In nomine Domini / Titollo do tonbo mediçã / De demarcação de todos os beñs / E propriedades q pertencem / E sã comenda da Igreja de Stª / Mª matris desta villa de / Covilhaã da ordem do mestra/do de nosso S.ºr Jhû Xpõ de que / ora he comendador dom frey / Antonio de Mello fidalguo da / Casa de Sua Majestade E Cava/ Lrº professo da dita ordem / que sua Mag.de mandou fa/zer por sua particullar provj/zão ao doutor afonso nogueira / De Brito provedor que foy da / comarqua da cidade de vizeu / Ano 1608 (começou em 9 d’ Abril); estava presente o comendador; pº escrivão do tombo foi escolhido pº fallquão tavares tabalião do publico e judicial. data da provisão de Filipe, mandando proceder à demarcação : Lx 28 de Janº 1608.
Vigario da Comenda (1) o P.e Belchior Coelho que declarou que o orago era Stª Maria matriz daquela vila que ele era vigario apresentado por sua Mag.de e tinha de porçam em cada um ano 40 mil rs. a saber . 20.000 rs. em frujtos no novo, e 20.000 rs. em dinheiro que das rendas da dita Comenda se lhe pagavam. E além disto tinham obrigação os comendadores de lhe darem da renda da dª comenda cura que ele vigário apresentava e o cura tinha 8.000 rs. em dinheiro e dous mil rs. pela doutrina que faziam; e tinha mais o comendador de pagar um tezoureiro que ele vigário apresentava e que o tezoureiro tinha 4.000 rs. e dez alqueires de trigo e dez alqueires de centeio e 16 almudes de vinho.  Tinha que dar mais o comendador ao tezoureiro 8 alqueires de azeite para a alâmpada do santíssimo Stmo e a cera necessaria pª o serviço da igreja e 10.500 rs. em dinheiro de contado para a fábrica da dª Igreja.
Tem ele vigário obrigação de dizer missa cotidiana na dita Igreja e comprir com as mais obrigações dela tirando uma missa na semana pºa a barba e que nestas obrigações que o comendador tinha não tinha obrigação de fabrica nem de mandar fabriquar altares colaterais e mais tinha obrigação de uma anexa que a dita igreja tinha em o lugar de Unhais o velho, termo da Covilhã, orago s. Mateus, paguar ele comendador ao cura que ele vigário apresentava nela ao qual dava 9.000 rs. em dinheiro contado cada ano e mais 2 alq. de trigo pela velha pª as teas e 2 alm. de vinho e o proprio comendador tinha obrigação de a fabricar à conta dos 10.500 rs. acima da fabrica da dita Igreja matriz; e mais tinha o comendador de pagar um ano e outro não ao cura da anexa de Janeiro de cima que ele vigário apresentava alternativa com o vigario de Janº de baixo, tudo termo da Covilhã; e antre ambos os comendadores de Stª Maria e de Janº de baixo de pagar ao cura que há na dita anexa de ambos curava. e de dar pª anexa de unhais 20 arateis de cera e pª anexa de janº de cima 10 arateis .
Tªs das declarações do Vigario: Antonio Fernandes e joam fernandez da dª Vila.
+ 10 Abril . declara o comendador que tinha em seu poder um tombo velho que apresentou, com outros mais apomtamentos adiante acostados que fora feito por D. Xtovam de Castro (2) prior que foi da dita Igreja no ano de 1537.
O Juiz mandou vir Antº Fernandes e João Fernandes, carpinteiros, homens muito velhos para dizerem das partilhas da Comenda e dos bens sonegados.
Tº das Cazas da Comenda desta Vª
+ umas casas defronte da porta da travessa da dª Igreja que partem do nascente com R. publica, que vai pª as casas de D. Antonia que Ds. tem; e tem 15 varas de comprido pela dita banda, e pela parte da dª porta travessa 8 varas; e pelo norte partindo com quintais do prior de S. Tiago 17 varas; e da parte do suão que parte com casas da Comenda 8 varas e da parte do norte tem um pateo com sua videira ferral. (3)
+ outras casas que partem com as mesmas em que ora esta o vigario - Nas.te Rua publica - 8 varas; Sul: quintal da Igreja que é das ditas casas - 8 varas; da outra parte do girão partem com cazas que foram do comendador andré aranha, em que ora vive o juiz de fora. teem estas casas um quintal de traz com 21 varas de cumprido e 6 varas de largo, com uma figueira allvar e um chafariz no cabo do quintal e uma latada e 4 maseiras anans e 9 gingeiras pequenas. Foi demarcada pelos louvados na presença do comendador, vigário e juiz, à reveria do doutor fr.co Dias e dona maria de Souza sua molher, que foram citados por precatorio.
+ outras cazas na mesma Rua publica, que partem com o L.do alvaro Roiz e com casas de D. Maria e com Ruas do concelho. 10 varas de comprido pela Rua publica. Foram emprazadas ao Ldo Alvº Roiz em 3 vidas. foro 160 rs. cada ano.
+ outra caza de fronte emprazadas em 3 vidas a luis fernandez tecelão foro - 120 rs.
+ um jardim que parte com as ditas casas, com a rua do concelho da banda de cima, e de baixo com Nuno Frz Cabral, comprimento 36 varas, largª 10 varas; com um corredor de latadas com 18 parreiras e 7 larangeiras e 3 limueiros, tem um tanque de pedra a um canto; está emprazado a D. Lucrécia de Castro, em 3 vidas, ela é a prª; é rendeiro alvaro gaspar; foro anual 80 rs.
+ uma casa à praça de Stª Maria defronte do Chafariz, parte do Sul com Manoel Gomes; Norte com adro da dª Igreja; Emprazada em 3 vidas a Manoel Gomes, ele é a 1ª; foro 240 rs.
+ uma caza terrea repartida em duas que ora estam em pardieiros na Rua da Pedreira, dentro dos muros da Vª que parte S.  Belchior Roiz; N.te com casas de Manoel Leitão; da parte de baixo com quintais de Andreza Martins. Emprazou-se ora em 3 vidas a Andre Fernandes; foro anual 150 rs.
+ umas casas danificadas na rua de bal trebelho - S. e Nas.te Ruas do concelho e do norte com quintal e pardieiro do L.do Manoel Ravasquo. à reveria de ana paez e do dº L.do; foram emprazadas a M.el Mendes fº da dª ana paez em 3 vidas de que ele é a 1ª. Foro 60 rs.
+ uma casa nas costas da dª Igreja de Stª Maria no cimo da rua da Peletaria - Nas.te e Poente parte com Ruas do concelho e adro da igreja; parte com casas de Duarte Roiz ferrador, que ora tem emprazada por foro m.to antigo - paga 4.000 rs, pelo prior antes que a igreja fosse comenda.
 Titullo dos soutos e terras/ E vinhas E chãos desta villa / Da Comenda /
+ um souto grande à degoldra; defronte dos pizões de Antº da Costa Telles - de Ant. de Figueiredo e parte pela banda sul com a Ribeira de Montencollo e de fronte da quina dos ditos pizões, acima, vindo pª o norte partindo com souto de antonio da Costa tellez etc. pela serventia velha da degoldra; o ribeiro abaixo que vem do cham de Miguel Vaz até tornar a dar na dita ribeira da ponte de monteemcollo etc. Traz ora manoel Roiz monis, mercador, m.ºr nesta Vª - é a 2ª vida; foro 200 rs.
+ uma terra, vinda pª a villa, aos penedos, (o tinte que foi do Cardoso e hoje tem manoel Glz) emprazado ao dº Manoel Roiz moniz - 2ª vida - entra no foro atraz.
+ um souto no caminho do trujtuzendo dalem da aguoa dallte e do caminho pª cyma hum joguo de malhã - Parte do nascente com Jorge de Faria graces e do poente com diojo frz beiram e do norte com andré fernandez togeiro e do sul com antonio fernandes barqua montes - Emprazado a manoel fernadez amado - 1ª vida - 150 rs. - de foro.
+ 4 oliveiras de traz da cruz de Stº André desta Vª has calçadas; Parte pelo poente com andré fernandez torres; Sul: Beatriz alvrez viuva; Nast. Diogo fernandes; Norte: Calçadas do concelho. Emprazado a m.el fernandez amado - 1ª vida - entram no foro anterior.
+ um souto ao alvito, caminho do lugar da Boidobra. Emprazado a manoel Ribeiro 1ª vida - foro 50 rs.
+ um souto ao laguar de miguel de la plaça, no val das donas, que parte S. com vinha de mendafonso do truituzendo e de guaspar manoel Nast. com orfãos das Cortes de cima; Nort e Poente com terras e soutos de peraboa Emprazado em 3 vidas a Antº Moreno alfaiate - 1ª vida foro 80 rs.
+ um talho de vinha no val das donas
+ Um chão ao ARizado, limite desta Vª Parte Nast Barnabé Cardona, e com o Ribeiro do ARizado; parte com vinha de P.e Antº Manoel e com cham de D. Inês e vai pela estrada abaixo. Este chão possuem os frades de Nª Senhora da graça da cidade de Lxª por seo possuidor dele que se chamava Ruy Nunes meteo ? frade nele.
+ uma terra grande onde chamam a pola da Rib.rª da Meimoa, pª cjma contra aserra de ferro. vai pela Ribeira até dar nas terras d’abadia que traz ilena doliveira. Emprazada a Miguel da Silva de Serpa. orfão, filho de Simão da Silva defunto. em 3 vidas - paga de foro ( ? ) jº iij rs.
+ um souto pequeno ao Ribº dos Emforquados limite desta Vª - caminho do truytuzendo, o caminho e estrada no meio e pelo Nast. com fr.cº frz ramalhete - norte : estrada e francisco mendes boticario; e por cima com Antº Fig.dº até dar no souto de Mª do Valle -; poente: com Mª do Valle e antº Lourenço; Sul: Ana Vaz e belchior frz. Foi medido pelos louvados em pessoa diogo de Serpa da Silva tutor de Miguel da Silva de Serpa, seu sobrinho, que paga de foro 1.340 rs.. Em prazo.
+ Outro souto entre o Ribº dos Enforcados e o Ribº da Vaidade, limite desta Vª. Parte ao Norte e poente: Antº de fig.dº e herdeiros de Lourenço pîz até dar no Ribº da Vaidade; pelo sul vem pelo dito ribeiro abaixo até dar no Souto de dioguo Vaz mercador; pelo Nascente com o dito diogo Vaz até tornar a dar no Souto de antº de fig.dº onde se começou a demarcacam. Emprazado ao mesmo e entra no mesmo foro. 

Nota dos editores – 1) Comenda é um benefício concedido pelo rei a eclesiásticos e nobres como recompensa por serviços prestados; podia incluir não só a distinção honorífica, mas também uma terra.
2)D. Cristóvão de Castro era filho natural de D. Rodrigo de Castro, alcaide-mor da Covilhã e foi depois bispo da Guarda.
3)Uma videira existente neste local era tão, tão velha que Luiz Fernando Carvalho Dias dizia que ela era desta época. 

Fonte – ANTT, vol.  , pag.15 vº

Sem comentários:

Enviar um comentário