quinta-feira, 11 de abril de 2013

Covilhã - Fotografias Actuais VII


     No dia 8 de Abril passeámos a pé pela cidade da Covilhã e o editor Miguel Carvalho Dias fotografou várias igrejas e capelas, que hoje apresentamos. Vamo-nos inspirar na “Descrição de 1943 da autoria de Luiz Fernando Carvalho Dias e na “Página Município da Covilhã”, para melhor conhecermos alguns monumentos. Partimos do Pelourinho, da Igreja da Misericórdia. 

1 – A Igreja da Misericórdia, de estilo maneirista e barroco, foi construída nos fins do século XVI e é já de acentuadas características filipinas. O altar-mor é de rica talha portuguesa desse século.


                                                                   ****** 
2 – A Igreja de São Tiago/Igreja do Sagrado Coração de Jesus e respectiva torre, foi construída no século XIX no mesmo local onde antes houvera uma capela. Com a implantação da República foi fechada ao culto, tendo servido de armazém, cavalariça e tribunal. Em 1952 foi recuperada ao culto pelos Jesuítas.
A Feira de S. Tiago realizava-se no adro da antiga capela.


                                                                  ******

3 – A Capela de S. Silvestre é muito antiga. Foi edificada no arrabalde da povoação, provavelmente no século XVI, com características maneiristas, de nave única. A fachada principal é muito interessante e apresenta campanário duplo. Sofreu várias obras de restauro e em 1956 foi doada à Misericórdia.


******

4 – A Igreja de Santa Maria Maior foi edificada no século XVI no local da capela de Santa Maria do Castelo. Um restauro de 1870 deu-lhe características barrocas e em meados do século XX a fachada foi revestida dos azulejos que ainda hoje apresenta. É interessante sabermos que, como era a Igreja mais importante da vila, vários pleitos foram julgados no seu adro pelo juiz e homens bons da terra.

 Luiz Fernando Carvalho Dias diz-nos ainda: “A Igreja de Santa Maria do Castelo (ou de Roque Amador) é a matriz das igrejas covilhanenses. Esta igreja sofreu no decorrer dos tempos várias reconstruções, de tal ordem que se encontra de todo destituída da sua traça primitiva, oferecendo-nos hoje o aspecto de um templo sem características arquitectónicas apreciáveis. Entre as suas imagens destaca-se uma boa escultura em madeira, da Senhora das Dores, do século XVII, proveniente do antigo convento de Santo António, e uma outra da Assunção, do cinzel do escultor Caldas. As suas preciosidades resumem-se hoje a uma custódia de prata dourada, cuja perfeição é digna de admirar-se, e a um valioso relicário do Santo Lenho, oferta do Imperador Carlos V ao Infante D. Luiz, após a conquista de Tunis.”

******


5 – A Igreja de Santa Cruz ou do Calvário, segundo Carvalho Dias, é uma “fundação primitiva do Infante D. Henrique, foi mais tarde restaurada e largamente dotada pelo Infante D. Luiz, filho do rei D. Manuel. A capela é quase toda revestida de talha dourada do século XVI e o tecto apainelado, com cerca de trinta e cinco telas, cenas da vida de Cristo. Somente sete, de entre estas, guardam a pureza primitiva, pois sobre as restantes já passou o vandalismo de uma restauração infeliz. Guarda-se neste templo uma preciosa escultura do Crucificado, digna de ser admirada.” 

O padre Pina na sua Monografia da Covilhã escreve:
“A terceira hermida é a da Senhora do Pé da Cruz, chamada Santa Cruz. Está sita no cimo da vila mas fora dela, para a parte do Norte, em distância de, pouco mais ou menos, sessenta passos. Tem um só altar. Está feita com primor e bem composta. Nesta hermida esteve a relíquia memorável do Santo Lenho [… logo no princípio, quando foi dada pelo Infante D.Luis. Há nesta hermida uma grande irmandade de moços solteiros que nela mandam dizer missa em todos Domingos e dias santos do ano e mandão fazer duas festas em que há muito concurso de povo, uma em dia da Invocação da Cruz, outra em dia do nascimento da Senhora. Nesta hermida se prega o sermão dos Passos do Calvário, na primeira dominga da Quaresma. Fora dos ditos dias de missa e festas não acorrem a ela os fieis. “
  

                                                              ******
6 – A Igreja de S. Francisco /Nossa Senhora da Conceição é o que resta “dum convento, cuja fundação primitiva se sabe ter sido nos princípios do século XIII, só resta hoje a igreja, acabada nos fins do século XIV. Da sua primitiva traça gótica ficaram somente as paredes laterais, com seus dois portais em ogiva e o pórtico principal, encravado numa frontaria do século XIX, “estilo Junta de Freguesia”, no dizer humorístico de Ramalho Ortigão. Nessas duas paredes primitivas foram rasgadas nos meados do século XVI duas belas capelas tumulares, com estátuas jacentes e abóbadas artesoadas.” (Luiz Fernando Carvalho Dias)(1)



******


7 – A Capela de S. João de Malta foi edificada, provavelmente, no século XVI, em estilo maneirista e com uma única nave. Pertenceu à Comenda da Ordem de Malta, cuja cruz é visível.

******
8 – A Capela de S. Martinho é a mais antiga da Covilhã. Carvalho Dias escreveu: “aconchega-se, humilde na traça românica das suas pedras.
Foi há pouco tempo restaurada pela Direcção Geral dos Monumentos Nacionais. Merecem um momento de observação duas tábuas de Primitivos, que nela se guardam, uma representando S. Lourenço, e outra Santo Estêvão, que parecem ter sido os dois quadros laterais dum tríptico. Podem ainda admirar-se nesta capela a curiosa janela românica, sobre o portal da entrada, e um calvário em tela, do século XVIII, de pintor português.” Tem planta rectangular e um portal com arco-de-volta-perfeita, com tímpano cego. Não conseguimos visitar.

******
  

9 – A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi mandada construir na década de quarenta do século XX, onde antes se situava a Capela do Senhor da Ribeira. 

****** 
  
     Chegou ao fim o nosso passeio. Regressámos a casa, no Pisão Novo, junto da Ribeira de Degoldra. (2) 
  




Nota dos Editores – 1) Publicámos este assunto em Fotografias Actuais IV. 2) Não chegámos a visitar a Igreja mais recente da Covilhã, Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em 2009, que fica no Largo da Estação.

As Publicações do Blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/08/covilha-fotografias-actuais-ii.html

Sem comentários:

Enviar um comentário