quinta-feira, 25 de abril de 2013

Covilhã - Os Tombos VII


    Vamos continuar a publicar tombos de várias instituições da Covilhã e seu termo. Já publicámos os tombos dos bens da Misericórdia, dos de Santa Maria da Estrela, dos bens do Bem-Aventurado Senhor São Lázaro (Gafaria), dos bens e propriedades da comenda da Igreja de Santa Maria da Covilhã existentes no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias, bem como as Inquirições de D. Dinis e de D. João I.
     Hoje continuamos a publicar o “Tombo de Sam Joam das Refegas Comenda de Aldea de Mato (localidade designada, desde 1949, por Vale Formoso) 1555 (Tombo dos beens e propiedades da jgreja de são João das aRefeguas termo da vila da Cuuilhaã)
Brasão de Vale Formoso
(In Município da Covilhã Junta de Freguesia)
(Em nome de Deus, ámen, saibam quantos este instrumento de tombo e certidão e declaração dos bens e propriedades da igreja de São João das Arrefegas termo da vila de Covilhã, virem que no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil e quinhentos e cinquenta e cinco anos aos vinte dias do mês de Maio no lugar de Aldeia do Mato termo da vila de Covilhã nas casas de Gaspar Roiz estando aí de presente digo em presença de mim tabelião ao diante nomeado e testemunhas […]) 

It. Primeiramente virão os ditos fieis hum chão de Reguadia que a dita igreja de São João e sua anexa de alldea do mato tem onde chamão os quintairos e parte da banda do norte com chão de martim guomçallves e começa a demarquar pello Ribeiro e dahi se vay a hum marquo que está loguo adiamte e di cortando direito a braço com o dito chão de martim guomçallves ate emtestar na estrada que vaj pera o quamjnho do Rallo e tornão pollo quamjnho abaixo ate cheguar ao chão de maria // Vicente e partimdo com o dito chão torna outra vez direito ao Ribeiro e leua em semeadura noue allqueires de llinhaça pessue o dito chão da man.rª e paga de foro hua guallinha e Reção de sete huu a igreja.
It. a ditta igreja mães hua courella de terra qualeua que está aos baçellos que os ditos fieis virão e apeguarão e começa a demarquação em hum marquo que está na quina da dita courella e dahi torna sobre a maão direita diguo da parte do norte a par de hua Mouta e dahi vai direita abaixo até outro marquo que está no outro quanto da dita courella e dahi torna sobre a maão direita partindo com terra de diogueanes até o marquo que está no meio e dahi vai sempre direito até o marquo da vinha (?) de João e de diogueanes e dahi torna atravessando o quaminho até tornar ao dito marquo que está a par da mouta leua em semeadura três allqueires de centejo primeiro pessue a dita courella aº frz dalldea de mato e pagua de foro desta e doutra que ao diante irá declarada duas gualinhas e a Reção deste hum à Igreja.
Item. mais a dita Jgreja outra courella de terra qualeua. que esaa lloguo adiamte a pressa dos quintarios e começa a demarquação della em hum marquo // que está da banda do nordeste metido em huua sillueira e dali vai direito ao quaminho que deçe dalldea do mato para os mojnhos direito a um comareito partimdo sempre daquella parte com terra do quastello de belmonte que traz tomé piz e cheguamdo ao dito quaminho torna por elle abaixo até cheguar a hum chão dellinho de joão lluis per hum vallado que está amtre o dito chão e a dita courella e dahi torna partindo com o dito chão até cheguar ao outro de diogo piz qualereiro ymdo sempre direito a Reguo com os ditos chaãos a outro chão da quapella de gracia de figueiredo a hum marquo que está na quina na dita courella e dahi torna sobre a mão esquerda até o marquo primeiro que está na sillueira comtra o dito graçia de figueiredo (sic) leua em semeadura dous allqueires de centeio pessue a dita courella o dito aº fernandes e dambas pagua o dito foro atrás declarado.
Tem mais a dita Igreja outra courella loguo adiamte acima da fonte da Lameira longua e parte conuem a saber da parte do norte emcabeça no quantinho atras declarado que vaj dalldea do matto pera os moinhos partimdo com terra da molher damtonio guomes que hi ara (?) yndo com ella a Reguo per dous marquos // ate cheguar ao outro quaminho que do dito luguar vay pera a fonte da Lameira lomgua e dahi tornou ho quaminho acima ate cheguar a huua courella de joaõ a.º ovelheiro e dahi torna partindo com o dito joão affomso per dous marquos que estão amtre ambos até outra vez tornar ao quaminho dos moinhos sempre de hum quabo e do outro a demarquação direita e llevará em semeadura seis allqueires de centeio posue a dita courella francisquo pirez pagua de foro hua galinha a Igreja por esta courella e por outras que tras e a Reção de sete hum.
Item mais outra courella que está abaixo da fonte da Lameira a lomgua que parte da bamda do luguar a Reguo de hum quabo até o outro contra De/lluis di’z e esto per tres marquos todos em quaReiro que estão amtre ambos até ambas. estas courellas entestarem da banda da villa com terra de Rodrigo omem e pella parte debaixo parte contra do quastello de bellmonte per dous marquos que estão antre ambas e entesta da parte de sima na barroqua sequa e lleva em semeadura dous allqueires de çenteio e possue a dita courella francisquo pirez atras conteudo.//
It. mais outra courella lloguo abaixo que parte com a mesma terra do quastello de bellmonte e polla bamda da terra do quastello estão tres marquos todos em carreiro e polla parte de baixo contra o Rio parte comtra de m.elle dessa e com terra de santa maria de bellmomte sempre a demarcação direita até entestar na barroqua sequa partindo tambem comtra sancta maria de cuujlhãa e tem quatro marquos todos em carreiro e da bamda da villa emtesta em hua terra da see que traz pero de matos do dito luguar e em cada hua quina tem seu marquo leva em semeadura tres allqueires  de cemteio pessue a dita terra o dicto francisquo pirez.
It. outra courella que está loguo ahi passando a barroqua sequa e entesta na mesma barroqua. e parte da bamda do Rio com courella de João afomso e antre ambas estão quatro marquos e assi vão ambas até a outra barroqua omde chamão o ameeiro das quintarias e dahi passa esta da igreja adiante partimdo pola dita barroqua do ameeiro até emtestar em hua courella do dito pedrallvares per hum marquo que ambas esta e da parte de sima parte a Reguo com terra de breatiz guomçallves molher que foi de pero anes per quatro marquos que // amtre ambas estão até outra vez chegar a barroqua sequa leva em semeadura tres allqueires de cemteio pesue a dita terra francisquo piz.
It. mais tem a dita igreja outra courella de terra que jaz da barroqua das quintarias por diante contra a villa começa a demarcação della na dita barroqua da bamda do Rio parte com  terra de pedreanes e antre elas ambas estão tres marquos antiguos e vai (a) dita demarcação direita até chegar à barroqua sequa e torna polla barroqua sequa acima até chegar a hua terra dos deitos damtonio guomes a hum marquo que jaz a quyna e dahi torna partindo sempre com a dita terra que foi damtonio guomes e estão antre hua e outra tres marquos em carreiro até outra vez chegar à barroqua das quintairas e levará em semeadura seis alqueires de centeio em semeadura (sic) e pessue a dita terra francisquo pirez atras comteudo.
Item mais a dita igreja outra courella no allagoeiro e comeca a demarcação dela em hum marquo que está no quanto della partindo ali em terra da courella diguo da capela de gracia de figueiredo convem a saber entesta com a dita terra e da banda de baixo parte tambem // com ella e assi vem partindo a Reguo per dous marquos antiguos até chegar ao chão de martin guonçallvez e dahi torna acima entestando com o dito chão atrás da parte de cima a uma terra de bastião fernandes e com o dito bastião fernandes vai a Reguo per tres marquos antiguos ate outra vez chegar até a da capela de gracia de figueiredo e leva em semeadura cinquo allqueires de centeio e pessue esta terra pero fernandes jenro de felipa fernandes.
It. outra courella tem a dita igreja acima dos portos dos  carros omde chamam a tapada que parte do quabo de cima com antonio pires per tres marquos antiguos e entesta com o Rio zezere e da parte de baixo não há demarcação antre ela e outra de pero fernandes que a dita terra traz e da outra banda contra alldea de mato entesta com terra de Rodriguo omem esta courela tras o dito pero fernandes e é necessário meter marquos  com ela.
It. outra courella mais a dita Igreja loguo assima e começa della convem a saber passante o Rio omde chamão amtre as águoas emtestamdo ahi com amtonio fernandes per hum marquo antiguo e dahi tornou pella bamda de baixo // partindo até o quabo com antão Lourenço até entestar na terra de Rodriguo omem . e pella bamda de sima parte tambem a Reguo  per marquos antiguos com terra do quastello de belmonte e leva em semeadura hua fanegua de centeio e pessue a dita terra antonio fernandes de santana e pagua desta e doutras que traz hua galinha e de Reção de sete hum.
It. mais outra courella a dita Igreja que jaz às praeiras da estrada pera cima e parte da banda do nordeste com antonio fernandes a Reguo até o simo per cinco marquos até entestar noutra courela da dita Igreja que traz o dito francisquo pirez e da bamda contra coujlhaã parte a Reguo contra de santa maria de coujlhaã até outra vez tornar a estrada e desta banda tem dous marquos antiguos . esta bterra traze a sonegada Lianor fernandes e em sua pessoa deslindouleva em semeadura hua fanegua de centeio.
It. mais outra courella a dita igreja loguo ahi abaixo da estrada para cima até hir entestar na barroqua aequa do ameeiro e parte da banda do nordeste contra de santa maria de cuujlhaã atras conteuda e da outra parte de baixo parte contra de guonçallo fernandes // e tem um marquo no meio leva em semeadura hum allqueire de centeio e pessue esta terra o dito francisquo pirez atras conteudo com as mais atras decraradas.
It mais outra courella, abaixo desta. que parte dabanda da estrada contra do quastello de bellmomte ate cheguar a barroqua da pousoa com marquos amtiguos; e torna barroqua asima ate a terra de manoell dessa e dahi tornamdo partindo com elle ate outra vez emtestar comtra do dito manoell deSa e lleua em semeaduratres allqueires de cemteio e pusue esta terra o dito francisquo pirez com as terras decraradas.
It mais outra courella que a dita Igreja tem. ao porto de bellmomte e começa a demarquação della no dito porto e vem partimdo da bamda de sima com terras de diogo afonso e erdeiros de guaspar pirez a Reguo direito com ambas até chegar em sima . a entestar com terra do quastello de bellmonte e dahi  torna outra vez abaixo a quaminhoque vay pera bellmonte e no simo homde emtesta com terra do quastello tem hum marquo e polla outra bamda contem quatro quatro e da parte do quaminho tem dous leva em semeadura seis allqueires de cemyeio por ser esta terra. o dito francisco pirez.
It. maes tem outra courella de terra abaixo e começa a demarquação della . na barroqua que vai ter ao freixo e dahi pella bamda da estrada partimdo sempre comtra do quastello de bellmomte per marquos amtiguos ate o quaminho que vem da lameira de per esguilla . e do dito quaminho pera Ribeiro do cimquo partimdo comtra de mateos gonçallvez daledea do Souto e assi em a quabeça na mesma terra de matheus gonçallvez e torna pella parte de çima partimdo com terra de  francisco Roiz per marquos amtiguos até tornar ao quaminho da Lameira de per esguilla e passamdo adiamte parte com terras de manoell de Saa que traz amtonio vicemte e tudo por marquos amtiguos e llevara de semeadura seis allqueires de cemteio e possue esta terra ijnes pires molher que foj de gº anes e pagua de foro por esta e outras duas guallinhas a Igreja a Reçam de sete hum.
It. mais tem a ditta ygreja outra terra acima desta e parte da parte de baixo e de sima. com terras de Rodrigo omem per marquos amtiguos // comvem a saber cimquo pella parte de cima e quatro polla de baixo e da bamda do nordeste entesta nas terras do dito Rodriguo omem e de francisco alluares o velho e alli tem tres marquos amtiguos e lleua de semeadura dous allqueires de pão de centeio pesue esta terra pero fernandes do dito Luguar e pagua de foro duas guallinhas e a Reção de sete hum.
It. mais outra terra tem a dita Igreja. omde chamão allaguoa Redomdamente sobre si parte polla estrada do comçelho e da bamda de coujlhaã parte com terra do quapella de graçia de figueiredo ate cheguar ao Rio e do Rio passa adiamte partimdo com o dito guarçia de figueiredo ate emtestar com terra de amtonio fernandez e da molher que foj de diogo vicemte e dahi torna outra vez quaminho do Rio partimdo com a dita terra de guomçallo fernandes e passamdo o Rio e partimdo com o dito guomçallo fernandes per marquos amtiguos ate outra vez cheguar a estrada do comçelho leua em semeadura doze faneguas de cemteio e pusue a dita terra bemto fernamdes dalldea do mato e pagua de foro cimquo galinhas e a Reção de sete hum.
Item mais a dita Igreja outra courella de terra que estaa abaixo das vinhas do dito // Luguar . e parte com o Reguo com as mesmas vinhas comvem a saber polos tapumes e com marquos das mesmas vinhas ate ir emtestar na vª de domingos filho damtão vicemte e dahi se torna pella parte debaixo e parte a Reguo com outra terra de erdeiros delle Pero aires e estão amtre e huua dous marquos amtiguos e lleuara em semeadura hua fanegua de çemteio pessue a dita terra pero fernamdes a tras comtou os e emtesta a dita terra da bamda da villa com huua terra de sancta maria de cuujlhaã e hahi ….. dous marquos amtiguos.
It. outra terra tem a dita Igreja abaixo desta e parte a Reguo com outra terra damtão framcisquo do dito loguar e começa a demarquação della na baRoqua da pousaa . e vai dahi partimdo com o dito amtão francisco ate o meio della e dahi se vai direito a Reguo adiamte partimdo comtra de sancta maria de cuujlhaa que trazem lianor fernamdes e os erdeiros de pero guomçallves e nesta se am de meter marquos homde falltão que vai a so ate yr emtestar no quaminho dallaguoa leva em semeadura hua fanegua de cemteio tras esta terra Ines pirez do dito luguar com outrase pagua de todas as que tras duas guallinhas e a Reção de sete hum e no meio desta courella temfeito amtão esteues hum baçello // que está sobre sim (sic) dumarquado que lhe deo o comemdador pera isso assi como está . avallado posto e por poer e deste bacello paga simco gallinhas de foro.
It. maes outra courella tem a dita Igreja abaixo destas e começa a demarquação della na baRoqua da pousoa e dahi se vai pella parte de cima partimdo com João fernamdes athe cheguar as llameiras e dahi torna a fazer vollta pella bamda de baixo e faz huua chave sobre a maõ esquerda e dahi torna a correr direito avamte partimdo polla parte de sima contra de cristouaõ Lourenço athe cheguar ao quaminho da Laguoa e vai pollo quaminho abaixo ate cheguar a huua da quintaã da Lageosa e dahi torna partimdo com a dita terra ate outra vez cheguar as Lameiras . e polla bamda de baixo tem quatro marquos amtiguos e polla bamda de sima tem tres marquos e esta todo bem demarquada e Leua em semeadura cimquo allqueires de cemteio pessue a dita terra amtão guomçallues do dito luguar.
It. mais tem a dita igreja outra courella tambem ao lomgo das vinhas dos chaaos e começa a demarquação dela ao Laguar uelho partimdo hi com a vinha de fernaõ de anes e di se vai ao Lomguo da estrada do comçelho que vaj pera a Laguoa ate cheguar a terra de guomçallo fernandes a hum marquo que está na borda da estrada e dahi se torna per baixo partimdo com terras de amtonio pires até tornar a emtestar nas vinhas, comvem a saber . hua vinha de pero de matos e esta courella tem dado o comemdador para se fazerem vinhas nella e huua chave da dita courella leua guaspar Roiz em que tem começado de poer vinha e a outra parte Repartira pellas pessoas a que a tem dada e quada hum meterá marquos amtre sim e a parte com quem partir.
It. maes outra courella que tem a mesma Igreja que jaz omde chamão a Lameira da cabello gramde e começa a demarquação dela da bamda do nordeste em hua terra de briatis guomçallves e dahi se vai pollo Ribeiro do cimquo abaixo ate hir dar no outro Ribeiro da azenha e há hi faz huua chave sobre a mão esquerda amtre ambos os Ribeiros a quall chaue esta demarquada com marquos amtigos e aquabada a chave torna pollo Ribeiro da azenha açima ate cheguar a hum chão dantonio pirez e passamdo o dito chão sempre direito açima parte com a dita ines pirez comvem a saber com terra sua e passamdo desta terra de ines pirez sempre direito parte com terra da molher que foi damtonio guomes per marquos // amtiguos ate entestar com chão de breatiz guomçallves e dahi se torna pera baixo partimdo comtra da mesma breatis guomçallves e hahi faz huua chaue pequena partimdo com muitos ereos per marquos amtiguos que hi estão eaquabada esta chaue desce direito abaixo até partir com terra de amtão guomçallves sempre per marquos e dahi acabada a demarquação della leua  esta terra em semeadura seis faneguas de cemteio pussue esta terra pero alluares pagua de foro della tres guallinhasquada hum ano e a Reção de sete hum.
It maes outra terra tem a dita Igreja loguo ahi a Reguo com a sobredita e o Ribeiro dazenha em meio e vaj pello Ribeiro abaixo ate cheguar a huua terra de pedreanes e de ahi torna partindo com terra do dito pedreanes per marquos liquidos ate cheguar a hua courella de pero amdre sempre direito e dahi faz vollta acima partimdo e so o comaro dahi ate o simo parte com terra de Rodriguo omem per marquos amtiguos que hi estão ate cheguar a terra de guomçallo guomes e dahi faz cham com huu chão que se hi meteo de briatis guomçallues molher que foj de guomçallo martinz per marquos e parede e aquabado a chão de bre//atis guomçallves parte com terra de bemtalluares e dahi faz outra chaue a terra dalluaro pirez e aquabada a chaue vai adiamte partimdo com o dito alluaro pirez ate cheguar outra ves a terra danueser damtonio guomçallues e dahi chegua ao chão damtonio pirez e dahi se torna ao Ribeiro Leua em semeadura tres faneguas de cemteio possue essa terra cristouão Lourenço.
It mais outra courella tem a dita Igreja que jaz ao porto dazenha e começa a demarquação dela em hum marquo que esta amtre ella e outra terra de guomçallo guomes e dahi pella bamda do Ribeiron corre direito açima partimdo com terra de isabell fernandez até dar na estrada e dahi vai ao lomguo da estrada ate cheguar passamte o porto torna per sima a fazer vollta pollo Reguo daguoa de Reguadia dos chaãos dazenha ate cheguar ao Ribeiro e passa o Ribeiro e passamte o Ribeiro vai assi ate cheguar a estrada todo por marquos e parede possue esta terra cristovão Lourenço atras comteudo leua em semeadura seisallqueires de centeio pagua de foro em quada hum ano desta e das maes que tras duas gualinhas e a Reção de sete hum.//
It. maes tem a dita Igreja hum chão de Reguadia aos chaãos dazenha que parte pella estrada do comçelho e pollo Ribeiro dazenha e pello Ribeiro abaixo ate cheguar a hum chão de maria vicemte e dahi torna per hum alicesse de pedra ate cheguar a outro chão de vicemte pirez e assi vai partimdo ate a estrada e este chão mete hua chaue pello chaõ de guaspar fernandez omde estão marquos craros e amtiguos pessue este chão a molher que foi de joaõ guomçallves dalldea do souto leua em semeadura todo seis allqueires de Linhaça e pagua de foro de quada hum año do sitto chaõ e doutras coussas que tras duas guallinhas e a Reção de sete hum.
It maes tem a dita Igreja outra terra que esta as naues e começa a demarquaçaõ na estrada que vay pera cuujlhaã e dahi se vai direito abaixo comtra o Rio per marquos amtiguos partimdo com terra do quabido da Guarda que tras pero de matos do dito luguar ate cheguar a huma terra de sancta marinha e dahi torna a fazer vollta a mão esquerda partimdo com terra de amtaõ framcisquo e dahi faz vollta açima partimdo sempre com terra de amtaõ francisquo ate outra ves cheguar aa estrada de // cuuylhaã e leua em semeadura seis allqueires de cemteio possue esta terra ynes pirez dalldea do matto por seu foro atras decrarado e a ysto disse pero de mattos que nesta terra omde dis que parte com terra da see de que elle dis ter titollo de prazo do quabido que há duvyda por outro prazo dis que parte a terra da See com …. Que foy de afonso apariçio e aguora dizem partir com seu neto amtaõ framcisquo e que por parte do quabido de cuJa mão elle tras a dita terra protestaua se desfazer esta duuyda.
Estamdo vistas e apeguadas e demarquadas todas as ditas propeadades e quada huua dellas per os ditos fiees eu taballiaõ demtro da ygreja de samta maria do dito Luguar semdo todo o pouo jumto na dita Igreja lhe notefiquei sem embarguo dei a pera a dita carta lhe ser notefiquada como todas as propiadades da dita Igreja fiquavaõ demarquadas e vistas e dadas per os ditos fiees verdadeiramente e que se ajmda allgua teuesse duujda que se fizesse loguo desfazer e por nam auer duuyda amtre elles ditos fiees disserão que sob carguo do dito juramento que Recebido tinhaõ elles avião e ouueraõ as deuyssoes e demar//quações que feitas tinhão por boas e verdadeiras e sem hua duuyda e por verdade assinaraõ aqui e Foraõ a todo presentes por testemunhas guaspar Roiz morador no dito Luguar dalldea de matto e framcisquo de sequeira moço solteiro filho de mim taballião e eu pero vaaz taballião que ho escrevi.

(Continua)

Fonte – ANTT: Índice das Corporações Religiosas, Conventos Diversos, Refegas
B. 51 - 213

Sem comentários:

Enviar um comentário